Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

Diferenças entre DotA e LoL

Comment below rating threshold, click here to show it.

BioD1

Junior Member

01-22-2014

Bom pessoal, primeiramente devo dizer que eu não escrevi este post, ele foi copiado de outro forúm( aqueles que desejarem link mp por favor) e gostaria de saber oque vocês acham.Por favor não comecem com brbrbrhu3hu3hu3 poste se você tiver algo bom para colocar na discussão.O texto é grande então reserve ae uns 10 minutos para ler :

"Para iniciar devo dizer que minha experiência no League of Legends ocorreu na season 2, onde meu elo chegou a 1700, o que seria um gold 2, de modo que eu tenho noção das mecânicas e de como funciona o jogo. Parei antes de progredir. Como doteiro, quando lançou o sistema no Dotabuff, meu DBR era 1932, onde eu seria um “Platinum 1”, jogo na Very High sempre. Costumo frequentar o subreddit do League of Legends e de Dota2, de forma que estou atualizado em ambos, se assim pode-se dizer.
Costuma-se dizer que League of Legends é casual e DotA é um jogo hardcore e que por isso DotA é muito melhor, o que não é exatamente um argumento, mas sim um pressuposto que, embora tenha certa verdade, não pode ser vista dessa maneira.
Um jogador aleatório de Dota que for jogar League of Legends não destruirá tudo e todos e não será melhor que alguém que conhece as mecânicas, o meta e etc. De fato, aquele terá certa vantagem ao aprender, pois já conhece como funciona o estilo de jogo.
Fala-se que a skill cap do dota é maior que o do LoL, mas o argumento é equivocado. Nunca ninguém atingirá a skill cap de nenhum dos dois jogos. Nunca ninguém pegará todos os Lhs possíveis, conseguirá jogar na perfeição em nenhum dos dois jogos, portanto não se pode dizer que um tem a skill cap maior que o outro e sim que a skill ceiling de um é maior que outro. E é aí que de fato o Dota tem maior skill ceiling que o LoL
Um argumento há muito superado, mas ainda presente por parte dos jogadores de lol, seguindo os “desensinamentos” do morello, afirmará que dota adiciona complexidade pelo simples fato de ser complexo (complexity for the sake of complexity) e que nada adicionam ao jogo a não ser o fato de dificultar o entry level e ***** com novos jogadores.
A princípio, o argumento pode parecer correto, mas ele se autodestrói quando você observa a variedade de heróis possíveis no dota, a dificuldade para controlar o tempo, a lane, micro, itens (season3, ok), counters, e muitas outras coisas. São de fato mecânicas que adicionam "a whole new level" e muito mais "depth" ao jogo. Simplificando, imagine que no League of Legends você tem que controlar sua lane com harass e zoning. No dota você terá que controlar sua lane com harass, zoning E deny. Observando o creep equilibrium e mantendo a lane parada, ou pushando quando necessário. Obviamente a laning phase não se restringe a só esses fatores, mas é um exemplo. De fato, o dota é um jogo com skill ceiling maior que o LoL, mas isso não significa que seja um jogo melhor. Isso só significa que um jogador hardcore tende a preferir dota que LoL e que a maioria dos casuais e pessoas novas ao gênero terão mais facilidade de aprender a jogar lol, mas não significa necessariamente que terá diversão, como será possível perceber nos seguintes tópicos:

-Grind: Uma das coisas que me irrita no lol é o grind que é necessário. Já li alguns absurdos de pessoas achando que se deva jogar para ter um objetivo, que no caso é abrir certo champion ou runes. E isso de certa forma é impressionante. Os RPGs realmente mexeram com o intelecto dessas pessoas. Será que o jogador de League of Legends jogará menos se não tivesse que liberar todos os champions? REALMENTE? Se alguém quiser algum objetivo no jogo, que seja melhorar seu elo ou sua skill como jogador. Jogo Dota por gostar do jogo e acredito que o fato de não ter grind nenhum é um grande plus do jogo.

