Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

Que tal aprender a jogar com um Campeão fácil AP Mid?

123
Comment below rating threshold, click here to show it.

PizzaioIoMagico

Senior Member

08-07-2012

ESSE GUIA ESTÁ EXTREMAMENTE DESATUALIZADO, JÁ É MUITO VELHO, NÃO O SIGA E NÃO REVIVA ESSE TÓPICO.

RYZE

O Ryze é meu Main há anos, eu o uso e dizem que uso bem, por ser meu main odeio ver gente usando errado, por isso eu vou ensinar o que sei, espero ajudar!

Vamos lá:

--Parte 1 - As skills--

Q - A partir de hoje ele é seu novo melhor amigo, maximize essa skill o mais rápido possível, ela tem um dano alto 60/85/110/135/160 Base DMG + 6.5 da MANA MÁXIMA + 40% de AP!!
Além disso ela tem uma passiva que dá ao Ryze 2/4/6/8/10% de menos CD (tempo de recarga), super útil para late game um burst de 5 magias com danos gigantescos!

W - Essa skill é boa, mas a prisão acaba rápido (obviamente por causa do CD baixíssimo do Ryze), o dano é aceitável, 60/95/130/165/200 + 60% AP + 4.5% da Mana.
Lembre-se de pegá-la no lvl 2 e upar depois do Q.
(Não aconselho pegar essa skill primeiro, mas se você quiser, ela ajuda em ganks iniciais, que normalmente acontecem em partidas rankeds de ELO alto [Nem ajuda muito porque dura pouco, mas tem gente que prefere])

E - Skill perfeita para ser usada errada, essa skill abaixa a resistência magica em 12/15/18/21/24, muito util, mas um dano MUITO baixo 50/70/90/110/130 + 35% do AP + 1% da mana máxima, ela é boa, mas não o suficiente para ser upada tão rápido.

R - Ótimo Ult, 15/20/25% de Spell Vamp (Vampirismo Mágico), 35/45/55 de velocidade e metade do dano das skills é em área, por 5/6/7 segundos, upe sempre que puder.

Passiva - PASSIVA PERFEITA, diminui o CD de TODAS as skills em 1 segundo a cada skill que é usada.

Viu? Agora vou explicar porque comecar com o E no burst não é a melhor opção, como a passiva diminui 1 segundo do CD é só pensar, se eu comecar com Q ele vai pro CD, 3.5 segundos, mas com as runas que eu falar o burst será de 4 skills, sendo que o Q, que tem o dano mais alto, será usado duas vezes!

Ordem para pegar skills:
R > Q > W > E

Ordem para Burst:
Q - R - W - Q - E - Q, sim o Ryze conseguirá ter um burst de 5 skills.

Por que essa ordem?

Gracas ao TKos13 eu percebi que o Ryze conseguirá ter um burst de 5 skills, embora o Q tenha que ser esperado um pouco para ser usado uma terceira vez (bem pouco mesmo, não se preocupe que o tempo é mínimo).

--Parte 2 - Build--

Obviamente que as builds variam, vocês podem fazer a build do jeito que quiserem, mas lembre-se um bom jogador é o que consegue adaptar a build dependendo da situação.

---Early Game---

Aqui você tem 3 (E SOMENTE 3) opções para o Ryze, comprar Cristal de Safira, ou Pingente Meki (Melhor não, vai faltar mana), ou botas normais e 2 ou 3 poções.
Farme bem, sempre com last hit de ataque normal, use somente suas skills para garantir o kill do minion, mas de preferência use as skills para atacar o inimigo, impossibilitando-o de farmar, tente voltar pra base somente quando conseguir gold suficiente para a bota da velocidade (se não tiver) e Lágrima da Deusa. Após lágrima da deusa faça Sapatos do Feiticeiro, então faça o que achar melhor primeiro, entre Catalisador da proteção (Véu da Banshee) e Proteção glacial (Coração congelado), mas lembre de pegar os dois. Lembre-se, Ryze fica mais tank no late game, nada de confrontos diretos, pois ele não tem nenhum tipo de DPS ou Stun, faça a técnica do cagão perto do fortão, bate e corre.

