Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

O Guia Completo para Mid Lane [Texto/Vídeo/Slides]

12
Comment below rating threshold, click here to show it.

Mokhtar

Member

01-01-2014

Olá pessoal,

Meu nome é Mokhtar e produzo conteúdo/vídeos sobre League of Legends. Hoje gostaria de trazer para você um guia completo para a Mid Lane. Este não é um guia de runas/masteries/etc., pois isso é específico de cada champion e pode ser encontrado facilmente em outros guias/sites. Este é um guia com conceitos mais genéricos sobre a Mid Lane, que ajudará a melhorar seu jogo em geral, uma vez que LoL é um jogo onde noção de jogo/conhecimentos são muito importantes!

Este guia está disponível em vídeo no YouTube nos seguintes links:
Parte 1: http://youtu.be/PkAIFBDE3n4
Parte 2: http://youtu.be/8oRmWyREebE
Parte 3: http://youtu.be/IujAsdoU2lI
Parte 4: http://youtu.be/WiGfVCt0uys

Os slides usados no vídeo podem ser baixados em: http://prezi.com/3v52ov_ggecq/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

O GUIA COMPLETO PARA MID LANE

Características do Mid Laner

P.S.: este guia visa principalmente jogadores Bronze/Prata/Gold (95% dos jogadores Ranked). Jogadores Platina talvez aprendem alguma coisa nova, jogadores Diamante provavelmente já sabem tudo que está no guia. Se você é Plat ou Diamante e tem algo para acrescentar ou mesmo corrigir no guia, deixe seu comentário!

Mid Laners têm o maior impacto no jogo junto com o Jungler: pelo fato de ter acesso tanto à Bot Lane quanto à Top Lane, bem como acesso rápido à jungle, o Mid Laner tem tanto ou até mesmo mais impacto no jogo quanto o Jungler.

Mid Laners definem o ritmo de jogo: em geral os Mid Laners definem o ritmo do jogo. Um Mid Laner passivo, que apenas farma esperando o mid-late game resultará em um jogo mais lento e passivo, enquanto que Mid Laners ofensivos, que gankam constantemente outras lanes, tornarão o jogo mais rápido e dinâmico.

Champions usado na Mid Lane: em geral os champions usados na Mid Lane escalam bem com habilidades ou precisam do Blue Buff. É por isso que é comum ver “mages” no Mid, pois eles são champions que precisam de níveis, pois causam dano através de suas habilidades, e também se beneficiam muito com o Blug Buff.

Tipo de Mid Laners

Existem basicamente três tipos de Mid Laners.

Passive Farmers: champions que focam em farmar e jogar de forma mais passiva, normalmente visando ficarem fortes no final do jogo (Anivia, Karthus, Orianna, etc.)

Assassins: champions com grande potencial de kill na lane como Fizz, Zed, Lee Sin, etc,

Roaming/Ganking champions: champions com grande potencial de roaming, com Nidalee, Kassadin, Ahri, etc.

Todos os tipos de Mid Laners são viáveis em SoloQ e o ideal é que você encontre o tipo mais adequado ao seu estilo de jogo. No entanto é ideal que você aprenda a dar Roaming/Gankar outras lanes, mesmo quando seu champion não é tão voltado para isso, pois esse é um estilo de jogo muito eficiente em SoloQ. Isso será discuto com mais detalhes na seção Roaming do guia.

Wards

Wards são muito importantes e todos os jogadores do time devem comprá-los, porém eles são ainda mais importantes para Mid Laners. Os wards usados pelo Mid Laner servem não somente para evitar ganks, mas também para fornecer visão de pontos importantes do mapa para todo o time, pois o Mid Laner tem acesso a 4 entradas para a jungle (2 do time adversário e 2 do seu próprio time).

