dicas para sup

Comment below rating threshold, click here to show it.

R3N

Member

31-10-13

alguem pode me dar umas dicas pra sup de fiddle,sona e annie? ja agradeco quem ajudar


Comment below rating threshold, click here to show it.

ThilaspoDeHyrule

Member

31-10-13

aprenda a ultar de sona com as streams do toboco,ele n erra uma cara !


Comment below rating threshold, click here to show it.

Eletrodo Atômico

Junior Member

31-10-13

Você ja sabe jogar de suporte ou quer começar com esses?


Comment below rating threshold, click here to show it.

R3N

Member

31-10-13

eu ja jogo e meu main é a annie, ai eu queria umas dicas...


Comment below rating threshold, click here to show it.

Eletrodo Atômico

Junior Member

31-10-13

Sim sim. Desses que vc falou, o único que eu ainda não joguei como suporte foi o Fiddle, mas to esperando a oportunidade ^^

Acho que vc sabe que jogando de suporte seu objetivo é manter seu adc salvo na lane phase ajudando ele a farmar e atrapalhando o farm do inimigo.

Com a Sona vc pode usar o Q pra pokear, e deixando a aura ativa aumenta o dano que tanto vc quanto seu carry vão causar. Sona é ótima com Ezreal, Kog e Varus, porque da bonus de dano tanto AP quanto AD. Use o W pra curar seu carry e deixe a aura ativa constantemente se estiver tomando muito harass, e use o power chord durante as trocas de dano, vai reduzir demais o potencial do carry adversário. O E vc pode usar tanto pra fuga quanto pra aproximação, e o slow do Power Chord é crucial nessas horas. Um ultimate bem encaixado pode assegurar muitas kills e até virar o lado de uma team fight.

A Annie como suporte é boa porque ela tem burst. Diferente de um suporte tanker ou com utilidades, ela é como uma Nidalee: Vai ter dano pra avacalhar com os seus adversários na lane. Tenha certeza de sempre estar com a passiva ativa pra deixar aquele medo nos inimigos, fazendo-os ficar mais recuados e perdendo farm. Essa tbm é uma boa oportunidade pra dar zooning mwhahaha. Se ela estiver ativada, vc pode escapar de ganks facilmente usando o W ou o R, pq são skills em área e aí vc pode acabar stunando todo mundo com um ataque. Late game ela é mais um AP Carry que warda, porque você vai querer fazer um pouco de AP pra ela.

Isso e o que eu acho de bom neles, se alguém discorda ou acha que ta faltando algo me sentiria feliz de ouvir opiniões adversas ^^


Comment below rating threshold, click here to show it.

Aoliabe

Senior Member

31-10-13

Fiddle e Annie não são os melhores suportes na minha opinião, mas vamos lá.

FIDDLESTICKS - Eles ainda tem motivos para te temer >:D

Fiddle você tem duas opções: maximizar o "q" primeiro para uma lane agressiva - aumentar o tempo de "aterrorizar" ajuda muito e no nível cinco dessa skill vc tem o maior CC individual point-cast do jogo. Você pode também maximizar o "e" para mandar aquele poke no time adversário, se isso for mais conveniente. Coloque um ponto em "w" no nível 2 para ter algum sustain na lane caso algo inesperado ocorra. Seu ulti pode ser usado no meio das TF's, mas você tem de estar em um lugar que o inimigo não te veja. Entrou no meio da muvuca, mande um "e" no time adversário e um "q" no ADC ou mid deles, ajudando demais seu time a não tomar dano e ainda matar aquele cara feedado que precisa ser morto rápido. Já posso ouvir o Toboco narrando a morte dele: "Fiddle ultou e... nossa! FOI TOTALMENTE BURSTADO o mid laner da equipe adversária!" :p Recomendo feitiços de invocador flash + incinerar para uma lane agressiva ou flash + exaustão. Caso esteja com medo da lane adversária pegue flash + cura.