Alternativo, faça Revolver Hextech, com o Spell Vamp ela te dará mais Sustain no jogo, mas o seu ulti tem um Cooldown bem baixo e tem um bom Spell Vamp, não acho necessário.

---Mid Game---

Alternativo, faça RAPIDAMENTE Revolver Hextech, com o Spell Vamp ela te dará mais Sustain no jogo, mas o seu ulti tem um Cooldown bem baixo e tem um bom Spell Vamp, não acho necessário.

Nesse ponto se você não comprou Rod, esqueça, o jogo já está precisando de Team fights e Rod irá te atrasar muito. Agora termine Archangel Staff, Véu da Banshee e Coração congelado, na ordem que preferir e farme, farme, farme! O resto será explicado no late game. Com esses itens seu AP deve estar baixo, mas você provavelmente terá um dano gigantesco por causa da Mana, entre nas Team fights por último, nada de andar sozinho, nem facecheck os matinhos, você pode levar um gank surpresa e acabar com o jogo, afinal, você é uma das mais, senão a maior, importantes pecas do time. Para farmar não se preocupe com o Ult, ele tem o tempo de recarga bem baixo (50 segundos), com a passiva você recarrega rapidinho esse tempo, mas não diga que eu mandei usar o ulti adoidado, nada de usar pra matar uma lane de creeps ou os lobos, senão EU mesmo vou bater em você, use para matar o blue ou pelo menos uma lane carregada de duas lanes de minions.

---Late Game---

Agora sim, você está com um MR e Armor bons, com um AP aceitável, Mana praticamente infinita e com Cooldowns baixos, compre wards, apenas com isso sua build está boa, por isso comprar um ou dois wards pro time não fará mal a você. Se você seguiu minha build inteira agora faça um Capuz da Morte de Rabadon, isso aumentará bastante seu AP e pra terminar você pode escolher, eu normalmente faco outra Archangel Staff para lancar meu dano para a Estratosfera, mas claro que você pode fazer um Cetro de Cristal de Rylai, que te dará mais HP e te fará um pouquinho mais tank. O último item é o que menos importa, o melhor é saber colocar ward, saber se posicionar e nada de FACECHECK.

Para fechar com chave de ouro, todo gold a mais compre Elixir de qualquer coisa.

--Parte 3 - Posicionamento--

Você é o Ryze, mesmo sendo um pouco tank, fazendo Rod ou comprando Rylai você não pode morrer, procure se manter atrás do Tank, compre wards e coloque em áreas de grande movimentação, tipo aqueles lugares vazios perto dos ghosts que todo mundo passa ou em matinhos que são usados para ganks, como o do Baron e os que levam pro rio.

Ainda sobre se manter atrás do Tank, por favor, após o começo de Team Fight não mire no mais próximo, como o Ryze tem um range meio baixo corra atrás (Não se preocupe, você é um pouco tank, pode ser que aguente o dano, caso não aguente, ferrou, os dois próximos que eu vou falar são de suma importância nas TFs, por isso devem ser mortos rapidamente) do Ranged AD Carry do time inimigo e depois (ou antes) o Mid AP deles, tente matar o support, já que este irrita demais as TFs e então vá para o que tem menos HP.