As seguintes imagens mostram alguns pontos bons e ruins para colocar seus wards:

http://i.imgur.com/gHCJ8eU.jpg

Muitos jogares em SoloQ colocam wards diretamente no bush no rio, como na imagem acima. O problema desse ward é que, embora ele possa evitar certos ganks e possa ser colocado facilmente e de forma segura, ele não oferece visão da entrada do seu Blue, assim se o jungle entrar pelo Blue, ele pode ganká-lo “pelas costas”, principalmente se você estiver do meio da lane para frente. Outra desvantagem é o fato desse ward oferecer pouquíssima visão para o seu time. Em geral eu não recomendo colocar sua ward neste ponto.

http://i.imgur.com/MxqEMLg.jpg

O ward acima é um ward defensivo, que evita tanto invasões do jungler quando ganks. Outro ponto positivo desse ward é que você posicioná-lo de forma segura, sem se arriscar. Ainda assim eu não considero esse um ward altamente eficiente, pois ele oferece visão limitada para seu time e o jungle adversário pode ganká-lo pelo rio caso não se aproxime muito do seu ward.

http://i.imgur.com/WPdIBau.jpg

Atualmente eu considero esse um dos melhores pontos para colocar seu ward, pois você pode colocar o ward sem se arriscar e tem visão suficiente para evitar ganks tanto pela entrada do blue quando pelo bush da lane. O único ponto fraco é que ele oferece visão limitada do jungle adversário ao seu time.

http://i.imgur.com/lVenQGj.jpg

Este é outro ponto comumente wardado em SoloQ que é pouco eficiente. Este ward evita somente ganks pelo rio, porém não oferece visão da entrada dos Wraiths, ou seja, você pode ser gankado por essa rota. Ele também oferece praticamente nenhuma visão para seu time como um todo. Em geral eu recomendo não colocar seu ward neste local.

http://i.imgur.com/CzFeala.jpg

Este ward pode ser útil para protegê-lo ganks, quando o jungler sair da jungle pela entrada do Blue, ou mesmo para contestar o Blue Buff (nesse caso você pode posicioná-lo mais fundo, próximo à parede Blue Buff). A desvantagem é a possibilidade do jungler desviar desse ward andando próximo ao Dragão ou mesmo caso esteja na sua jungle e ganke pelos Wraiths.

http://i.imgur.com/SYJt3eG.jpg

Esse é um ponto muito wardado, que pode ser wardado tanto mais fundo, próximo aos Wraiths adversários quanto mais próximo do rio. A grande vantagem de wardar esse local é a combinação de proteção contra ganks vindos do lado do Red quanto a visão que ele oferece ao seu time. O problema é que você precisa tomar cuidado ao posicionar o Ward, pois pode dar de cara com o jungle ou mesmo com o Mid Laner adversário. Em geral o ideal é puxar sua wave, forçando o oponente a ficar na torre, e então sair da lane para posicionar esse ward ward.

http://i.imgur.com/G63wAaM.jpg

Este é um ótimo local para colocar seu ward, pois 1) oferece proteção de ganks pelo bush da lane, 2) oferece proteção de ganks pelos Wraiths, 3) protege seu jungler contra invasões e 4 pode ser posicionado de forma segura. Eu recomendo sempre manter um ward nesse ponto.

Roaming

“Roaming” é quando você sai da sua lane para gankar outras lanes ou mesmo invadir a jungle do adverário. Roaming é mais efetivo no mid, pois você pode chegar com mais facilidade tanto nas outras lanes quanto na Jungle do oponente.

Em SoloQ, roaming é muito eficiente, pois em geral os jogadores compram poucos wards ou mesmo não prestam atenção aos wards colocados. Além disso, existe o fator psicológico. Se você gankar outra lane e conseguir kills, em geral os jogadores do time adversário reclamarão que o Mid Laner deles não avisou MIA ou não acompanhou.

Antes de dar roaming, procure sempre puxar a wave, pois isso força o oponente a ficar lane e limita a visão do oponente, pois ele não verá para onde você foi. Além de dar roaming para outras lanes, você também pode tentar matar o jungle adversário, o que é muito efetivo em SoloQ se feito corretamente.