Existe apenas uma coisa que separa alguém que começou hoje de um veterano: a skill, todos estão em "equal ground". Já no LoL, o grinding não é muito problema para quem já é macaco velho, mas imagine começar uma conta hoje e veja quanto tempo demorá para abrir todos os champions. E é fato: se você não tem todos os champions, você começa em desvantagem em relação a quem tem. Isso interfere até a entrada de alguém no competitivo. Se uma pessoa que começou há 2 meses quiser jogar dota competitivo, desde que arrume um time, conseguirá normalmente, mas o mesmo não é verdade para o League of Legends. Não estou falando de clãs high skill, mas sim em relação aos low skill.
Já vi muita gente falando que não jogará dota pelo simples fato de ter gastado muito dinheiro com o LoL. E para esses uma pergunta: para que jogar um jogo em que você se diverte menos pelo simples fato de possuir mais coisas na sua conta ou ter gastado mais tempo nele?

-Variedade nos champions: é o que mata o jogo dos casuais em minha opinião. Os champions são muito iguais e isso é culpa do Morello e da sua ideia de anti-fun. Sempre que vai sair um champion novo todos se animam, grindam os pontos necessários para o champion novo e ficam esperando. Quando o champion sai ele é um genérico de todos os outros. Pega skill de um, skill de outro, skill de outro e coloca uma ult qualquer. Simplesmente não há qualquer coisa como um meepo, um invoker, uma wisp, pelo simples fato que não querem inovar e colocar novos mecanismos e deixar o jogo divertido. Parece-me extremamente monótono.

O pior de tudo é que a Riot faz com que os champions sejam feitos exatamente para certa função. Criam um jungler para ser jungler, um AP carry para solar mid e por aí vai, parece que não há criatividade. Pode perceber, os heróis mais divertidos são os híbridos, que não são estritamente de certa role. Exemplos disso são as AP Ratios de alguns personagens. AP Janna, AP Lulu eram jogados competitivamente, mas a Riot não gostava que esses champions fossem jogados como AP nukers, queriam-nos apenas como supports. O que fizeram? Nerfaram as ratios para o inferno, mesmo que não tivesse nada de errado com elas.

-Recompensa no dota por jogar bem é maior: de fato é muito mais recompensante destruir uma lane e destruir seu adversário com denies, ganks e carregar tudo. Você pode fazer um wombo-combo e vencer uma teambattle em um momento só de forma arrasadora. No dota existem muito mais skills que são capazes de virar um jogo, tais como Black hole, ravage, relocate, song da naga e por aí vai. Uma skill bem encaixada pode virar um jogo completamente. Há muito mais "Wow moments", além é claro que a fog funciona de maneira que saber utilizá-la é uma grande vantagem. Você pode criar seu próprio caminho e jukar de forma que seu adversário fique perdido, muito mais facilmente e humilhantemente que no league of legends, onde jukes são praticamente inexistentes.
Se você acha que invoker é sem graça, tente jogar com ele: há de fato uma recompensa por sabe jogar.