ANNIE - Mandando um abraço de urso pra equipe inimiga :V

Annie é basicamente a passiva do stun. Comece o jogo com "w" e, antes de sair da base, use a skill 4 vezes para carregar a passiva. Jogue nos inimigos quando puder. Nível 2, pegue o "e", que é um escudo muito útil para você carregar a passiva, se não me engano lvl 1 dessa skill ela custa meros 20 de mana. Assim você carrega mais fácil e barato a passiva. pegue um ponto no "q" para ter um stun de longo alcance, mas coloque só um ponto, no nível 3, e maximize por último. Seu ultimate é interessante para teamfights, se combado com sua passiva, se os inimigos vacilarem e ficarem todos juntinhos agarradinhos, solte o Tibbers em cima deles. Se ganharam a TF, você ainda pode usar o Tibbers para tankar um pouco aquela torre do mid que estava prestes a cair. Tome cuidado, entretanto; a Annie possui uma capacidade limitada de dar peel pelo seu ADC e time em geral. Os feitiços de invocador da Annie, recomendados, são os mesmos do Fiddle.

SONA - Fazendo inveja no bombril

Sona é realmente um suporte que tem muitos recursos com sua passiva e suas auras e skills. Todas as skills delas dão uma aura de buff para os aliados em redor, e a aura permanece por um tempinho mesmo depois de você usar outra skill - se você usar uma atrás da outra.

A aura do "q" dá mais dano de AD e AP para os aliados e, quando você casta essa habilidade, você atinge dois inimigos - a skill prioriza os campeões inimigos próximos - dando dano mágico e, caso a aura dessa skill esteja ativa no momento que sua passiva estiver carregada, seu ataque básico irar dar um dano bônus. Muito interessante para trocar e pokear os laners inimigos, carregando a passiva e dando um poke realmente forte basicamente fazendo "q" + ataque básico.

A aura do "w" dá mais resistências a aliados próximos. Ao apertar o "w", cura você e o aliado próximo com menos vida. Caso essa aura esteja on - isto é, o "w" tenha sido a última skil que você usou - ao dar um ataque básico o campeão atingido recebe um debuff - ele causa menos dano por três segundos, o que é um debuff tipo exaustão, só que você pode usar quase que a cada 8 segundos, muito útil para mitigar o dano do ADC e suporte inimigos quando eles dão poke ou numa luta 2x2 no bot.

A aura do "e" dá um buff de velocidade para aliados próximos. Ao apertar "e" você aumenta o buff momentaneaente - quase uma Shurelya aqui. Caso essa tenha sido a última skill que você apertou, ao dar um ataque básico no campeão inimigo ele ganha um debuf de velocidade - um slow mesmo - que dura bastante tempo. Essa aura combada com sua passiva é muito útil para impedir que inimigos fujam ou se aproximem, podendo portanto ser usada das duas formas.

Vale lembrar que no nível máximo das skills "q" e "w", se você ficar usando uma atrás da outra sem parar, é como se seu time tivesse um buff do Barão e um bônus de armadura razoável o tempo todo na luta.

Finalmente, a ultimate da Sona é um stun AoE que tem um tempo de reuso relativamente baixo, com uma área levemente maior que o ulti da Annie. Geralmente vai estar usável em todas as TF's, então seja esperto e guarde esse ultimate. Não inicie a TF com ele: deixe a porrada comer solta por um pouco de tempo, enquanto você spamma "q" e "w" e "e" e, quando vir que 1-é melhor sair da luta ou 2-o time inimigo quer recuar, use seu ultimate no maior número de inimigos possível. Isso garante perdas mínimas numa TF perdida - ou mesmo a vitória - e impede inimigos de escaparem tão facilmente. Use também a skill "e" para garantir aquela fuga ou alcançar o adversário.

Dos três a Sona é o campeão mais difícil de jogar com, é extremamente papel, mas o único que garante sustain pra você E seu ADC, tem slow e exaust spammável garantindo que você e seus aliados saiam de situações perigosas ou vençam trocas na lane, além de ser o campeão que dos três é o que tem mais recurso.

DICAS GERAIS DE SUPORTE - todo suporte faz isso que meta chato... cof cof, é super legal na verdade.

