Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

Guia definitivo do Gangplank

1
Comment below rating threshold, click here to show it.

UserWinchester

Member

12-08-2013

Olá, se você clicou aqui, quer dizer que comprou o piratinha boladão e não consegue jogar com ele, e se consegue, pode jogar melhor graças a este guia! Este é o meu primeiro guia que estou fazendo, e espero que com ele vocês se divirtam no jogo. Infelizmente não possuo programas como photoshop para conseguir demonstrá-los o guia de uma forma mais fácil de ler, mas fiz o possível.

Introdução

Antes de começarmos o guia em si, vamos falar um pouco do Gangplank. Seguindo o meta game mais comum, Gangplank é um campeão da rota Top, corpo a corpo. Observamos Gangplank e percebemos que ele é um pirata, obviamente, que utiliza uma pistola e uma espada, assim imaginamos que Gangplank é um daqueles heróis de alto dano em que matam todos que veem pela frente.

Em tese, até que seria, mas o nosso pirata preferido não é tão especial assim infelizmente. Ele é mais complicado, pois se você quer matar todos que ver pela frente, então uma boa escolha seria outro campeão, assim seria mais fácil.

Mas Gangplank tem seu lado bom, Gangplank pode até não matar todos que ve pela frente, mas ele pode ser de boa ajuda. Você pode se divertir jogando com ele da mesma forma que se diverte jogando com uma Fiora.

Então, se o rei dos mares não é um matador, o que ele é? Ele é um matador resistente. Ele pode sair sim matando todos que vê pela frente, mas de uma forma diferente. Temos até um nome certo pra isso: Off tank

Comprando os itens

Ok, temos em mente que ele é um off tank, e que lotar o coitado de itens de dano não da certo, pois ele não é um cara que elimina todos que ve pela frente. Então que itens fazemos para o coitado?

Faça itens de Acerto critico no inicio, como uma faca de statik. Mas ai você se pergunta, se ele não é um assassino porque fazer tais itens? Porque no inicio, ninguem é tão matador, seu desempenho na lane é o que importa, itens de acerto critico farão Gangplank avançar a lane e acabar com o inimigo rapidamente. E além do mais, o seu Q pode fazer um estrago no inimigo. Compre:

Faca de Statik
Gume do infinito
Ninjas Tabi

O jogo ainda estará rolando e até você fechar tais itens, a lane phase acabou. Mas se você pegou um counter como um Jax ou um Pantheon no inicio, não faça itens tao poderosos, eles não adiantarão. Faça:

Faca de Statik
Cota de Malha/Carapaça do vigia
Ninjas Tabi
Cetro Vampírico

Late game chegou, Gangplank está fraco demais, o que ele poderá fazer? Começar a se tankar que nem um louco. Porque? Porque em conjunto com o W de GP, Semblante pode curar muita vida de Gangplank. Randuin é feita pois nesta fase do jogo Team Fights ja estarão rolando, e uma resistencia é necessaria.

Pressagio de Randuin/Manopla Glacinata
Semblante Espiritual/Warmog

Build Fechada

Faca de Statikk
Gume do infinito
Ninjas Tabi
Pressagio de Randuin
Semblante Espiritual
Hidra Raivosa/ Força da Trindade

Mas é claro que isto varia muito de partida pra partida, se o Jungle ja estiver com dano voce pode trocar Trindade por uma Warmog por exemplo

Phase Lane

Ta certo, voce tem os itens em suas maos, mas nao sabe como usalos de forma certa, nem usar o Gangplank de forma certa. É ai que esta parte do guia de ensinará.

Vamos começar falando das skills.

Q - Negociarr
Esta habilidade é o sentido da existencia do Gangplank, do mesmo modo que o fear é pro Fiddle. Sempre upe ela quando for possivel, mas não se esqueça das outras skills, é claro. Use ela para farmar as vezes e para pokear o inimigo, mas tome cuidado com sua mana. No inicio, ela não é tão util assim, mas quando voce fechar statik eu digo use ela sempre. Sempre. Ela é otima para farmar e deixa o Gangplank rico demais. Se voce tiver com dois itens de acerto critico, este tirozinho pode valer um tiro de canhao, fazendo um estrago no oponente. Outro fato interessante, é que Negociarr aplica efeitos de ataque. Itens como Statik e Manopla e até Hidra darão seus efeitos.

W - Remover Escorbuto
Não faço a minima ideia do que é escorbuto, mas parece ser algo ruim, pois quando Gangplank o remove, ele tira os efeitos de controle de grupo e ainda o cura. Essa habilidade é a salva vidas deste terror dos sete - mares, mas gasta muita mana. Use-a ao sofrer algum gank, ou uma lança da Nidalee por exemplo. Mas economize-a se no time inimigo estiver um Fiddlesticks ou uma Ahri, pois ela simplesmente remove os efeitos malditos, e até um Stun!

E - Levantar a moral
Esta habilidade aumenta passivamente o dano do piratinha e ao ativar concede dano, velocidade de ataque, e velocidade de movimento, ou seja deixa o pirata um assassino que mata tudo que vê pela frente por alguns segundos. Não a fique utilizando sempre, apenas quando quiser acabar com seu oponente. E quando for pra cima, use-a e depois utilize Negociarr para dar um dano maior.