Evitando o roaming do adversário: além de dar roaming, é essencial que você evite o roaming do adversário. Isso pode ser feito de diversas maneiras. O mais fácil é simplesmente puxar sua lane constantemente, pois isso forçará o oponente a ficar na torre ou perder farmar/XP e potencialmente a própria torre. No entanto nem sempre isso é possível, pois em muitos casos quem puxará a lane é o oponente. Neste caso você pode wardar os dois lados do rio para fornecer visão para seu time de quando o Mid Laner der roaming e sempre pingar e avisar, ou então seguir o oponente quando ele der roaming. Por fim você também pode seguir o oponente, porém isso também depende muito do seu champion, pois em certos casos o oponente pode simplesmente esperá-lo em um bush e matá-lo enquanto você vai para a outra lane. Todas as opções são viáveis e cabe a você decidir o que é mais eficiente dependendo do seu champion. O importante é SEMPRE punir o roaming do adversário de algum modo.

Itemização do Mid Laner

Existem três rotas diferentes em termos de itens para Mid Laners:

1. Dorans: ao começar comprando um, dois ou até mesmo 3 Dorans (Dorans Blade, Dorans Rings, etc.), você terá vantagem contra oponentes que comprarem diretamente itens core, pois Dorans oferecem muitos status por um preço baixo, enquanto itens core são mais caros e mais lentos.

2. Itens core: quando você compra diretamente itens que serão usados para comprar seus itens finais (B.F Sword, Large Rod, etc.). Comprando itens core você não terá tanta vantagem contra oponentes que comprarem Dorans, porém fechará seus itens principais mais rápido e terá vantagem contra oponentes que primeiramente compram resistências.

3. Itens defensivos: a terceira opção são itens defensivos como Chain Armor, Negatron Cloak, Seeker’s Armguard, etc. Esses itens são altamente efetivos contra Dorans, porém não são tão eficientes quando Itens Core.

A regra geral é que Dorans > Itens Core > Resists > Dorans

Exemplos: se o oponente comprar dois Dorans Rings e você comprar uma Negatron Cloak, ele praticamente não causará dano em você, porém se você comprar um Large Rod, terá vantagem contra o oponente que comprou a Negatron Cloak, pois você fechará seu item core mais rápido, enquanto seu oponente não terá dano o suficiente para combatê-lo.

O importante é entender como funciona cada rota e adaptar seu estilo de jogo de acordo com a situação. Não seja aquele jogador que faz sempre a mesma build na mesma ordem, pois isso limitará suas opções durante a partida.

Leashing e o Blue Buff

1. Como Mid Laner você sempre poderá ajudar o Jungler a começar a jungle. SEMPRE ajude o Jungler a começar a jungle, mesmo que isso signifique perder 1 ou 2 minions no começo do jogo. A ajuda inicial para o Jungler é mais eficiente para você e para todo o seu time do que 1 ou 2 minons.

2. A decisão de dar o Blue Buff para o Mid é do Jungler e embora alguns Mid Laners precisem ou se beneficiem muito com o Blue (Anivia, Swain, Orianna, etc.), em SoloQ não jogue esperando sempre receber o Blue. Em geral se você ajudar o jungle com um bom leash e não morrer antes do 7 minutos, o jungler lhe dará o Blue.

Ritmo de jogo da Mid Lane

O Mid é muito parecido com o Top, pois é uma lane 1x1. A diferença é que o Mid é uma lane mais segura, pois há mais rotas para escapar de ganks. Os conceitos básicos de harrasing/trading aplicados a outras lanes aplicam-se igualmente na Mid Lane. Idealmente você deve sempre tentar atacar o adversário quando ele for dar um last hit. Se você tentar atacar o oponente em outro momento, em geral você errará o ataque ou mesmo se colocará em uma posição de risco. Farmar é sempre sua prioridade, porém você sempre punir o adversário com autoataques ou skills quando ele estiver mal posicionado.

