Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

[GUIA] Top lane, o básico.

12
Comment below rating threshold, click here to show it.

lucas1x

Member

12-07-2013

Bom, eu percebi que o nível competitivo de lol e o número de jogadores vem crescendo, e a maioria dos jogadores que começam a jogar ficam meio perdidos, pois não sabem que build fazer pra aquele champion, o que são objetivos e etc. Por esse motivo eu vou tentar ajudar a maioria e escrever uma série de guias para ajudar a comunidade a aumentar o nível competitivo, críticas são bem vindas e nessa série de guias eu vou escrever sobre tudo: roles, champions, estratégias e etc.

Hoje vou escrever sobre o top, espero que gostem.

Alguns comentários sobre a top lane:
O top é a lane que abriga tankers(malphite,shen),assasinos(khazix, rengar),ad bruisers(tryndamere, riven) e alguns ap carries(akali,kennen, vlad). Resumindo, ela abriga a maioria dos champions corpo-a-corpo e alguns ap carriers, os mesmos com características de terem escapes contra ganks dos junglers ,terem sempre algum tipo de CC(stuns, slows, provocar e etc) e não serem papéis.

Uma das causas de não se por uma lux ou uma ashe no top são porque esses champions não cumprem os quesitos que todo top lane deve ter, pois caso o mesmo receba algum gank, escapar vivo será bem mais difícil do que se um tryndamere por exemplo, recebesse um gank.

Champions viáveis no top:
Aatrox
Akali
Chogath
Darius
dr mundo
elise
fiora
gangplank
garen
galio
Irelia
Jayce
jarvan
jax
katarina
kayle
kennen
lee sin
lulu
malphite
master yi
mordekaiser
nasus
nidalee
nunu
phanteon
poppy
renekton
rengar
riven
rumble
ryze
shaco
shen
singed
sion
talon
teemo
taric(estou vendo algumas vezes, e sim, funciona)
tryndamere
udyr
vayne
vi
vladmir
volibear
warwick
wukong
xin zhao
yorick

caso eu esqueci de um ponha nos comentários por favor.

Na prática:
Que build fazer?
Onde wardar?
Quando wardar?
Como receber ganks?
Quais feitiços e talentos eu uso?
Quando sair do top?

Bom, provavelmente eu ja falei muita coisa que vocês já sabem, vamos agora ao que vocês vão levar de novo para as partidas:
1. Que build fazer:
Eu vou fazer alguns guias de uns champions, vou deixar o link no final do post, mas quando não tiver do champion que você use, sugiro que olhe o lolpro.com, lá tem umas builds boas pra se fazer. Mas tome cuidado, algumas builds lá são apenas exemplos e não seria conveniente você fazer em determinada partida.
Por Exemplo, você é um malphite e está jogando contra um AP no top. O lolpro manda você fazer armadura primeiro, mas pra que fazer armadura primeiro se ele te dá dano mágico? entenderam?
Deixei alguns exemplos de situações abaixo pra vocês entenderem melhor:

Caso você seja um tanker, a melhor build que você tem a fazer é: Capa de fogo solar, Semblante espiritual e Presságio de Randuin. Esses 3 itens te dão dano, hp, defesa e um slow em área que tem inúmeras utilidades, desde impedir que o time inimigo fuja à proteger o seu adc de alguém do outro time. O resto dos itens você pode escolher, pode fazer dano, mais hp, mais defesa, o que você quiser, até aí você já está bastante tanker.
Já a bota, você deve escolher entre as duas: tabi ninja e Passos de mercúrio
Quando escolher tabi ninja: Quando o time dos caras não tiver muito CC
Quando escolher Passos de mercurio: quando o time dos caras tiver bastante CC(ou um desodorante axe. ba tum dss!) pois a bota lhe da tenacidade, que diminui o tempo que você fica no CC.

Caso você seja um carrier ou um cara que não seja tanker e esteja enfrentando outro tanker,dependendo dos itens que ele fizer primeiro, você deverá fazer penetração mágica ou penetração de armadura antes de seus itens core.
Por exemplo: Você é um tryndamere e está contra um malphite na lane, puxe um brutalizador antes da sua statikk, te garanto que seu dano vai doer bem mais.
Mas se o item situacional for atrasar os itens que são essenciais pra você, é melhor fazer os essenciais primeiro. No caso de você for um kennen e for fazer penetração mágica pra pegar aquele shen de jeito, mas quando você for pra tf, você precisará do zhonea pra se posicionar sem correr riscos de morrer e no caso a penetração mágica será em vão. Entenderam a lógica?

Caso você seja um ad bruiser, exemplo riven e estiver contra um ap carrier no outro lado, tipo vladimir, é recomendado que você faça o hexdrinker primeiro, por causa da resistencia mágica e do dano, e vice-versa. Caso você seja o vlad, faça a armagura do caçador(item do zhonea) pois lhe da dano e armadura.

Pense também se você irá receber muito dano do campeão que você irá pegar top. Por exemplo, se você for um Jax e pegar um Dr mundo, você não vai receber muito dano dele pois ele é um tanker.Você poderá começar com uma build pra mais dano, começando com espada longa e pots ou até uma lamina de doran.

Algumas vezes, poderá ocorrer inversão de lanes: o Ad carry e suporte no top e o top dos cara no bot.
Se você souber dessa inversão, compre frasco cristalino e pots. esses itens vão lhe dar mais sustein na lane e mais tempo pra ganhar xp e farmar.
Importante: Quando estiver jogando contra lane invertida, evite se expor muito pra dar um last hit, é importante você ficar de hp cheio, pois quando a lane está invertida é prioridade do jungle campar um pouco na lane, então quando o jungler vier você deve estar apto para ir pra cima e voltar sem morrer.
Também evita dive do jungle inimigo em você, pois quando estiver com menos hp e ficar pra farmar, o jungle inimigo pode dar dive em você e mesmo se você tiver visão, não poderá fazer nada.

