Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

[Guia] Yasuo, Imperdoavelmente OP.

1
Comment below rating threshold, click here to show it.

Amaka

Member

03-30-2014

Boas pessoal!

Hoje vim trazer pra vocês um guia de um Campeão que vocês certamente já conhecem - Yasuo.

Esse guia é mais voltado à iniciantes ou pessoas que acabaram de comprar o Campeão. Trataremos de seu estilo geral, uma explicação detalhada das habilidades, uma lista completa do que a Parede de Vento do Yasuo bloqueia e o que não, e um guia de jogabilidade com truques que ele pode fazer.

Então, vamos lá?

1) ~~Introdução~~

Yasuo foi lançado há quatro meses atrás. No lançamento, pegar um no seu time geralmente era algo ruim pra você. Bem ruim. Poucas pessoas sabiam, de fato, como usar o campeão. Usar um campeão corpo-à-corpo logo Mid? Isso parecia ser brincadeira, principalmente considerando Campeões como Nidalee, Brand ou Xerath - que possuiam alcançes altíssimos, formas de imobilizar seu inimigo e combos devastadores. Quem iria querer usar um Campeão com alcançe curtíssimo contra esses caras? Parecia suicídio.

Eventualmente, o pessoal pegou o jeito. Ninguém acreditou quando o Faker - Um dos melhores Mid Laners do Mundo, na minha opinião - pegou ele, indo contra um dos Mids mais temidos de todo o game: Um Fizz. E ele ganhou. Começaram a testar o campeão, criar jogadas e combos bonitos com ele, e finalmente, hoje, um bom Yasuo destrói tudo que vê pela frente.

2) ~~Resumo do Campeão~~

Yasuo é um campeão extremamente móvel, que escala à partir de crítico, assim como Master Yi ou Tryndamere. No entanto, ele possui uma mecânica muito mais profunda que ambos, visto que sua alta mobilidade e uso de suas habilidades define o rumo de uma luta. Ao contrário de ambos acima, Yasuo não é totalmente dependente de Auto-Ataques, suas cooldowns sendo baixíssimas e o que é melhor - terem zero de custo de Mana. Um recurso fundamental para qualquer outro Mago é substituido por um escudo que absorve dano antes que ele machuque Yasuo - trataremos disso abaixo.

3) ~~Prós/Contras~~

Prós:

Extremamente forte quando bem usado;
Uma passiva dupla;
Dispensa Mana, e possui cooldowns baixíssimas;
Por escalar com Crítico, um dano naturalmente altíssimo;
OP;

Contras:

Requer mecânica;
Requer muita mecânica;
É vulnerável no early game;
Extremamente squishy, morre muito facilmente caso focado;

4) ~~Habilidades~~

Passiva: Estilo do Errante

Intenção/Intent:A chance de um ataque crítico por Yasuo é duplicada.
Decisão/Resolve: Yasuo ganha Fluxo à medida que se move – quanto mais rápido ele se move, mais rápido seu medidor de Fluxo se preenche. Quando preenchido o medidor, Yasuo ativa um breve escudo após sofrer dano vindo de Campeões inimigos ou monstros.

A passiva de Yasuo é relativamente simples de se entender. A primeira parte, Intenção, dobra sua chance de Acerto Crítico. Se você comprar um ítem que te dá 10% de Chance de Acerto Crítico, receberá 20%. Dupla chance de dar dano duplo. OP.

A segunda parte é um pouquinho mais complexa, mas nem tanto. Yasuo ganha um recurso único, Fluxo, enquanto se move. Quando atinge 100% desse recurso, uma carga de "Escudo" fica guardada. Essa carga é automaticamente ativada quando você recebe dano de campeões inimigos ou monstros da selva. Minions, graças à Odin, não ativam essa carga (Mais).