Idealmente você não deve puxar a lane, pois isso o deixará vulnerável a ganks. Você pode no entanto puxar a lane caso tenha meios de escapar de ganks e caso esse tipo de jogo seja favorável em seu match-up. Por isso é muito importante que conheça os match-ups, ou seja, como seu champion se sai contra outra champion. Jogadores que tem muitas partidas com um único champion conhecem muitos match-ups e por isso se saem bem mesmo quando são "counterados".

Por fim, para champions que usam mana, é muito importante manter o controle de sua mana. Se você gastar toda sua mana tentando dar harrass e o oponente tiver 80% da mana, isso significa que ele está com uma enorme vantagem. A mana também é importante para ganks. Quantas vezes o jungle veio gankar sua lane e você não tinha mana? Assim sempre controle sua mana levando em conta todos esses fatores.

Blind Spots da Mid Lane

Na Mid Lane é possível usar os chamados “Blind Spots” (pontos cegos), que são locais nas laterais da lane em que você tem visão do oponente, porém em que ele não tem visão sua. As imagens abaixo exibem alguns Blind Spots da Mid Lane. Se você se posicionar nesses pontos, o adversário não terá visão sua, assumindo que ele está posicionado mais ou menos no mesmo local da Ahri nas imagens abaixo. Blind Spots são bons para champions como Nidalee e Lux, que tem skill com grande alcance.

http://i.imgur.com/JLTuNBq.jpg
http://i.imgur.com/n8uk6RA.jpg
http://i.imgur.com/n8uk6RA.jpg

Regras de ouro da Mid Laner

Em SoloQ, existem algumas regras essenciais que se seguidas o ajudarão muito:

1. Sempre fique junto com seu time: especialmente na Mid Lane! Resista à tentação de farmar outra lane. As pessoas em SoloQ adoram lutar e serem pegas. Farmar uma wave em uma side lane poderá lhe dar 300g, porém pegar uma kill/assite ou fazer um objetivo também lhe dará 300g ou mesmo mais gold. Se você observar verá que os times que ficam sempre juntos acabam vencendo bem mais partidas do que times com um ou dois membros de insistem em farmar side lanes. Em certas partidas ficar no Mid junto com sue time pode não parecer a coisa certa, porém lembre-se que estamos falando de SoloQ, e em SoloQ time que anda junto é time que ganha!

2. Jamais dê harras no oponente em baixo da torre deles a menos, principalmente no começo do jogo, que você tenha ambos os lados do rio wardado ou tenha meios de escapar de ganks. Quando você tem uma wave grande, é muito comum querer pressionar o oponente no mid. Isso frequentemente acabará com você gankado ou você ao menos terá que usar flash para escapar.

3. Se algo está acontecendo perto de você, vá imediatamente ajudar, pois provavelmente não há tempo para você terminar de farmar. A única exceção é se você estiver farmando uma wave muito grande ou fazendo o dragão. Geralmente em SoloQ as pessoas lutam sem parar, o que significa que ir ajudar pode resultar em kills para o seu time. Isso também pode garantir que seus companheiros não deem rage.

4. Sempre compre pelo menos 2 wards ao voltar para base, pois esse é um investimento muito bom. Como Mid Laner você pode colocar wards em ambos os lados do rio e na jungle adversário, ajudando todo o seu time (veja a seção sobre wards deste guia).

Enfim, espero que tenham gostado do guia! Eu totalmente aberto a críticas, comentários e sugestões! Eu farei guias para outras lanes/roles, então deixem comentários aqui ou no YouTube falando qual guia vocês querem depois desse. E não deixem de assinar meu canal no YouTube e dar um UP neste post!