Então sempre pense nisso antes de comprar os seus itens: Quem eu vou pegar no top, qual é o tipo de dano, qual é a melhor opção pra mim e etc.

Itens viaveis pra se começar no top: Escudo de doran, armadura,espada longa, anel de doran,lamina de doran frasco cristalino e etc.

2.Onde Wardar?
Local normal para wards:
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1475956_438123699643628_1160589134_n.jpg
Essa ward lhe da a informação se o jungle está indo gankar pelo tribush ou pelo brush do rio, ela é perfeita.
O problema dessa ward é ter atenção, se você for desatento, ponha uma ward na ponta do brush do rio, funciona da mesma forma.

3.Quando wardar?
Não warde só porque "tem que wardar" seja esperto, preste atenção no mini mapa.
Se o jungle deles começa no blue, dependendo do time em que você esteja(azul ou vermelho) ele irá demorar mais pra gankar ou irá gankar mais rapido. então se você está no lado vermelho, warde a partir do 3:35, pois é o tempo do jungle inimigo terminar o red e subir, mas caso você esteja no lado azul, warde no 3:20, por o buff do red está ali do lado.

Se o inimigo está com a lane puxada(em cima da sua torre) você não precisa wardar, pois é pouco provável que você tome um dive, mesmo assim, se estiver receoso, ponha uma ward no tribush:https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1452064_438123466310318_801968653_n.jpg

O mesmo vale pra você, se você estiver puxando a lane, tome cuidado. Pois o jungle dos inimigos poderá gankar você.

4.Como receber ganks:
Quando o jungler do seu time vier gankar, quem deve ir pra cima primeiro e você pra depois ele te ajudar, facilita muoto mais pegar um kill assim. Caso não queira ganks apenas pingue no mapa que não quer.

5.Quais feitiços e talentos eu uso:
Começando pelos feitiços, é muito situacional. O primeiro deve ser o essencial que é o flash e em alguns casos o fantasma. já o segundo deverá partir de que função você está desempenhando no jogo. se for um tanker, é pouco provável que você terá dano a ponto de precisar de ignite pra finalizar, então cai melhor um teleporte, pra ser mais util pro time, pois você terá presença global.
Mas se você for um assasino, é melhor o ignite, pois você terá mais facilidade em pegar kills, então um ignite pra finalizar o inimigo é sempre bom.

Já os talentos, pegue no site do lolpro.

6.Quando sair do top?
Obviamente, quando o seu time precisar de você. Quando começar a rolar as lutas, quando forem pegar o primeiro dragon, é importante que quando estiver chegando essas horas, você puxe a lane e desça pra ajudar o seu time, puxe a lane, pois pra o seu inimigo levar a sua torre como resposta a sua descida fique mais dificil. e o mesmo vale pra você. se rolar alguma fight e vocês perderem, tente levar uma torre como resposta.

Outros Guias:
Frontline,tankers e off-tankers (http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?p=1082335#post1082335)
Jungle (http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?p=1083431#post1083431)
Mid Lane (http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?p=1091233#post1091233)

Bom, é isso aí, tentei resumir o básico da top lane em um post, é lógico que ainda falta muita coisa, por exemplo, como se faz uma frontline, como se posicionar sendo um tanker/assasino etc, espero falar disso em breve. Estarei fazendo os guias que estão relacionados a top lane e colocando aqui na parte de baixo do post.
Caso tenha alguma dúvida ou crítica, deixe nos comentários abaixo, irei responde-los sempre que puder.
Valeu.

Suicidaxz

Senior Member

12-08-2013

Gostei do guia. Achei bem básico mas extremamente útil para aqueles que, assim como eu, estou começando e ainda não tem muita experiência. Estou aguardando os próximos : D

lucas1x

Member

12-08-2013

Citação:
Hildrid:
Gostei do guia. Achei bem básico mas extremamente útil para aqueles que, assim como eu, estou começando e ainda não tem muita experiência. Estou aguardando os próximos : D

Obrigado =)

Palma001

Junior Member

12-08-2013

o Amumu ele é top?

lucas1x

Member

12-08-2013

Citação:
Palma001:
o Amumu ele é top?

Não. ele é jungle. Ele gasta bastante mana e é dificil de farmar com ele na lane, por isso ele cai melhor na jungle.

FilipeCGBR

Member

12-24-2013

Mto bom seu guia, aliás, seus guias são mto bons, e vc esqueceu do Fizz (eu acho q ele é top e mid) e o Teemo (vc esqueceu de falar q ele é AP) e o Teemo é top e mid tb ;D

lucas1x

Member

03-12-2014

Citação:
FilipeCGBR:
Mto bom seu guia, aliás, seus guias são mto bons, e vc esqueceu do Fizz (eu acho q ele é top e mid) e o Teemo (vc esqueceu de falar q ele é AP) e o Teemo é top e mid tb ;D

Valeu Filipe, desculpa o tempo pra responder, viajei nas férias.
Botei o fizz lá. valeu pelo elogio, abração.

tsultrim

Junior Member

03-12-2014

Gostei do guia e finalmente entendi porque alguns champions são top!

lucas1x

Member

03-19-2014

Citação:
tsultrim:
Gostei do guia e finalmente entendi porque alguns champions são top!

Vlw manin

Crow Fusion

Member

03-28-2014

Minha main é top né considero um veterano nessa pane gostei muito do seu tópico acho a top lane a mais fácil de se ganhar no jogo

12