Q: Tempestade de Aço/Steel Tempest:Yasuo avança com sua espada, causando dano a todos os inimigos em uma linha reta. Acertar Tempestade de Aço com sucesso concede a Yasuo acúmulos de Tempestade Vindoura por um curto período. O terceiro acúmulo de Tempestade Vindoura faz com que Tempestade de Aço dispare um furacão em linha reta que lança ao ar os inimigos atingidos. Se Yasuo usar Tempestade de Aço durante Espada Ágil, a habilidade acerta todos os inimigos à sua volta imediatamente.

Aqui a coisa fica um pouco mais complexa. O Q de Yasuo é um ataque (Que agora é Auto-Smartcast, sempre sendo usado na direção do seu cursor) em linha reta, que possui um alcançe decente, e uma cooldown que escala com Velocidade de Ataque. É tratado como um Ataque Básico, logo aplica Roubo de Vida, slows e efeitos que normalmente seriam aplicados com um Ataque Básico.

Após ser usado duas vezes em sequência (E acertar um alvo, não necessariamente um campeão), Yasuo ganha uma animação OP, e após usar seu Q uma terceira vez, um furacão OP com alcançe OP é projetado de sua espada. Possui um alcançe muito maior que o primeiro e segundo uso de seu Q.

Se usado enquanto você usa a terceira habilidade de Yasuo, Espada Ágil/Sweeping Blade(E), Yasuo gira, acertando todos os inimigos em volta de si. Se esse giro for usado após dois giros/Tempestades de Aço normais, ele também joga inimigos para o ar - Bem como o Furacão normal de Tempestade de Aço faria.

Tempestade de Aço tem um dano base de 20 / 40 / 60 / 80 / 100 (+ 100% AD).

W: Parede de Vento/Wind Wall:Passiva: Bater em disparada repõe o Fluxo de Yasuo mais rapidamente.

Ativa: Yasuo cria uma parede de vento que flutua lentamente para frente por alguns segundos. A parede bloqueia todos os projéteis inimigos.

Essa é simples. Passivamente, cada uso de Espada Ágil preenche o recurso Fluxo de Yasuo mais rapidamente. Quando ativada, essa habilidade cria uma Parede na frente de Yasuo que bloqueia projéteis inimigos. Eu sei, você provavelmente está se perguntando o que é um projétil e o que não.

Como o fórum não possui um recurso de Spoiler, no link abaixo você confere a relação do que a parede de Yasuo é ou não capaz de bloquear. Em resumo, ataques à distância de campeões, exceto o de Thresh, são bloqueados. Projéteis de Habilidades (Como os de Lux, exceto por sua Ultimate) são bloqueados.

http://www.lolking.net/guides/221017#custom-section-1 (http://www.lolking.net/guides/221017#custom-section-1)

(Embora esteja em inglês, a seção do que a Parede bloqueia ou não é bem ilustrada)

O fluxo bônus ganho com a passiva é de 3 / 6 / 9 / 12 / 15% por nível.

E: Espada Ágil/Sweeping Blade:Yasuo bate em disparada em uma distância fixa através de um inimigo, causando dano e marcando-o brevemente. Se Yasuo usar Espada Ágil várias vezes seguidas, a habilidade causa dano extra até um limite. Yasuo não pode usar Espada Ágil em um inimigo que já tiver sido marcado.

Provavelmente a habilidade mais mal-usada de Yasuo. Espada Ágil possui um cooldown extremamente baixo (0.5s no primeiro nível, 0.1 no último. Não, eu não fumei. Meio segundo mesmo.), e é a habilidade responsável por sua mobilidade insana na lane. Ela só pode ser usada em monstros neutros, campeões ou tropas inimigas, e causa dano extra quando usada em rápida sucessão. Na seção de Truques você confere algumas coisas que pode fazer usando-a.

Após usá-lo num inimigo, você não pode usá-lo denovo naquele mesmo inimigo por 10 / 9 / 8 / 7 / 6 segundos. Seu dano base é igual à 70 / 90 / 110 / 130 / 150 (+ 60% Poder de Habilidade). Não, não faça Força de Trindade no Yasuo, ou qualquer item AP.