Girdiel

Member

01-02-2014

Esclareceu alguns pontos e gostei das dicas de warding e dos pontos cegos, vamos ver se meu mid agora funciona.

Ralfn

Junior Member

01-08-2014

Gostei do guia cara, para mim que jogo pouco no Mid, me ajudou a entender algumas estrategias inimigas e começar a pensar numa forma de contra-atacar isto.

Se possível gostaria de ver um guia seu sobre a Jungle e Bot Lanes, para uma melhor avaliação.

Sem mais... Parabéns pelo Tópico.

Skarzex

Senior Member

01-14-2014

Muito bom o guia mas eu tenho uma dúvida que não consegui acabar até agora.Suponhamos que eu jogue com uma champion "Assassin" contra um "Mago", como eu farmo sem tomar muito poke/harass?

Shakrai

Junior Member

01-15-2014

Gostei...
Só um detalhe, na seção wards e de blind spots, há uma imagem que está repetida (falo isso pra melhorar o post )
É a segunda e a quarta imagem de wards e as duas ultimas dos blind spots.
Mas muito bom, obrigado pelo post, não sabia dos wards nem de algumas estratégias q vc comentou.

DLT CorE

Cavalheiro Junior

01-15-2014

Cara, muito bom seu guia. Mas, como mid laner (desde sempre), eu discordo de alguns pontos.

Primeiramente, eu acho que é inviável categorizar arbitrariamente os champions do mid lane como você fez. Tudo isso depende do estilo de jogo do jogador, e não do campeão (por exemplo, uma Anivia jogada com um pouco mais de agressividade tem um enorme potencial de kill post-6, e uma Ahri que joga defensivamente - que, convenhamos, é meio estúpido, mas não vem ao caso - pode não se enquadrar na categoria em que você a colocou (sem contar que ela também é Assassina, mas vai saber...))

Além disso, eu acho que Doran's é um item medíocre no melhor dos casos. Não vou elaborar muito porque estou com sono mas amanhã eu volto.

Wards, enquanto necessárias e importantes, não são um perigo tão grande quanto o que você fez parecer que é. Eu consigo sobreviver com a ward do amuleto e a ward do amuleto apenas (mas há casos em que realmente é melhor comprar wards avulsas - falo mais sobre isso depois). Não me leve a mal aqui: noção de jogo não substitui wards, mas o gold que você gastaria em wards (150 gold por recall é coisa pra caramba!) você pode gastar em outras coisas. Wards são boas mas 2 por volta é um exagero. Se você tiver uma noção de jogo/mapa excepcional (a minha, sem querer me gabar é claro, é suficiente), você consegue se virar com poucas wards por conseguir estimar onde os inimigos estão (e acertar na maior parte das vezes). Questão de treino. Adoraria, aliás, conversar com você sobre esse assunto.

Discordo das regras de ouro 2 e 4. Discordo daquela porque você assume que o jungler inimigo está sempre ali. Se você souber onde ele está ou conseguir estimar com certo grau de certeza onde ele está e concluir que a situação não deve ter um outcome negativo, harass, mesmo em uma posição agressiva, é válido. Sobre a 2, read above.

Parando pra pensar, eu gostaria muito de conversar com você. O problema de guias como esse é que eles são muito superficiais e (sem ofensas) eu conseguiria escrever um post desse inteiro sobre o que se passa na minha cabeça em uma jogada de 30s-1min. Não que isso seja viável, claro.

(Já te adicionei in-game, espero que não seja um incômodo)

DLT CorE

EDIT: Take my upvote

matado do lol

Junior Member

03-03-2014

kenw00d

Junior Member

03-03-2014

Citação:
matado do lol:

kkk

Windoge 7

Senior Member

03-04-2014

Nossa, mesmo sem intenção o DLT deu um fatality ali no final :X

uP o k o l o c o

Junior Member

07-02-2014

muito bom mano , jogo de mid a seculos e n sabia de muita coisa u,u vai me ajuda muito Ty

12