A importância do suporte não pode ser subestimada. ADC não ganha lane sozinho, geralmente o suporte tem a função de não só proteger o ADC mas também calcular e armar as jogadas que resultarão em kills para seu parceiro de lane. Alguns mandamentos do suporte:

1-Não farmarás quando seu ADC estiver na lane;
2-Não sairás da base sem pelo menos 2 pink wads e outras wards verdes;
3-Fecharás pedra da visão o quanto antes;
4-Farás itens de grande utilidade para seu time - como Shurelya, Cadinho de Micael, Égide da Legião, dentre outros;
5-Não permitirás que o suporte inimigo dê mais visão ao ADC inimigo que voc~e está dando ao seu ADC;
6-Na primeira volta, lá pelo nível 4 ou 5, colocarás uma pink ward na frente do poço do dragão;
7-Comprarás bota de mobilidade para poder andar pelo mapa e escapar se estiver um pouco fora de posição;
8-Protegerás teu ADC de todo e qualquer inimigo que venha a tentar matá-lo, de todas as formas que puder;
9-Não deixarás de farmar se ninguém mais estiver na lane, mas certamente te empenharás para dar todos os last hits para garantir mais ouro. Para comprar mais pink wards e um oráculo lá pelo mid game.
10-Não hesitarás de pegar a kill caso seu ADC não for capaz de desferir o último golpe.

Comece o jogo com 2 green wards e uma pink ou, se suspeitar que o suporte inimigo é experiente, leve 2 pinks e duas verdes, o resto em pot de hp. Garanta que você e seu ADC saiam para o meio da lane ao lado dos minions, e não antes, para serem pegos de surpresa e morrerem ou tomarem dano desnecessário.

Coloque uma ward no rio, entre o tribrush e a brush do rio, mas mais pra cima, na parede externa do poço do dragão. Caso perceba que o suporte aliado colocou uma ward em uma brush da lane, coloque uma pink ail e limpe aquele brush. Atenção! Só coloque wards se estiver seguro de que não tomará dano quando o fizer.

Se seu campeão for capaz de poke, stun, slow, qualquer coisa do tipo, tente zonear o ADC ou suporte adversários avançando, pokeando e voltando. Caso o seu ADC e o ADC inimigo estiverem próximos um do outro e o ADC inimigo estiver com no máximo 2/3 do hp, use tudo que você tem nele e, caso ele compre a briga, use exaustão/ignite - o que você tiver trazido - e dê o máximo de dano possível, para no mínimo tirá-lo da lane. Caso isso o deixe com hp baixo mas ele se recuse a sair da lane, espere o reuso das skills e vá pra cima. Caso o suporte inimigo esteja tentando fazer uma jogada, atenção no ADC dele: é o ADC, não o suporte, quem dá mais dano, então se o ADC inimigo comprar a briga, use tudo nele, para impedir que ele cause muito dano e, caso não compre a briga, use no suporte, que está lá, tomando dano de bobeira.

Estou cansado depois escrevo mais :p


Comment below rating threshold, click here to show it.

Doom Crew

Senior Member

31-10-13

Citação:
Mensagem Original de Aoliabe Ver Mensagem
Fiddle e Annie não são os melhores suportes na minha opinião, mas vamos lá.

FIDDLESTICKS - Eles ainda tem motivos para te temer >:D

Fiddle você tem duas opções: maximizar o "q" primeiro para uma lane agressiva - aumentar o tempo de "aterrorizar" ajuda muito e no nível cinco dessa skill vc tem o maior CC individual point-cast do jogo. Você pode também maximizar o "e" para mandar aquele poke no time adversário, se isso for mais conveniente. Coloque um ponto em "w" no nível 2 para ter algum sustain na lane caso algo inesperado ocorra. Seu ulti pode ser usado no meio das TF's, mas você tem de estar em um lugar que o inimigo não te veja. Entrou no meio da muvuca, mande um "e" no time adversário e um "q" no ADC ou mid deles, ajudando demais seu time a não tomar dano e ainda matar aquele cara feedado que precisa ser morto rápido. Já posso ouvir o Toboco narrando a morte dele: "Fiddle ultou e... nossa! FOI TOTALMENTE BURSTADO o mid laner da equipe adversária!" :p Recomendo feitiços de invocador flash + incinerar para uma lane agressiva ou flash + exaustão. Caso esteja com medo da lane adversária pegue flash + cura.

