dúvida sobre mid, top, bot, blue e red.

Comment below rating threshold, click here to show it.

Eyedoll

Junior Member

18-01-13

Tô com 2 dúvidas aqui, se alguém puder me ajudar.

TOP, MID, BOT
Tem duas semana que eu comecei a jogar e já deu pra entender mais ou menos que no mapa "summoners rift" geralmente fica um "AP range" no mid, um ADC com support bot, no top um cara meio tank e um jungle.

Eu entendo o porquê de um grupo variado (com tank, support, dano magico, dano fisico...) Até ai blz, mas eu queria saber por que jogam desse jeito. Tem alguma vantagem nesse tipo de "formaçao"? Por que o ADC e o support não vão top? Por que o AP range não vai bot, e assim por diante.

Por exemplo. O jungler eu até consigo entender. Geralmente ele tem algumas habilidades que o ajudam a "se virar" na jungle, como mov. speed e vampirismo, além de possuir boas habilidades para gank (stun, pulo, dash...). Mas e as outras posições (top, mid, bot)?

BLUE e RED

Alguém confirma se isso está certo:
Blue = bom para AP que usa bastante skill e dependa de mana. (eu sei que o blue também reduz o cooldown das skills, o que favorece praticamente todos os campeões, mas no geral, se tiver que "dividir" com os outros membros)
Red = bom para persongem com dano físico alto.

mumiano

Junior Member

19-01-13

Não tem um motivo pra ter essa formação. Isso é costume mesmo. Mas veja bem, se por acaso o mid for no lugar do bot e vice-versa, o ap que ficar bot provavelmente vai apanhar do adc e sup inimigo, enquanto o adc com o sup mid provavelmente vai ter vantagem contra o ap inimigo. Perde e ganha ao mesmo tempo.

É, ta certo isso oq vc falou do blue e do red.

KaririComMel

Junior Member

21-01-13

Metagame feito pelos coreanos e provou ser muito eficiente.

Adc+ support na bot e não top pra ter rápido acesso ao dragon

O apc não vai na bot por que ele depende das skills e não dos ataque básicos e ficaria sem mana muito rápido e teria dificuldade de farmar em relação ao oponente (que provavelmente seria um adc).

Alguem aqui no fórum postou um exemplo legal, no futebol vc encontra formações: 4-3-3; 4-4-2 e por ai vai, esse é o metagame do futebol, é eficiente e vai ser isso que você vai ver sempre, e nunca 1-1-8.

No lol é a mesma coisa, sempre que alguem pega um char que é bom de "goleiro" e fala: "Vou jogar de lateral esquerda e vou fazer vários gols huehuehue brbrbr" isso vai causar insegurança e desconforto na equipe, por que ninguém entra pra perder só porque você quer fazer graça.
Entendeu?

Eu também sou a favor de tentar umas formações bizarras, só pra brincar, mas tento fazer isso com meus amigos e com o consentimento deles e a gente já sabe que a chance de derrota é alta, então jogamos só pra dar risada mesmo. Mas evite fazer isso com randons, porque a chance da orelha da sua mãe ficar vermelha é bem alta.

Fairdown

Senior Member

21-01-13

Concordo com o post acima. O metagame é a forma mais certa de saber que vai ganhar, já que da certo. Quando eu jogo com os amigos mudamos só um pouco a formação. No mid vai o ad caster (talon, kha zix, pantheon...) e no top vai um ap mais of tank (Galio, Cho Gath, Singed...). Já inovamos em outras coisas, mas o que de mais certo foi esse que te falei.

PandaOp

Junior Member

21-01-13

Sim está certo geralmente o jungler deixa o Blue para o Ap/Mid mas só mais pra frente .. o Red geralmente se da ao Ad carry mas no começo da jungle o jungler pega o buff pra ele primeiro para nao perder exp ... No Top geralmente vai esses champs : Fiora , Darius , Garen , Cho'gath , Vi , Xin Zhao , Gp , Singed . No mid vai variando pode ser os Ap ou Ad caster como Pantheon , Talon , Kha Zix e Jax ... mas os ap geralmente em mid sao : katarina , akali , orianna , ahri , brand , veigar , karthus e bot geralmente sao os Ad carrys e um suporte como : Ezreal e Taric , Caitlyn e Nunu , Vayne e Leona :D

LittleBoy777

Senior Member

21-01-13

Pode existir o ''swap'' também, quando um combo (adc + sup) acham que o combo inimigo vai ser superior na lane. Eles trocam de lugar com o top normalmente, eai fica 2x1... mas é uma faca de 2 gumes.

Não tao anormal também é o swap de top com mid, quando o ap acha que vai ser muito counterado pelo ap + jungle inimigos.

O importante é lembrar que, como é custume esse meta, provavelmente os inimigos estarão nessa formação.

BYE Godzrage

Senior Member

22-01-13

Na real, o AP fica mid pq ele controla o "tempo" do jogo, ele pode gankar top ou bot e ter mais presença no dragon e na jungle. Ele também fica mais perto do blue buff independente do lado. Ele é o cara do burst, e tem mta força no early game, por isso normalmente é jogado mid, pra ter acesso a todas as partes do mapa mais facil.

Bot lane é o que o brother falou, ter presença no dragon, mas as vezes os caras vão de ad support top pra tentar levar a torre bem rapido e ai ficar bot.

NightWing Cotoco

Senior Member

22-01-13

Top = Tem quer ser um cara que consegue se virar sozinho, tem um sustain(skill que recupera vida, shield, algo do tipo), porque é a lane mais fácil de ser gankada (top e o bot são bem longas as lanes, e não ter um suporte pra wardar, o próprio laner tem que wardar e ficar ligado)

Mid = é aonde fica o mais frágil do time, geralmente o APCarry (GERALMENTE) ele fica no mid porquê é a rota mais difícil de ser gankada, por ser pequena e ter vários lugares pra fugir se for gankado.

Bot = Ad carry e suporte, nessa lane fica 2 pra poder ter um controle sobre o dragão, e o suporte para "cuidar" do ad carry, wardar e controlar a lane.

Dragão: Objetivo muito importante durante todo o jogo, vamos supor que o seu jungler venha no bot, dê um bom gank e consiga matar o adc do outro time, vocês podem fazer o dragão pois estão na vantagem em número (3(jungler, adc e suporte) x 2(jungler e suporte do outro time) sem contar que o mid pode descer pra ajudar também.

Kindred Spirity

Senior Member

22-01-13

ADC + Suporte podem ser mudados de posição para ferrar com um oponente forte.
Seu mid lane tomou hard counter, então o adc + suporte vão mid e o APC acaba indo top, o top vai bot.

Claro que tudo tem seus custos mas conforme a experiencia do time dá pra mudar o meta para ter a vantagem, se o meta é maximizar as chances de vencer, então você pode modifica-lo a cada partida.

E é cada vez mais comum AD mid laners , e esses são otimos para fazer o dragon !