-Stale metagame: Isso é de longe a coisa mais chata do league of legends, já que o metagame é martelado na pedra. Não se pode inovar se você não tiver um time ou for Diamond 1 e for jogador profissional ou streamer famoso. É regra do jogo que se jogue como os pros, onde ficará AP carry mid, support+ad carry bot e bruiser top. No competitivo, os jogos se tornam muito monótonos, pois são todos iguais. Sempre pegam os mesmos champions, já que o sistema de picks é ineficaz e sempre é tudo igual, embora alguns times tenham inovado e mudado algumas lanes, ainda assim é o mesmo princípio. Não há o 1-1-3, 1-2-1-1, 1-1-1 com 2 roaming, 2-1-2, 1-2-2 como no dota em que cada jogo podem inventar uma coisa. É comum até o 0-1-3 (1). No dota, os heróis não são feitos para certa role, eles simplesmente podem ser colocados aonde se bem entender.
Mas o pior de tudo desse metagame é que você não pode inovar em pubs (matchmaking), pois se você tentar pegar algo diferente e quiser tentar jogar com algum champion que geralmente é support no mid, você será xingado por todos e, inclusive, poderá ser BANIDO! Se você escolher um champion que não é para certa role e jogar nela você será banido. Os administradores dirão que se você quiser jogar ranked você terá que jogar com o que é o melhor testado e deverá ter "perfect team composition" e se você quiser testar algo, que jogue normal. Randomizar um champion poderá te dar ban (ou ser execrado publicamente), jogar de AP hecarim mid, fiora mid ou simplesmente um fiddlestick bot como support, mas sem items de support mesmo que você "carregue seu time pra vitória" te levará ao ban. O legal é que se você já tiver testado muito no normal e quiser tentar no ranked, ainda assim poderá ser banido. O tribunal foi uma das piores coisas já criadas.
No Dota, as pessoas simplesmente pegam os heróis que querem jogar e tentar fazer a composição das lanes e das roles da melhor forma possível, podendo criar times competentes com uma gama muito grande de heróis. E é muito simples: se quer jogar algo competitivo, jogue competitivo COM SEU TIME, se quer jogar pub, jogue matchmaking!
Um aspecto que o metagame causa é que as pessoas acabam sempre jogando na mesma role e mainzando algum champion, então você muito comumente verá pessoas que só jogam de support ou só de Ad carry, enquanto no Dota isso é muito incomum.

-Passividade: é certo que no lol parece que se buscam mais certos objetivos e as teamfights parecem ocorrer em torno desses objetivos. Seria muito bom se não fosse por um fato: Isso só começa a partir dos 20 minutos, até lá é uma farm fest. TODO JOGO é UMA FARM FEST até os 20 minutos por um motivo: é quase impossível gankar.
Não sei se mudou na season 3, mas flash, wards sem CD, turret batendo pra caramba são mecanismos que promovem a passividade. Qual a razão de se gankar certa lane se o rival escapará usando flash, de forma que seja impossível divar a torre, além de que muito provavelmente ele te verá por ter ward, da qual ele pode dispor de quantas quiser? Se ele o fizer, deixará o oponente de lane free farm e talvez até perderá o seu turret. No dota, há items como smoke que permitem passar pelas wards, há uma fog maior, as wards tem cd, as torres hitam pouco e é muito fácil divá-las. O jogo é muito mais action packed e os jogos costumam ser muito mais movimentados.

-Support: essa é uma role essencial de ambos os jogos, mas você já tentou jogar de support no league of legends? Pegue um dos 7~8 champions dessa role e fique parado no bush afk e coloque wards quando puder. Super divertido. No dota, além de ter uma variedade enorme de supports e precisar saber como jogá-los, há muito mais coisa para se fazer. Saber a hora de smokar, wardar e counterwardar na hora certa (CDs de compra); utilizar a fog corretamente, zonear, saber jogar trilane ofensiva, defensiva, denar, pullar, stackar e fazer tudo isso perdendo dinheiro cada vez que morre! Um support é verdadeiramente um support, ele faz de tudo para o carrier verdadeiramente carregar ele. Costuma terminar com a bota e ainda assim tem papel fundamental no time.

-comebacks no dota são mais frequentes: eu particularmente adoro quando o jogo tem uma grande reviravolta e o time que estava perdendo vira um jogo praticamente perdido. Quantos jogos de League of Legends vocês viram que a diferença de gold estava 10k e um time virou? Pouquíssimos e, quando ocorreu, um dos times entregou. Já no DotA isso acontece muito mais frequentemente, porque, embora as barracks não respawnem, há uma escala melhor nos itens. Quanto mais barato um item, mais stats ele dá.

Por exemplo: 6 branches que custam aproximadamente 310 de gold dão +6 em todos os stats, enquanto um ultimate orb que custa 2100 de gold dá +10 em todos stats.

Fora isso, há a possibilidade de matar aquele carrier fora de posição em que o time X está apostando ou acertar uma grande skill como o black hole e dar team wipe. Uma smoke bem counterada ou bem usada pode proporcionar uma virada épica.

