Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

Manifesto de um Suporte

12
Comment below rating threshold, click here to show it.

Ze do Caixao

Member

11-03-2012

Olá invocadores!

Queria hoje me manifestar sobre um dos motivos que mais me frustam de jogar de suporte. Ser chamado de KS! A maioria dos jogadores que não tem A MÍNIMA NOÇÃO de jogo enchem a boca para falar que um suporte é KS quando ele pega uma kill. Ainda que, obviamente, o ideal seja que as kills sejam para os outros membros do time, é importante lembrar que existem muitas mecânicas no jogo que permitam que o inimigo escape, se cure, dê uma virada na batalha e, por isso, na maioria das situações o ideal é assegurar o kill, e não "segurar a mão" para que ela vá para um dos outros membros do time. Apenas em situações em que você SABE que não tem como o cara escapar, que lhe garante essa frieza, para segurar a mão e garantir a kill para outro membro do time é que vc realmente vai deixar de bater.

Eu jogo majoritariamente de Sona, que é um suporte ofensivo, que dá muito harass. Se durante uma team fight eu parar de usar minhas habilidade apenas para curar, eu não vou conseguir garantir o bonus de ad e ap para os membros do time, ou usar minha power chord de slow nos inimigos. Eu preciso constantemente rodar as minhas habilidade, e isso, "infelizmente", vai fazer com que eu pegue alguns kills, ou muitos. Mas de forma alguma eu tenho a porcaria da intenção de roubar a kill.

Agora mesmo joguei um jogo em que eu dei o last hit em um taric, pq ele estava FORA DO RANGE e depois o Graves morreu para a torre, mas a kill foi pra mim. Eu fui insultado pelo meu time de uma maneira que tirou meu desejo de jogar. Sorte deles que tenho a maturidade de entender que não vale a pena estragar o jogo de 5 por conta de 2 caras escrotos.

Por isso eu peço, tenham mais carinho pelos seus suportes. Nós jogamos o jogo inteiro para permitir que o time fique forte, garantido as wards, mantendo o ADC vivo e, as vezes, nos sacrificando pro resto do time fugir ou/e sobreviver. As vezes, no calor da batalha, vamos pegar algumas kills, acontece! Não faz sentido xingar o seu suporte porque ele pegou kills.

INB4: KS significa kill secured, e não stealed.
E, obviamente, a quantidade de dano que um suporte dá é MUITO INFERIOR ao dano que qualquer outro membro do time, se ele pegou o kill foi uma fatalidade, e se alguem está jogando de suporte ele já está jogando em função dos outros, pelos outros, não faz sentido acusar esse jogador de "roubar" alguma coisa.

Obrigado pela atenção.

Henning CzerwiEl

Senior Member

11-04-2012

Concordo plenamente. Eu comecei a jogar ranked à pouco tempo (depois de mais de 500 vitórias nos modos normais, ou seja, mais de 1000 partidas), e jogo na maioria das vezes de support, pois prefiro que o time escolha a vontade suas lanes, e os adcs, principalmente, adoram encher a boca e te chamar de KS quando você acaba matando alguém da lane. Para assegurar que o oponente vai morrer, eu ataco com skills de ataque e ataque normal (dando prioridade às curas e escudos ou qualquer outra habilidade que beneficie o grupo), e o carrier ou até mesmo o time te crucifica se você acabar por pegar a kill, como se fosse um pecado mortal, ou se fizesse por querer. Eu no papel de support me pergunto se não é muito melhor o adc ou qualquer outro que dê dano matar, ao invés de um champion geralmente pobre em dano (como Janna e Soraka, por exemplo).

Realmente o support tem que ser mais considerado no jogo, afinal, o sucesso ou a derrota da lane, e em geral do time, dependem diretamente de nós. Uma ward mal colocada e a lane pode ser terrivelmente prejudicada, uma cura negligenciada, um escudo para o champion errado, uma ult mal dada ou desperdiçada, um slow no tank, até mesmo uma kill que não queremos...pode não parecer, mas um dos que mais ficam estressados durante o jogo e que mais tem de pensar em mais coisas ao mesmo tempo é o support. Ou você nunca ficou aflito porque quer wardar o Baron e o jungler não te acompanha ou esta sem Oracle? O quando vê que deu silence no adc ao invés do mage? O se é melhor soltar a ult da Sona no início ou no fim do tf? Ou se a cura da Janna vai atrapalhar ou ajudar o time? Pode acreditar, muita coisa pesa nas costas do support, e na maioria das vezes, ele se culpa bastante pelo insucesso de sua lane.

