Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM


[GUIA] Organizando um time "competitivo"!

1
Comment below rating threshold, click here to show it.

Klose

Junior Member

12-10-2012

Primeiro de tudo, voce deve estar se perguntando: "Um guia pra formação de um time competitivo?" Sim, isso mesmo! Tudo o que voce precisa saber pra começar um time com potencial competitivo (se tratando de organização claro, porque fora isso, o sucesso vai depender quase que exclusivamente dos jogadores ;P) e começar sua trajetória rumo aos campeonatos.

Vou abordar vários assuntos em diferentes sessões pra facilitar a vida de quem precisa de apenas uma informação ou então, quem deseja ler o guia inteiro sem se perder. Lembre-se que seu feedback é importante e que estou aberto a sugestões, críticas e correções, afim de trazer a informação mais precisa o possível para os players do nosso amado League of Legends!

--------------------------------------------

Sumário:


1 - Idéia Inicial do Guia;

2 - Introdução básica no assunto;

3 - Um time precisa de jogadores:
¹ - Como fazer pra divulgar e executar o recrutamento do seu time e atrair "recrutas"?;
² - Formação e Roles;
³ - Ordem é tudo: como se relacionar com seus parceiros de time;


4 - A prática traz a perfeição;

5 - O Manager;

6 - Campeonatos;

7 - Patrocínios/ Organizações;

8 - Ao infinito e além!;

--------------------------------------------

Organizando um time "competitivo"!

1 - Idéia Inicial do Guia;

Bem, de uns tempos pra cá venho notado que muitos e muitos jogadores estão se interessando mais pelo cenário competitivo do LoL, principalmente através de streams de campeonatos (sendo gringo ou não), streams de players profissionais e até mesmo na vontade de começar um time competitivo, até mesmo pra levar mais a sério o jogo. O problema é que, com esse BOOM na área de times competitivos, aparecem muitas idéias meio incompletas e totalmente desorganizadas, como pude ver na área de recrutamento do fórum.

Aí voce deve ter pensado: "dane-se a organização, fazer de qualquer jeito que no jogo a gente se garante". E acreditem, ja ouvi muito comentário desse tipo, até que pensei em algo que pudesse vir a ajudar os players a tornarem suas propostas e idéias em relação a um novo time um pouco mais atrativas, tornando o recrutamento até mais fácil e o desenrolar de um possivel futuro "top team" mais rápido e organizado.

2 - Introdução básica no assunto;

Bem, sem você esteve morando em um buraco em Plutão no ultimo ano (ou então começou agora com o jogo) deve estar meio confuso com a possibilidade de entrar em um cenário competitivo de League of Legends, mas sim, isso é possível e se tornou bem mais "viável" em 2012, principalmente com a fama do jogo estourando em todo o mundo e altos campeonatos surgindo, como o "Campeonato Mundial" da Season 2, que contou com uma premiação milionária para os vencedores!
Só que é, amigo, não va achando que é assim TÃO fácil de entrar nesse cenário, até porque ja existem muitos times com um alto potencial no jogo, outros surgindo com força, e muitos, mas muitos se desfazendo por falta de entrosamento, bons resultados e principalmente organização (isso se aplica quase que 90% aos times novos que surgem a todo instante), mas esse não é o foco desse tópico no guia.
Vamos resumir: Se voce acha que ja esta num nível alto no jogo e deseja formar um time pra disputar torneios com premiações e dar um novo "significado" ao LoL na sua vida, sim, você pode fazer isso! Mas antes, convido você a dar uma lida nesse guia e ver se voce realmente esta apto pra começar um time e se aventurar nesse mundo.

3 - Um time precisa de jogadores:

¹ - Como fazer pra divulgar e executar o recrutamento do seu time e atrair "recrutas"?:

Se você não é um cara cheio de amigos (bons) o suficiente pra formar um time em um nível, no mínimo, razoável, então você vai precisar "recrutar" novos membros. Pra sua sorte, existem muitos meios de fazer isso, mas vou deixar os dois mais efetivos aqui pra você:

1º - Siga sua vida jogando em partidas rankeadas (prefencialmente) e adicione e converse com aqueles players que se destacarem nos jogos. Exponha suas idéias, consulte diferentes disponibilidades pra treinos, jogue alguns duo's com ele, até ter certeza que ele se encaixa no time. Depois disso, convide-o pra se juntar a equipe, sem forçar a barra se o cara não quiser, óbvio.
Você pode repetir isso até conseguir os membros necessários pro time, ou até mesmo deixar a lista de membros full, com 3 reservas (tendo em vista que 8 é o número de players que podem estar em uma mesma equipe).