ANNIE - Mandando um abraço de urso pra equipe inimiga :V

Annie é basicamente a passiva do stun. Comece o jogo com "w" e, antes de sair da base, use a skill 4 vezes para carregar a passiva. Jogue nos inimigos quando puder. Nível 2, pegue o "e", que é um escudo muito útil para você carregar a passiva, se não me engano lvl 1 dessa skill ela custa meros 20 de mana. Assim você carrega mais fácil e barato a passiva. pegue um ponto no "q" para ter um stun de longo alcance, mas coloque só um ponto, no nível 3, e maximize por último. Seu ultimate é interessante para teamfights, se combado com sua passiva, se os inimigos vacilarem e ficarem todos juntinhos agarradinhos, solte o Tibbers em cima deles. Se ganharam a TF, você ainda pode usar o Tibbers para tankar um pouco aquela torre do mid que estava prestes a cair. Tome cuidado, entretanto; a Annie possui uma capacidade limitada de dar peel pelo seu ADC e time em geral. Os feitiços de invocador da Annie, recomendados, são os mesmos do Fiddle.

SONA - Fazendo inveja no bombril

Sona é realmente um suporte que tem muitos recursos com sua passiva e suas auras e skills. Todas as skills delas dão uma aura de buff para os aliados em redor, e a aura permanece por um tempinho mesmo depois de você usar outra skill - se você usar uma atrás da outra.

A aura do "q" dá mais dano de AD e AP para os aliados e, quando você casta essa habilidade, você atinge dois inimigos - a skill prioriza os campeões inimigos próximos - dando dano mágico e, caso a aura dessa skill esteja ativa no momento que sua passiva estiver carregada, seu ataque básico irar dar um dano bônus. Muito interessante para trocar e pokear os laners inimigos, carregando a passiva e dando um poke realmente forte basicamente fazendo "q" + ataque básico.

A aura do "w" dá mais resistências a aliados próximos. Ao apertar o "w", cura você e o aliado próximo com menos vida. Caso essa aura esteja on - isto é, o "w" tenha sido a última skil que você usou - ao dar um ataque básico o campeão atingido recebe um debuff - ele causa menos dano por três segundos, o que é um debuff tipo exaustão, só que você pode usar quase que a cada 8 segundos, muito útil para mitigar o dano do ADC e suporte inimigos quando eles dão poke ou numa luta 2x2 no bot.

A aura do "e" dá um buff de velocidade para aliados próximos. Ao apertar "e" você aumenta o buff momentaneaente - quase uma Shurelya aqui. Caso essa tenha sido a última skill que você apertou, ao dar um ataque básico no campeão inimigo ele ganha um debuf de velocidade - um slow mesmo - que dura bastante tempo. Essa aura combada com sua passiva é muito útil para impedir que inimigos fujam ou se aproximem, podendo portanto ser usada das duas formas.

Vale lembrar que no nível máximo das skills "q" e "w", se você ficar usando uma atrás da outra sem parar, é como se seu time tivesse um buff do Barão e um bônus de armadura razoável o tempo todo na luta.

Finalmente, a ultimate da Sona é um stun AoE que tem um tempo de reuso relativamente baixo, com uma área levemente maior que o ulti da Annie. Geralmente vai estar usável em todas as TF's, então seja esperto e guarde esse ultimate. Não inicie a TF com ele: deixe a porrada comer solta por um pouco de tempo, enquanto você spamma "q" e "w" e "e" e, quando vir que 1-é melhor sair da luta ou 2-o time inimigo quer recuar, use seu ultimate no maior número de inimigos possível. Isso garante perdas mínimas numa TF perdida - ou mesmo a vitória - e impede inimigos de escaparem tão facilmente. Use também a skill "e" para garantir aquela fuga ou alcançar o adversário.

Dos três a Sona é o campeão mais difícil de jogar com, é extremamente papel, mas o único que garante sustain pra você E seu ADC, tem slow e exaust spammável garantindo que você e seus aliados saiam de situações perigosas ou vençam trocas na lane, além de ser o campeão que dos três é o que tem mais recurso.

DICAS GERAIS DE SUPORTE - todo suporte faz isso que meta chato... cof cof, é super legal na verdade.