Preste muita atenção ao seu support, e veja se ele realmente merece ser xingado. Um support negligente, que prefere comprar itens à wards ou que se recusa a cooperar com o que o time pede, com certeza merece ser malhado, mas se o seu support sai da base com um pingente, 2 wards e 1 vision ward, tenha bastante cuidado ao cupá-lo por perder a lane ou a partida...supports são isso: support. Não são milagreiros e não vão tirar curas do além para salvá-lo (se bem que eu consigo algumas vezes...).

Radiorlz

Senior Member

11-05-2012

existe uma solucao... ignore...

poe na ignore list e ****-se...

Doctor Land

Member

11-05-2012

concordo com muash rs.. ignora e seja feliz.. praticamente todos os jogos que a partir do momento que ignoro o meliante.. meu time vira.. pq paro de fazer ele digitar e prestar mais atenção no game

Pride snow

Member

11-09-2012

Citação:
Muash:
existe uma solucao... ignore...

poe na ignore list e ****-se...

bom essa é uma solução, mas acho que nao da pra se resolver tudo assim, desculpas tambem servem, jogava de support, e acho que faço bem a função, ja cometi alguns kills que realmente foram acidentais, e disse " me desculpe " e funcionou, agora se o seu adc nem com isso se conformar, bom, ai é o caso do mute.

Ackzy

Senior Member

11-09-2012

ontem eu estava jogando de sona com um graves na bot lane, o jungle veio e demos um dive, acabei pegando uma das 2 kills, conclusao, o adc me xingou... geralmente jogo de adc ou suporte, sendo q sona eh meu suporte preferido e sou muito agressivo com ela na lane, mais quando estou de adc e acontece uma kill para meu companheiro não xingo, não reclamo. se for meu duo ou nao digo , relaxa melhor q fugir, agora wards nao falta :P

Evilbonder

Junior Member

11-16-2012

Conheço a sua dor, meu caro amigo. Jogo de support desde o lvl 10 e ja passei por isso inumeras vezes.

Estou desanimando pouco a pouco de jogar com support por conta da falta de consideração do time para conosco.

Slaygon

Junior Member

11-16-2012

Cara eu tb gosto mto de jogar de suporte, teve vezes q eu ja tive que carregar o meu time nas costas, e eu compreendo plenamente isso q vc falou. Eu digo uma coisa ,o maior problema são os jogadores brasileiros na minha opinião. Esse caras q xingam suporte geralmente são uns muleques de 14 anos q não gostam de jogar de suporte, ou de tank ou de qualquer outra coisa q ñ seja adcarry, o tipico "BR vem x1",é o cara q geralmente pensa q tudo em um jogo se resume a frag, e o teamplay que se **** pra lá. Sem generalizar, mais q tem uma grande parcela de brasileiros q são assim isso tem, ñ só no lol mais em qualquer MMO!!!

UberShadowKiller

Junior Member

11-20-2012

I feel you bro...
Isso acontece direto, as vezes eu mato achando que o cara iria fugir mas tinha um DoT nele que não vi, eu simplesmente me desculpo e continuo jogando.
Varia muito de situação para situação se é melhor garantir ou deixar pro carry.

Baron

Member

11-20-2012

Meu irmão é suporte e eu sou carregador, sei como é chato para ele pegar alguns abates sem querer. Ele fica um tanto quanto tenso pensando que a gente vai perde por causa de 1 ou 2 abates que eu não peguei. Mas com o tempo eu e ele começamos a nos entrosar melhor e hoje em dia nos não temos mas esse problema. Então a melhor solução é você encontrar um bom parceiro para jogar com você sempre, assim os dois irão evoluir suas habilidades juntos.

12