Como prova, se fez um estudo e aproximadamente 25% dos jogos de dota competitivo são comebacks de uma diferença de gold/exp expressiva, enquanto uma % muito menor foi encontrada no league of legends. Neste, se seu time é significantemente mais fraco que o outro, você perde a teambattle, não tem outro jeito. Graças ao CC significativo no DotA e skills que para o Lol seriam "roubadas" ou “OPs”, você pode vencer uma teambattle mesmo estando muito atrás e até por isso que não se tem o concede button no DotA 2. Quantos jogos eu já virei que eu julgava perdido no DotA sem nenhum método de virar pensável? Vários. No LoL? 2.

-Cliente: O cliente do League of legends é uma porcaria. FATO. Está certo que a Riot era uma pequena empresa quando começou e desenvolveu com Adobe Air. Embora eu não entenda nada de programação é sabido que o cliente do lol tem tempo de resposta horrível, é lento e bugado. Store não loada, tem bug pra ver elo no perfil das pessoas, random crashes, reconnect não funciona às vezes, entre outros. Fora o "Adobe Air Debugger has stopped working".
No Dota 2 acontece em algumas ocasiões, mas é em um nível muito menor e o jogo ainda é um fodendo beta (É BETA, não me venha falar que eles consideram o jogo lançado) e não está no mercado há 3 anos. Fora a possibilidade de assistir replays, seus amigos jogando, torneios com narração podendo controlar o mouse ou ver pela perspectiva do jogador ou do narrador, inclusive enquanto dá find match. Fora que a engine do dota 2 é muito melhor e mais flexível, o que permite melhores gráficos, visuais, terrenos, models, efeitos de magias. Os efeitos de áudio são mais variados e a música ambiente é melhor (ok, minha opinião) e cada herói tem 5~15 minutos de diálogo, com vozes para quando mata alguém, pega algum rival, pega runa, renasce, morre e etc. O nível de detalhe que a valve coloca pra cada aspecto do jogo é insuperável. Até no The International 2 se criou announcers para cada time e voice work para quando o time avançasse para próximo estágio da competição.

-Ban system/tribunal: No Dota, o sistema de "banimento" funciona de forma que a pessoa que cometeu tal infração vai para uma low priority queue, de forma que ele ainda pode continuar jogando, porém com a escória que também está na low priority, griefers e quitters se abraçam. Além disso, há uma demora para achar o game e geralmente o jogo de lá é zoado, mas ainda assim eles podem jogar. No League of legends existe um sistema que os próprios players escolhem se aquele player que foi bastante reportado deverá sofrer punição ou não. Existe também o LeaverBuster, mas o maior problema é o Tribunal. Basicamente você está nas mãos de jogadores que podem te banir por dias, talvez pra sempre e eles não podem nem sequer ver o replay, eles só recebem o log e decidem. Existe a discricionariedade de perdoar ou punir e o sistema, como um poder vinculante, faz automaticamente o ban.
Poderia até ser bom, se apenas players “tóxicos” fossem banidos, mas esse poder arbitrário vem com dezenas de problemas: no início, dava-se IP para quem julgasse os casos. Assim, quanto mais casos você julgasse, mais você ganharia IP. O que as pessoas faziam? Spammavam “punish” o dia todo. Sensacional. Tiraram isso, perfeito. Ficou ligeiramente melhor, porém existe um sistema de “accuracy” em que dita se sua decisão foi errada ou certa. Parece estranho. E é. As pessoas vão ganhando Justice Rating pra cada streak que fazem, de forma que quando eles votam pela corrente minoritária, eles são “punidos” por esse sistema de rating, já que sua rating cai. Isso nos leva a um encorajamento às pessoas a utilizarem a opinião da maioria. Às vezes você nem acha que aquele player deveria ser banido, porém como você sabe que a maioria das pessoas votará pela punição, você também vota e pronto: fica com a rating alta. E se eu achar que alguém falar “gg easy” não deveria ser um motivo de punição e quiser manter minha rating alta?
Posso estar errado, mas, além disso, a maioria dos jogadores não está envolvida no tribunal, então um pequeno número pode usar ela pra ditar um comportamento aceitável do grupo como um todo. Vejam só esse caso: http://na.leagueoflegends.com/tribunal/en/case/6247673/#nogo