2º - Divulgue em redes sociais ou até mesmo aqui no fórum, na sessão de Recrutamento de Clã e Time (http://br.leagueoflegends.com/board/forumdisplay.php?f=18), que está formando uma nova equipe e etc. Evite criar postagens de "player de tal role e tal elo procura...", porque mesmo se voce nao quer iniciar um time mas quer fazer parte de um, corra atrás, procure, e a chance de achar um lugar no qual voce se encaixa é maior!
Mas então, voltando ao foco principal desse guia que é a criação de uma nova equipe, tente criar uma postagem com somente o nome da mesma no título, pra fazer com que as pessoas tenham que abrir pra saber mais informações sobre ela. Organize, especificando que roles ja estão ocupadas e as quais estão disponíveis, qual o ELO necessário pra entrar, quantas vitórias o membro precisa possuir e etc, nao esquecendo de "bolar" um modelo de inscrição pras pessoas que se interessarem pra tornar tudo mais fácil e, pra ajudar, separar as informações em "tópicos", como fiz nesse guia, pra facilitar a leitura e deixar sua postagem mais "agradavel" visualmente falando.

² - Formação e Roles:

Se tudo der certo, voce juntará pelo menos mais 4 pessoas, e ja poderão começar a treinar. Lembre-se que o ideal é juntar o time ja pensando em que Role você esta necessitando de jogadores, mas isso nao impede que algum jogador troque de lane com outro, ou que voces nao possam possuir reservas com lanes repetidas ao dos titulares pra jogarem quando outro player não puder jogar. Sempre visem o melhor para a equipe; se aquele solo top for muito melhor adc, e o adc atual tiver habilidade igual ao do seu companheiro de equipe pra solar, por que não trocar e ver se o rendimento não melhora? Exprimentem, voces só tem a ganhar!

³ - Ordem é tudo: como se relacionar com seus parceiros de time:

Lembre-se que seus companheiros de equipe vão ser daí pra frente como seus "melhores amigos". Não em quesito de poderem se encontrar todo dia e se amarem infinitamente. Definitivamente não. Mas não deixe que rixas pessoais influenciem no desempenho coletivo. Sempre tente ser legal com seus companheiros, sem reclamar muito, ao invés disso faça críticas construtivas, sem insultar ou provocar algum tipo de confusão, principalmente depois daquele jogo tenso em que voces perderam por um erro bobo de alguem(ns) e deixaram a vitória escapar. Mantenha a calma e exponha o que o jogador poderia ter feito pra não errar tão feio, e o resultado com certeza vai ser melhor do que voce chamar ele de "cotoco" e dar rage.

4 - A prática traz a perfeição:

Não pense que só assistindo a streams dos seus players favoritos que voce vai melhorar o gameplay seu e da sua equipe. Procurem estipular um horário fixo de treinos diários, em fila rankeada ou até mesmo contra bots, pra dar aquela praticada em alguma estratégia nova, antes de tentar ela contra outros times. O importante é sempre tentar melhorar e inovar; vai dizer que você nao ficou de cara quando a M5 começou a usar o Xin na jungle em campeonatos? Ou então a super ofensiva da TPA contra todos os times com quem jogou no "WC" da Season 2? Deu certo, mas eles com certeza treinaram muito até aperfeiçoar um gameplay diferenciado. Não tenham preguiça de fazer o mesmo!
Uma dica bem comum é a de você juntar a galera em uma conferência (utilizando skype ou outro programa de voz, por exemplo) pra tornar a comunicação mais fácil.

5 - O Manager;

Sim meu amigo, voce pode muito bem ser um jogador e manager da equipe, mas tudo fica mais fácil quando se tem uma pessoa que possa apenas se preocupar em fazer inscrições pra campeonatos, organizar horários, procurar por patrocínios entre tantas outras coisas, tirando um peso das suas costas, deixando pra voce apenas a preocupação de fazer seu trabalho in-game.
Mas pera aí! Ta certo, voce quer começar um novo time mas não quer ser jogador, e sim o Manager.... esse tópico é pra você. Tudo (como ja disse várias vezes nesse guia) é questão de organização. Procure ter algumas horas livres por dia pra conversar com os players, saber de suas necessidades e da equipe, assistir os treinos e dar um feedback pra agalera, arranjar contatos, e etc. Voce tem o dever de se tornar o passaporte pra competições e a segurança dos jogadores, principalmente em momentos de dificuldade, ou de remanejamento da equipe!
Por isso, quem quer que va fazer esse papel, essa pessoa precisa ser ORGANIZADA e RESPONSAVEL, e a vida de voces vai melhorar MUITO.