R - Barragem de Canhão
Uma grande chuva de balas de canhão lançadas a qualquer ponto do mapa á sua escolha. Bom para dar escape, para quando for pra cima, e para ajudar outras lanes que estão rolando tretas cabulosas. Em uma team fight, ajuda pra caramba.

Runas

Apesar de Gangplank ter um critico bem cabuloso, sempre joguei com as runas mais comuns e nunca vi diferença.

3x Quintessencias Superiores de Dano de Ataque
9x Selos superiores de Armadura
9x Glifos superiores de Res. Magica
9x Marcas superiores de Dano de Ataque

Talentos
http://fc03.deviantart.net/fs70/f/2013/341/6/2/talento_by_matsunorules-d6x4sld.png

Spells

Teleporte e Incendiar/Flash e Incendiar

Porque Teleporte ao inves de flash? Porque o nosso pirata infelizmente é muito facil de counterar. Basta um Jax, Riven, Aatrox, ou até Teemo, que ele ja vai pro saco. Assim é necessario teleportar caso a torre esteja em perigo. Mas isso depende muito da partida. Caso sua lane poderá ser facil, vá de Flash mesmo.

Pros e Cons

Pros

Ótimo Sustain
Ótimo Farm
Bom dano com habilidades.
É um Pirata. AHOY
Late game forte

Cons

Facilmente counterável
Early Game fraco
Sem escape
Itens citados não dão sustain
Perdeu pra Mf no x1

Dicas

E para terminar meu guiazinho vamos para as dicas.

Use o negociarr no inimigo para impedi-lo de farmar e para deixa-lo com raiva. Sim, os inimigos ficam bravos, e uma rage acaba os prejudicando.

Ulte em lanes em que estão com dificuldade, ou quando algum inimigo está panguando com pouca vida.

Levantar a Moral é otimo para levar torres e ajudar seus amiguinhos.

XxLuiz2013xX

Senior Member

12-12-2013

Só não gostei de que vc incluiu Força da Trindade, tá certo que Q tem um cooldown baixo, mas Força da Trindade realmente não vale a pena, melhor uma hidra ou um sedenta,isso por que a trindade só dá 10% de crítico,pouca vida,pouca mana pouco dano e pouco poder de habilidade...
E ultar em lanes que estão com dificuldades, isso é trabalho do JUNGLE,não do GP, até porque a ult dá pouco dano e o slow é considerável, mas sempre vai ter assists, melhor guardar a ult quando o inimigo for para cima,para chegar chegando...
E o GP só tem early game fraco se não tiver crítico,pois o Q dá pouco dano no começo e precisa de critar bem para pokear e ás vezes matar...
A build que eu faço é assim:
Faca de Statikk
Hidra Raivosa
Gume
Dançarina Fanstama(é caro mas vale a pena)
Sedenta
E um item defensivo e se sobrar dinheiro para um item, aconselho vender faca de statikk por outro item defensivo, ou até mesmo um item ofensivo dependendo do outro time, e tbm vale ressaltar que a Faça de Statikk é boa para farmar, pois se atirar Q nos minions o efeito se aplicar e se matar todos, dará mto gold...
E vc não citou a ordem de habilidades deve upar...
Eu faço assim: Q>E>W>Q>Q>R>W>E>Q>Q>E>R>E>E>W>W>W, mas isso vai do time, pois se upar o W com 2 níveis, dará um bom sustain, e se upar o E em 2 níveis, terá dano suficiente e move speed...

UserWinchester

Member

12-12-2013

Entao, ele tem early game fraco sim, ate fechar itens de critico, como foi citado. A ult ate que da um dano bem consideravel sim, ta certo que é o trabalho do jungle, mas a ult dele é global, e isso é uma grande vantagem. Eu ja matei muitos adcs que ficaram com pouca vida, e garanti minha lane por causa do kill. Sobre seus itens, deste modo Gang Plank fica fraco. Ele é melee, e apenas 3 itens de dano (com chance de acerto critico) são suficientes para ele.
Enfim, existem muitos modos de jogar com ele. Nunca existira uma build ou um guia perfeito, existem aqueles guias de CritPlank, e existem os TankPlank, e eu fiz um, vamos dizer assim, equilibrio entre eles, deixando-o bem balanceado.

lordsev1

Member

12-16-2013

A sua build e boa, mas eu faço assim:
Tabi ninja
Faca de stattik
Gume do Infinito
Dançarina fantasma
Hidra raivosa
Manoplas dos glacinatas ou malho congelado caso o seu time precise que vc tanke.

Para mim fica melhor, pois com um tiro eu mato um teemo e esses adcs irritantes tipo vayne.

Ódio deles...

danielneiva

Junior Member

01-26-2015

Eu costumo fazer o Gepeto com muito dano (:B) e faço assim:
Stattik
Gume
Sedenta ( eu costumava variar e as vezes fazer outro gume pra ter 100% de critico, mas foi nerfado =/)
Dançarina
Hydra
Grevas de Berserk
Mas uma build dessas exige um early game muito facil, ou seja, pegar alguem que está jogando na conta do irmão.
Achei sua build muito boa cara, deixa o gang o que ele é realmente, um champ que faz de tudo um pouco. Nas tfs ele consegue tankar um pouco, dar um pouco de dano, dar um buff pra aliados e em perseguições a passiva dele é o CAOS!
Belo guia! :B

1