O cara foi Banido PERMANENTEMENTE. Sério. Observem os três reports, os três jogos, será que ele realmente merecia nunca mais poder jogar?
Sei que o FAQ do tribunal diz que não banirão por não seguir o meta, mas sim por estragar a experiência dos outros usuários, mas o fato é que se a pessoa não seguir o meta, ela será banida. Há inúmeros e incontáveis casos que isso ocorreu. Provas? http://na.leagueoflegends.com/board/showthread.php?t=2139942
Leiam o que o OP escreveu e a resposta do Morello. É risível.
O que irrita é que não se pode nem saber o que de fato aconteceu, eu posso simplesmente começar a fazer coisas aleatórias e ficar estragando o jogo, porém escrever de um jeito amigável para que o tribunal não me bana. Posso falar que estou indo em uma lane e ir em outra, jogar skillshots para lugares aleatórios, instigar meu time a brigar e não ajudá-los, posso entrar com 2 amigos em um jogo e reportar por intentional feeding um jogador que eu só fiquei atrapalhando, não movendo um dedo para ajudá-lo e o instigando para brigar e morrer. Muito possivelmente ele será punido.

-Pendragon:
Pendragon era o dono do site dota-allstars.com. O site/fórum era o elo da comunidade de dota que sempre foi dividida em diversas plataformas. Era o que o TeamLiquid é para o Starcraft 2. Era aonde os jogadores interagiam, os designers do jogo, etc. Tinha milhões de posts, guias, discussões, fan arts, etc.
Em um belo dia, esse cidadão foi contratado pela Riot, fechou o dota-allstars.com, escreveu uma carta atacando o Icefrog e colocou uma grande propaganda do League of Legends. Disse que iria colocar todos os arquivos em até uma semana e demorou mais de 3 anos, quando veio pedir “desculpas” e escreveu a seguinte pérola como uma conta oficial da riot: http://www.reddit.com/r/DOTA/comments/12zjm6/access_to_the_old_dotaallstarscom_to_be_restored/c70dlon

Sim, ****-se você também, seu grandessíssimo filho de uma ****.

Para os lolfags entenderem melhor, basta imaginar pegar o teamsolomid, reign of gaming, mobafire, os subbreddits de LoL e o fórum oficial e fecharem todos eles e colocarem propaganda de Dota 2.

Além disso, temos um incrível tela-tiro deste senhor: http://na.leagueoflegends.com/board/attachment.php?attachmentid=490333&d=1342634409

Lógica da Riot é incrível. Colocam a opção Random no jogo, mas banem quem usa. Sensacional.

Riot Games:
Essa empresa não é completamente ruim. Tem algumas virtudes, tais como demonstrar as razões pela qual faz as escolhas publicamente mesmo estando equivocados; possuem um excelente setor de marketing; o RH deles me parece bom, existem vários funcionários ótimos que se mantém em contato com a comunidade corriqueiramente. E é só.

Muitas vezes eu leio algo como: “Riot fez coisas maravilhosas pelos e-sports, tem um grande support e fez um grande jogo destinado a diversas audiências”. Semi-verdade. A Riot fez coisas maravilhosas para seu próprio jogo, não para os e-sports, o support team deles é bom e de fato eles fizeram um jogo destinado a diversas audiências, não um grande jogo, mas um jogo.
A Riot Games não gosta de e-sport, ela gosta do jogo dela e do dinheiro que eles ganham com ele. Fato.