A importância do suporte não pode ser subestimada. ADC não ganha lane sozinho, geralmente o suporte tem a função de não só proteger o ADC mas também calcular e armar as jogadas que resultarão em kills para seu parceiro de lane. Alguns mandamentos do suporte:

1-Não farmarás quando seu ADC estiver na lane;
2-Não sairás da base sem pelo menos 2 pink wads e outras wards verdes;
3-Fecharás pedra da visão o quanto antes;
4-Farás itens de grande utilidade para seu time - como Shurelya, Cadinho de Micael, Égide da Legião, dentre outros;
5-Não permitirás que o suporte inimigo dê mais visão ao ADC inimigo que voc~e está dando ao seu ADC;
6-Na primeira volta, lá pelo nível 4 ou 5, colocarás uma pink ward na frente do poço do dragão;
7-Comprarás bota de mobilidade para poder andar pelo mapa e escapar se estiver um pouco fora de posição;
8-Protegerás teu ADC de todo e qualquer inimigo que venha a tentar matá-lo, de todas as formas que puder;
9-Não deixarás de farmar se ninguém mais estiver na lane, mas certamente te empenharás para dar todos os last hits para garantir mais ouro. Para comprar mais pink wards e um oráculo lá pelo mid game.
10-Não hesitarás de pegar a kill caso seu ADC não for capaz de desferir o último golpe.

Comece o jogo com 2 green wards e uma pink ou, se suspeitar que o suporte inimigo é experiente, leve 2 pinks e duas verdes, o resto em pot de hp. Garanta que você e seu ADC saiam para o meio da lane ao lado dos minions, e não antes, para serem pegos de surpresa e morrerem ou tomarem dano desnecessário.

Coloque uma ward no rio, entre o tribrush e a brush do rio, mas mais pra cima, na parede externa do poço do dragão. Caso perceba que o suporte aliado colocou uma ward em uma brush da lane, coloque uma pink ail e limpe aquele brush. Atenção! Só coloque wards se estiver seguro de que não tomará dano quando o fizer.

Se seu campeão for capaz de poke, stun, slow, qualquer coisa do tipo, tente zonear o ADC ou suporte adversários avançando, pokeando e voltando. Caso o seu ADC e o ADC inimigo estiverem próximos um do outro e o ADC inimigo estiver com no máximo 2/3 do hp, use tudo que você tem nele e, caso ele compre a briga, use exaustão/ignite - o que você tiver trazido - e dê o máximo de dano possível, para no mínimo tirá-lo da lane. Caso isso o deixe com hp baixo mas ele se recuse a sair da lane, espere o reuso das skills e vá pra cima. Caso o suporte inimigo esteja tentando fazer uma jogada, atenção no ADC dele: é o ADC, não o suporte, quem dá mais dano, então se o ADC inimigo comprar a briga, use tudo nele, para impedir que ele cause muito dano e, caso não compre a briga, use no suporte, que está lá, tomando dano de bobeira.

Estou cansado depois escrevo mais :p
Naum é por nada não...
Mais não acredito que foi vc que escreveu isso naum .-.
Se foi, desculpa...
Parabéns ficou ótimo ^.^


Comment below rating threshold, click here to show it.

Aoliabe

Senior Member

31-10-13

Citação:
Mensagem Original de iCrystalL Ver Mensagem
Naum é por nada não...
Mais não acredito que foi vc que escreveu isso naum .-.
Se foi, desculpa...
Parabéns ficou ótimo ^.^
o.O Foi sim moça

Be a believer :p


Comment below rating threshold, click here to show it.

MattFoster

Junior Member

31-10-13

Eu jogo de suporte, PORÉM, os meus preferidos são o Thresh e o Blitzcrank. APESAR DE, o Blitz nao ter nada pra proteger o ADC, mas com uns puxões certos, seu adc fica feedado e daí é gg. Claro, se o resto do time cooperar. A mesma coisa com o Thresh. Puxou, desceu o Uti, puxou o cara de novo pra caixa com o E, já é kill.


Comment below rating threshold, click here to show it.

Snow Maleficent

Senior Member

31-10-13

Citação:
Mensagem Original de Aoliabe Ver Mensagem
o.O Foi sim moça

Be a believer :p
Dei Quote nesse post pra n da no seu texto pra n ficar mt grande o tópico ficou... Perfect. :3