R: Último Suspiro/Last Breath:Yasuo se teletransporta para um Campeão inimigo lançado ao ar próximo, suspendendo-o brevemente e a todos os inimigos lançados ao ar nas cercanias no meio do ar à medida que causa dano a eles. Assim que aterrissa, Yasuo ganha penetração de armadura significativa contra a armadura bônus de seu inimigo por um período estendido de tempo.

O Ultimate de Yasuo provavelmente é o Ultimate mais estiloso do jogo todo. Além de ser OP. Pode ser usado em um inimigo Lançado ao Ar/Airborne, mas é aí que entra a graça - Não precisam ser Lançados ao Ar pelo terceiro Q de Yasuo, necessariamente. O E de Blitzcrank ou o Ultimate de Wukong também lançam inimigos ao ar, lembra? Pois é. Uma boa composição de equipe torna a necessidade de acertar aquele furacão nula.

Possui um dano base de 200 / 300 / 400 (+ 150% bônus Dano de Ataque).

5) ~~Jogabilidade~~

Num jogo normal, começamos com Lâmina de Doran/Doran's Blade, uma Poção de Vida/Health Potion e um Totem da Visão/Warding Trinket. Um começo bem comum para campeões AD. Embora Yasuo possa ser usado no Top, ele é muito mais efetivo no Mid, e eu falarei um pouco disso agora. Por enquanto, trataremos dele no Mid, e no Mid apenas.

Seu objetivo é farmar. Matar as tropas inimigas, pegar gold, ficar OP. Existem diferenças entre pegar o Q (Tempestade de Aço)ou o E (Espada Ágil) como primeira habilidade. Como estamos aprendendo, colocaremos nosso primeiro ponto de habilidade no Q, uma skill que auxilia em trocas, farm, e permite que você dê dano no seu inimigo à distância após dois usos contínuos da habilidade.

Como você vai jogar varia muito de acordo com seu próprio estilo de jogo. Eu gosto de ser bem ofensivo - Estabelecer domínio na lane, prejudicar o farm do meu inimigo, e dar dano sempre que ele tente chegar perto para farmar. Oprimir seu inimigo, nesse caso, é essencial. Ainda sim, existem aquelas pessoas que gostam de jogar defensivamente. Yasuo é um campeão universal, nada te impede de ficar um pouco mais recuado, desviando de tudo que jogarem em você, mas nunca se esquecendo de farmar. Sempre procure dar o último golpe nas tropas inimigas e pegar o gold. Sempre.

Seu segundo ponto de habilidade vai no seu E (Espada Ágil). À partir de agora, começa a zueira na lane. Usar o E numa tropa perto do seu inimigo, usar sua Tempestade de Aço enquanto voa nela, dando um dano em área, e voltar para segurança usando o E em uma tropa perto de onde você estava previamente. Sempre tenha em mente que seu E dá mais dano quando você o usa muitas vezes (Nesse caso, apenas escala até o quinto uso), então usar ele em tropas inimigas antes de usá-lo no seu inimigo vai garantir que cause o máximo de dano possível nele.

Até o nível 6, vai de seu gosto o que melhorar. Se seu oponente é orientado à projéteis (Como Ziggs ou Lux), eu fortemente recomendo um ponto em Parede de Vento, pois o combo geral desses caras costuma machucar. Quando chegar no 6, assim como na maioria dos campeões, não hesite em colocar um ponto em Último Suspiro/Last Breath. Lembrando que você pode usá-lo logo após atingir um inimigo com o terceiro Q.

Existem diversas builds de Yasuo. No entanto, eu fortemente recomendo começar com uma Faca de Statikk/Statikk's Shiv como primeiro item (completo). Assim que tiver 800 de Ouro, vá para base e compre uma Espada Avarenta/Avarice Blade. Ela não só te dá Ouro por segundo, como também dá mais Ouro a cada abate de tropa. Farmar, ou abater tropas, é completamente essencial à qualquer carry. Eu não gosto de dizer que "você precisa ter 100 de farm aos x minutos", mas aperte TAB no decorrer do jogo e olhe o farm dos jogadores. Se o seu não estiver muito abaixo, você está indo bem.