Essa empresa injeta dinheiro em praticamente todos os torneios para ajudar na premiação de LoL, porém em troca eles EXIGEM exclusividade para um Moba apenas, o deles. Se você é um organizador de torneio e deseja ter ajuda da Riot, você não poderá ter dota no seu campeonato. Ok, eles vão usar o dinheiro deles para promoverem um evento, então que seja exclusivo, mas essa é uma das razões pela qual os dois não podem existir, o marketing terrorista que a riot faz.

O que a Riot faz é colocar muito dinheiro e sustentar praticamente todos os torneios e os players, o que acontece se a Riot parar com isso?
Quem vai sustentar a competitive scene? A comunidade? Duvido.
Para que se tenha uma noção, a Riot queria que os times que fossem jogar na Season 3 de LoL disbandassem os times de dota. Se alguém tivesse time de dota 2, não poderia jogar competitivamente na season 3. Vide http://www.teamliquid.net/forum/viewmessage.php?topic_id=366477

Quando descobriram, para damage control, eles negaram, depois se calaram. Times como a CLG, EG, dignitas não poderiam existir no dota se quisessem ter uma divisão de League of Legends. Por que isso aconteceu? Porque eles tem um modelo de centralização do competitivo, eles mandam em tudo com o dinheiro injetado. Deve-se boicotar essa empresa que não aceita uma competição justa.
Por outro lado, a Valve de fato ajuda o e-sports. Caras como InControl, slasher, zerogravity, e outros concordam com isso. A Valve vendeu pennants para ajudar DIRETAMENTE os times, vende tickets de torneio para ajudar DIRETAMENTE os organizadores, deixa criarmos items para que entrem no jogo, deixa que os times façam cosméticos, tais como capa de certo hero, courrier e que o dinheiro vá para o time. Coloca funções incríveis como os replays, assistir jogos in-game, inclusive com narração. Isso sim é ajudar os e-sports e não pagar para uns organizadores espanhóis para colocar o jogo deles num torneio para o jogo deles parecer bom. O competitivo de dota é, e sempre foi, dirigido pela comunidade e para a comunidade, a Valve faz um torneio esplêndido uma vez por ano e realmente ajuda o e-sport com diversas features.

O que a Riot tem que fazer, se eles realmente se importam pela cena competitiva é gastar o dinheiro deles fazendo um cliente estável, com features pra promover o jogo competitivo, tal como a Valve faz com Dota. Prova disso foi a final do Season 2 de LoL, em um torneio que valia 1 milhão de dólares, onde ficaram 8 horas para jogar uma Md3 e no final não conseguiram jogar, por conta da péssima infra-estrutura e péssima logística dos servidores, já que o jogo crasheou e teve que ter um remake depois de 50 minutos, porque não dá pra salvar o jogo, como o dota salva a cada minuto, onde mesmo que o jogo crashar, ele pode voltar daonde parou. Tiveram que adiar e jogar outro dia, fora o fato que dava pra olhar no telão e ver o mini-mapa, além de não ter soundproof booths, onde se podia ouvir a torcida e os narradores.

Em virtude dos fatos mencionados é possível perceber que, talvez graças aos tentáculos da Tencent, a Riot não se importa com você, com os jogadores, pelo balanceamento, por quão satisfeitos estão os jogadores, mas sim apenas pelo Dinheiro. "Fatos como o Pendragon em uma conta oficial mandar os jogadores de dota se foderem, ou o fato do Morello chamar os jogadores de retardados e nem uma desculpa vir da Riot são provas disso. Assim como o marketing terrorista, o sistema de grind paytoplay, balancear debaixo pra cima, de acordo com o que é OP nos piores pubs possíveis, dentre os demais fatores citados. Para resolver isso é muito fácil, testem o Melhor ARTS e comprovem com seus próprios olhos qual jogo é melhor. Não seja mais um no rebanho que joga League só porque seus amigos jogam, teste Dota e nunca mais olhe pra trás. Aceite a Valve e o Gaben no seu coração, uma corporação que de fato pensa em você e fazer o melhor jogo possível."