6 - Campeonatos:

Enfim, a parte que muitos estavam esperando! Os campeonatos ocorrem várias vezes ao mês e por isso o Manager tem que ser um cara atento, sempre buscando por inscrições e tals. As premiações são sempre variadas: desde equipamentos de uma certa marca e RP até premios em cheque pros times que ficarem no "pódio".
Podem ser patrocinados por alguma fan page de LoL, ou até mesmo uma marca de placas de vídeo, não interessa, eles vão te ajudar a melhorar seu nível técnico e podem ajudar com uma graninha tambem, sem falar no reconhecimento, dependendo da sua performance (rs).
Eles podem ser de dois tipo:

Online: Você joga diretamente da sua casa, como se fosse uma partida personalizada normal. É criada uma sala fechada onde os dois times entram e jogam normalmente.

Offline: Os tão excitantes Torneios/Campeonatos presenciais! Geralmente possuem um prêmio maior, e consistem em equipes se enfrentando frente a frente, em um evento, num lugar estipulado, muitas vezes com torcida e tudo.

Eles podem ser formados por partidas BO3 (BO = Melhor de...), BO5, BO1 e até BO7. Isso vai variar conforme a organização do mesmo.

7 - Patrocínios/ Organizações:

Sim, voce leu isso mesmo. Patrocínios!
Muitas equipes sao patrocinadas por marcas de periféricos, computadores, sites, mercados, vendas da esquina e etc. Fora o dinheiro adquirido em torneios, o patrocínio pode vir a fornecer equipamentos ou até mesmo uma ajudinha financeira em viagens e etc.
As Organizações são quem geralmente detêm esse patrocínio. Elas então "contratam" uma equipe (que pode ser a sua) pra usar o seu nome e então fornecem a ajuda que seu time precisa.
Conseguir um contrato com alguma Organização ou Patrocínio depende de muito esforço, ótimos resultados e as vezes de um reconhecimento base, para aquela empresa então depositar a confiança em você, por isso TRABALHE DURO, e com toda certeza conseguirá alguma coisa com o tempo.

8 - Ao infinito e além!:

É, parece que voce chegou ao final do guia, e se procurou ler tudo com atenção, ja deve ter adquirido algumas informações a mais que podem vir a te ajudar no futuro, ou então até mesmo, terminou de aprimorar conhecimentos ja "possuídos".
Agora você e sua equipe ja estão prontos pra começar a competir, entrar em torneios, conseguir patrocinios, ganhar reconhecimento e quem sabe, levar a vida com o jogo que voce tanto gosta, de um jeito prazeroso e divertido, sem deixar a seriedade de um trabalho de lado.
Boa sorte com seu trabalho, espero poder ajudar muitas futuras equipes que venham a fazer sucesso no mundo do LoL, ou até mesmo algumas que possam vir a ficar pelo o caminho, mas sem nunca deixar de tentar.
Fico por aqui, e espero que tanha ajudado, sinceramente. Obrigado pelo seu tempo, e nos vemos nos Campos da Justiça!





-

Nao sabia se poderia postar esse guia nessa área do fórum. Se errei, peço desculpas. tambem peço que me forneçam um link de outra área onde esse guia pode ser postado obrigado.


Comment below rating threshold, click here to show it.

DLT CorE

Cavalheiro Junior

12-10-2012

Belo guia, adicionado à lista.


Comment below rating threshold, click here to show it.

Klose

Junior Member

12-10-2012

Opa, valew cara ;D Bom saber que ficou, pelo menos, bom heh


Comment below rating threshold, click here to show it.

f0rfun

Junior Member

12-18-2012

nossa, muito bom... belo guia!


Comment below rating threshold, click here to show it.

KMagnus

Junior Member

12-18-2012

Um bom Guia , ta bem explicado


Comment below rating threshold, click here to show it.

KMagnus

Junior Member

12-18-2012

Um bom Guia Klose , ta bem explicado


Comment below rating threshold, click here to show it.

uT Lobo

Junior Member

11-07-2014

Um guia belissimo!
Motiva qualquer um a ser um bom jogador e entrar para o cenário competitivo.
GLHF. :]


Comment below rating threshold, click here to show it.

LordDragonWar

Junior Member

02-01-2015

Pessoal entrem aki


Comment below rating threshold, click here to show it.

Akirakudo

Senior Member

02-01-2015

Gente não é necessário criar mais times, subam para pelo menos o top 10 de challanger ai os times grandes vão pensar " quem é esse escroto aqui em top 10?" então eles podem te recrutar


1