O Gume do Infinito/Infinity Edge é praticamente unânime em qualquer personagem de crítico. Mas tem um lance do Yasuo - Lembra da passiva dele, que dobra sua chance de crítico? Apenas com a Espada de Statikk e o Gume do Infinito, você tem 90% de Chance de Acerto Crítico, enquanto aquele Master Yi do outro time, com os mesmos itens, tem apenas 45%. Enquanto outros campeões de Crítico necessitam de outros itens de Chance de Acerto Crítico para sobreviver (Como uma Dançarina Fantasma, por exemplo), Yasuo pode parar por aqui. 90% garante que a grande maioria de seus ataques sejam críticos.

É legal ter um item de sustain. Já que Yasuo não possui slows nativos, a Lâmina do Rei Destruído/Blade of the Ruined King e sua ativa é extremamente útil à ele. No entanto, caso o time inimigo não possua tanks/alguém com muito HP (3.5K+), esse item é, comprovadamente, ineficaz. Compre uma Sedenta por Sangue/The Bloodthirsterno lugar dela, ou até mesmo uma Hidra Raivosa/Ravenous Hidra se você se encontrar no meio da equipe inimiga muitas vezes. O dano em área realmente ajuda.

Finalmente, o que fazer numa TF, ou Luta em Equipe?

Embora o dano de Yasuo seja incrivelmente alto, ele também é incrivelmente vulnerável. Por mais que eu queira pular no meio de todo mundo e fazer um Pentakill, eu morreria meio segundo após chegar lá, provavelmente sem encostar em ninguém. Por isso, você deve esperar até que o tanque do seu time/outro cara que não seja você dê o engage (Ou seja, "inicie" a luta) para que você o siga, e pegue alvo mais distraídos. Sua prioridade é:

1)O Carry do time inimigo. Importante dizer que isso nem sempre que dizer "FOCA ADC". Aperte TAB, olhe o potencial de seus inimigos. Você tem um Draven do outro lado 0/10 que causa dano minúsculo, e um Vel'Koz 20/0 que oblitera tudo que vê pela frente. Será mesmo que você deve focar o ADC?

2)Os mais vulneráveis/menos imortais. Se você matou pelo menos o carry de lá, você fez seu papel. No entanto, você pode ir além - evitando focar o tanque inimigo, mas não hesite em bater nele caso ele esteja sozinho/longe do time.

6) ~~Truques~~

A ultimate de Yasuo comba com outros Knockups (Lançamentos ao Ar), e você não precisa usar seu terceiro Q toda vez que quiser ultar. Campeões como Malphite, Aatrox ou Wukong podem lançar inimigos ao ar também. Você encontra uma relação completa no link abaixo (Após descer um pouco):
http://www.lolking.net/guides/221017#custom-section-1 (http://www.lolking.net/guides/221017#custom-section-1)

Após usar seu E em uma tropa/campeão, você não pode o usar novamente naquela tropa/campeão. Portanto, é sempre bom usá-lo com cautela.

O E de Yasuo possui uma distância fixa. Se você usá-lo com o inimigo longe, no alcançe máximo, irá parar do lado dele. Se usar ao lado de um inimigo, irá parar no alcance máximo da habilidade - tenha cuidado.

O E de Yasuo (Denovo?!) pode passar através de paredes. Você pode usar sua Parede de Vento (Que te dá visão de uma área) no Blue da Equipe Azul, por exemplo, e cruzar a parede usando seu E no Golem Maior, que agora você tem visão graças ao seu W. Yasuo Mechanics.

Quando sua equipe estiver fazendo um Baron/Dragon e possui um inimigo com skillshot forte do outro lado (Como Jinx ou Ezreal, que podem roubar um buff), jogue uma Parede de Vento na direção que você acha que estão. Caso tentem roubar o buff, terão suas ultimates interceptadas pela parede. Sempre faça isso quando o monstro/buff estiver com pouca vida, mas nem tão pouca que possam ser roubados.