Também gostaria de saber e gostaria da resposta de um Rioter, porque o client do LoL é tão ruim e bugado ? O jogo saiu da fase beta no dia 22 de Outubro de 2009, porque uma empresa do calibre da Riot, concertar um client bugado não deve ser difícil visto o tanto de lucro que eles têm.

Death Blades

Member

01-22-2014

Li a maior parte do texto e sei que ele vai ser excluído em breve, essa empresa é uma *****. Estou aguardando o moba da Blizz.

Hallgrimsson

Senior Member

01-22-2014

O que eu vi mais é um tópico de "LoL é uma porcaria" do que um tópico de "diferenças entre DotA e LoL". E foi de uma maneira bem tendenciosa. Ou seja, pra mim esse tópico não vale de nada para uma discussão crítica. Eu não vi sendo citado sequer um ponto forte do LoL em relação ao DotA, e se fosse assim, DotA seria muito mais jogado do que o LoL.

TL;DR não é um tópico que pode ser levado a sério.

Scientist

Junior Member

01-22-2014

Obviamente não lerei esse muro, minha pergunta é: existe MP aqui ?

Death Blades

Member

01-22-2014

A questão é as pessoas são maduras o suficiente para entrarem em um debate? Ou vão agir de forma autoritária.

Eu joguei os dois jogos Dota2 e Lol e para mim lol só tem mais marketing. Dota era um jogo só para quem joga, você não vê propaganda de dota, mas de LOl eu vi até reportagem paga para promover o game. Jogo Lol, mas estou cansado de ver uma comunidade abandonada e o único empenho é em fazer campeões e vende-los, não temos um retorno positivo das nossas criticas e depois de 1 ano e meio reclamando de trolls, tenho ctz que esse problema nunca vai ser solucionado. Só parei de jogar Dota2 pq meus amigos não se adaptaram ao jogo e me vi jogando sozinho, então parei para poder jogar lol com meus amigos. Entretanto não vejo essa necessidade já que todos se encontram cansados e estão migrando para outros jogos.

Entra outras coisas você não vê o Dota sendo popular entre as crianças, nem vê um monte de champs coloridos como ursos de pelúcia. No Dota2 você monta sua build de acordo com a visão do game, os itens e o jogo de forma geral é bem mais dinâmico. Entre outras palavras Dota é um jogo mais complexo e criança não joga. Por que não é pvp onde basicamente vc tem que apertar a sequência de botão o mais rápido possível. E o timing e a posição que conta e isso de uma forma que faz com que lol seja um jogo completamente MONODEDO.
E tudo lá e de graça excerto skins que vc compra, se quiserem tnho 28 keys de dota2. Aviso a moderação, eu não sou idiota vocês podem até apagar a msg, menos e digo menos banir minha conta. Sei quanto gastei com esse jogo, e sei quanto pode custar. Abraços!

Strawbavawski

Senior Member

01-22-2014

Os players de LoL em geral n gostam desses "meepos" da vida. Por isso muita gente odeia a ult do yasuo.

Death Blades

Member

01-22-2014

Se analisarmos os champs do Lol eles são basicamente frank stein de outros champ. Kha'zix e Rengar tem várias habilidade em comum, a desculpa para a falta de criatividade é que eles são inimigos. Ambos saltam, o Q deles, ambos ficam invi.

xPeiNx

Senior Member

01-22-2014

Inicialmente,eu queria jogar o dota 2,mas meu pc não aguentou o grafico(algo engraçado,ja que meu pc aguenta WoW e PW mas não dota 2),entaum eu vi que LoL era parecido,entaum vim joga,é legal,mas essas caidas no servidor,bans horriveis,desanimam muito.

xPeiNx

Senior Member

01-22-2014

Sem contar que você tem que comprar os champions,oque é algo muito chato,ja que no dota é tudo aberto e tranquilo.

Death Blades

Member

01-22-2014

Peint tenho um problema parecido, sofri lá por que na hora das teams fighters meu fps drop muito e acabo por ter alguns freeze de tela. Então fui parando, mas pretendo voltar a jogar.