As habilidades de Yasuo não possuem custo, e possuem um cooldown baixo. Spam faz parte.

Caso você não consiga acertar seu terceiro Q num alvo para mandá-lo ao ar, não se esqueça que seu terceiro Q "giratório", após usado enquanto corre num alvo com E, também manda inimigos ao ar. No entanto, você não precisa "mirar" esse.

Não fique triste se você for mal com ele em seus primeiros jogos. Acontece com todos. Aconteceu comigo.

O Bônus de Penetração de Armadura "só" se aplica à Itens, Runas, Masterias e Buffs. No entanto, ele não se aplica à Armadura base do inimigo - É sempre bom ter um Último Sussuro/Last Whisper complementando sua build.

Sério, faça um Last Whisper. Cara, aquele item é horrivelmente OP no Yasuo.

Se necessário, não tenha medo de fazer um item inteiramente defensivo. Presságio de Randuim/Randuin's Omen é uma boa pedida se o time inimigo possui bastante AD, enquanto o Véu da Banshee/Banshee's Veil é útil se skillshots fazem parte do arsenal inimigo. Um Anjo Guardião/Guardian Angel também é legal se você está sendo burstado antes que faça seu trabalho.
-------------------------------------------------------------------------------------

Eu realmente espero que esse guia tenha servido de ajuda àqueles que precisam. Eu procurei cobrir o básico e alguns truques do campeão, que realmente, nunca me canso de usar. É um excelente pick para ser usado na Mid Lane, e embora existam pessoas que o usem no Top, eu não o recomendo lá. Eu já testei ele no Top, e honestamente, não é nada legal lidar com um Renekton/Shyvana quando se usa um Campeão vulnerável como Yasuo. Além disso, aquela linda parede OP é de pouco uso aqui.

Vejo vocês nos Campos da Justiça!

gHOLI5

Member

03-31-2014

Olá Amaka!

Ótimo guia sobre o Yasuo, incrivelmente completo e detalhado. Parabéns!

ViniciusFranca

Junior Member

03-31-2014

Meus parabéns pelo guia Amaka, mas gostaria de recomendar duas coisas (claro se estiver disposto a isso). Eu não jogo de Yasuo mas tenho sérios problemas durante a lane phase contra ele, talvez você poderia explicitar formas de como lidar contra esse champion. Também seria legal se houvesse alguns exemplos comentados de match-ups comuns no mid, evidenciando a dificuldade apresentada contra cada champion.

arothory

Senior Member

04-23-2014

Legal , cara se você não se tocou ainda eu te explico:

Riot é muito esperta , na hora de lançar um campeão ele é "O CAMPEEÃO" o "**** DAS GALÁXIAS" , então depois que todo mundo compra ele por RP , toda a ****ing riot pensa nisso aposto , eles praticamente destroem o cara, mudam ele todo, traduzindo , NERF INFINITAMENTE INFINITO...

Suicidaxz

Senior Member

04-23-2014

Muito bom o guia. Não jogo de Yasuo ( ainda) mas pretendo começar logo. De qualquer forma, ele countera meu main champion ( Nidalee), então é sempre bom conhecer o adversário.

IRivenl

Senior Member

04-24-2014

yasuo o cara mais op

Tarafried

Senior Member

04-24-2014

Não tao bom quanto meu Cho'Ghat (ap tank) é o melhor contra Yasuo tirando o Zed (que é ad)
Com o Cho mid ap tank seu time ganha muito dano magico forçando os tanks de la a fazer def magica coisa que o time daqui não vai fazer pois talvez so o sup do time do yasuo tenha dano magico num time com Yasuo AD.
Cho com runas e itens ap certos e upando e destacando a ult chega a ter mais de 5k de vida com mais de 1000 de dano real so na ult, sendo que você é um mago sem def mas com muita vida pra te dar sobrevivência pra acertar seu combo fatal.

A GRANDE Vantagens do cho esta na passiva E os espinhos voam a cada ataque basico seu num minion fazendo yasuo ter que ficar recuado pois sempre sua passiva sera desativada pelos espinhos dai e so acertar o Q do cho no yasuo e se acertar W em seguida

Eu faço pra o cho mid
Bastão das Eras
Cetro de Cristal de Rylai
Tormento de Liandry
Dente de Nashor
Capuz da Morte de Rabadon
Sapatos do Feiticeiro

lado negativo nao tem def mas tem muita vida para sobrevive tempo o suficiente pra matar o yasuo, mas ele tem que esta sem o escudo da passiva dele ja tem que ter sido desarmada pela sua passiva E.

Dente de Nashor pode ser trocado por Presságio de Randuin se quiser pra passar a ter def

OBS: runas nao uso armadura entao o bonus de penetração de armadura do yasuo não serve de nada contra meu cho o que faço nele e vida runas de porcentagem de vida muita vida.
que adianta penetrar em 50% de 0 ainda é 0.

Outro carinha que sola yasuo é teemo mas tem que saber gingar teemo com movimentação esquivando e atacando de longe é gg digo isso pois já fiz. o yasuo se fedo no mid ai veio no meu teemo no top dai eu ginguei: esquivei do Q com flash usei gost pra me mover mais rápido ainda ataque ataque de longe ataque matei yasuo no ataque básico e no Q do teemo sem precisar da ult. e o cara ja estava fedado mas solei depois ficou me chamando de mono dedo.

BlackBlist

Member

04-24-2014

Yasuo nao e ~tao Op não Pode fica Mmuito tempo Ne batalhas corpo a corpo exemplo ele e fraco contra um jax :/ Oque deixa ele mesmo Op e sua passiva que dobra o critico e com um tempo de recarga deixa um escudo por certo Tempo alem de suas skills Com colldown Super diminuido

DiabloOfLucario

Junior Member

01-07-2015

Citação:
Tarafried:
Não tao bom quanto meu Cho'Ghat (ap tank) é o melhor contra Yasuo tirando o Zed (que é ad)
Com o Cho mid ap tank seu time ganha muito dano magico forçando os tanks de la a fazer def magica coisa que o time daqui não vai fazer pois talvez so o sup do time do yasuo tenha dano magico num time com Yasuo AD.
Cho com runas e itens ap certos e upando e destacando a ult chega a ter mais de 5k de vida com mais de 1000 de dano real so na ult, sendo que você é um mago sem def mas com muita vida pra te dar sobrevivência pra acertar seu combo fatal.

A GRANDE Vantagens do cho esta na passiva E os espinhos voam a cada ataque basico seu num minion fazendo yasuo ter que ficar recuado pois sempre sua passiva sera desativada pelos espinhos dai e so acertar o Q do cho no yasuo e se acertar W em seguida

Eu faço pra o cho mid
Bastão das Eras
Cetro de Cristal de Rylai
Tormento de Liandry
Dente de Nashor
Capuz da Morte de Rabadon
Sapatos do Feiticeiro

lado negativo nao tem def mas tem muita vida para sobrevive tempo o suficiente pra matar o yasuo, mas ele tem que esta sem o escudo da passiva dele ja tem que ter sido desarmada pela sua passiva E.

Dente de Nashor pode ser trocado por Presságio de Randuin se quiser pra passar a ter def

OBS: runas nao uso armadura entao o bonus de penetração de armadura do yasuo não serve de nada contra meu cho o que faço nele e vida runas de porcentagem de vida muita vida.
que adianta penetrar em 50% de 0 ainda é 0.

Outro carinha que sola yasuo é teemo mas tem que saber gingar teemo com movimentação esquivando e atacando de longe é gg digo isso pois já fiz. o yasuo se fedo no mid ai veio no meu teemo no top dai eu ginguei: esquivei do Q com flash usei gost pra me mover mais rápido ainda ataque ataque de longe ataque matei yasuo no ataque básico e no Q do teemo sem precisar da ult. e o cara ja estava fedado mas solei depois ficou me chamando de mono dedo.

mas teemo e mono dedo cara

Night Eternal

Senior Member

01-07-2015

Assaaaaguiii!!!

1