--Parte 4 - Runas--

Pegue:

Marca Superior da Introspecção (0.95) x 9 = 8,55 Penetração Mágica

Glifo Superior da Vigilância (1,34) x 9 = 12,06 Resistência Mágica
ou
Glifo Superior da Vigilância (1,34) x 5 = 6,7 Resistência Mágica
+
Glifo Superior da Celeridade (-0.05% de tempo de recarga por nível [-0.9% no nível de campeão 18]) x 4 = -3,6 CD (lvl 18)

Selo Superior da Vitalidade (1.08 de vida por nível [+19.44 no nível de campeão 18]) x 9 = +174,96 Vida (lvl 18)
ou
Selo Superior da Sabedoria (1.17 de mana por nível [+21.06 no nível de campeão 18]) x 9 = +189,54 Mana (lvl 18)

Quintessência Superior da Rapidez (1.5% de Velocidade de Movimento) x 3 = 4,5% Velocidade de movimento

--Parte 5 - Talentos--

Direi agora o que eu normalmente uso.

Para as Masteries seria bom: 9/0/21

Ataque: 9

1 - Forca bruta
1 - Forca mental
2 - Carniceiro
4 - Feitiçaria
1 - Conhecimento Arcana

Defesa: 0

Utilidade: 21

1 - Percepção do Invocador
3 - Mente Expandida
4 - Rapidez
3 - Transmutação
1 - Afinidade Rúnica
4 - Consciência
3 - Força de Espírito
1 - Inteligência
1 - Inteligência Superior

--Parte 6 - Spells--

Pegue:

Incendiar, Ele ajudará a garantir kills, normalmente escolhido em Mid, já que você não terá nenhum DPS ele é extremamente útil para matar quando o inimigo tentar fugir.

Lampejo, Esse flash é extremamente útil já que você poderá fugir e atacar melhor usando ele, ele é usado também para atravessar paredes (já que o Ryze não tem skill pra isso), muito útil mesmo, não se esqueça de pegar.

Fantasma, Ele é bem útil para fugir, já que a velocidade de movimento do Ryze será um pouco maior (Graças ao Ulti e a essa Build) que a maior parte dos APs Mids você poderá alcançá-los ou fugir deles com Ghost.

Você até pode escolher:

Teleporte, voltar rápido pra lane.
Curar, uma pequena cura, pra te salvar em casos críticos.
Exaustão, nada de correr atrás com ulti ou ghost, o inimigo não poderá fugir mesmo, além de diminuir o dano.

--Parte Final - Resumo--

Cristal de Safira > Bota normal > Lagrima da Deusa > Botas do Feiticeiro > Proteção Glacial > Catalisador da Proteção > Véu da Banshee > Cajado do Arcanjo > Coração Congelado > Rabadon > Cajado do Arcanjo.

Melhore:
Q - W - E - Q - Q - R - Q - W - Q - W - R - W - W - E - E - R - E - E

Team Fights:
Ad Carry > AP Caster > Support > Jungle = Solo Top (Pega o que vai morre mais rápido)

Pense. Critique. Mude. GANHE.

Atualizações:

Uma pequena atualizada 08/08/2012, valeu TKos13
Uma atualizada Gigantesca 08/08/2012, como tinha prometido dia 07/08/2012
Uma atualizada 22/08/2012, comecei a testar Ryze bot
Uma mínima atualizada 24/08/2012, arrumei erros de português
Uma minúscula atualizada 25/08/2012, Há! Esse guia é o guia de champion mais visto de todos no Fórum ^^
Uma atualizada 30/08/2012, tinha colocado uma descrição da skill W na E '-'
Atualizei, 02/09/2012 agora essa build está na lista builds do DLT CorE

Notas:

Tentarei atualizar o guia e a build sempre que possível.

Aceito qualquer tipo de crítica CONSTRUTIVA, por favor se não for ajudar ou dar uma alternativa para arrumar algo de errado não comente.

Estou testando o Ryze na bot lane, verei se tem como jogar com ele de support ou algo assim.

Meu nick era MagicPizzaBr, mas agora eu mudei, sou o PizzaioloMagico.

Agradecimentos:

Eu mesmo
TKos13
DLT CorE

_________FIM_________

PizzaioIoMagico

Senior Member

08-07-2012

Desculpem por isso, mas eu não sei o máximo de espaço que eu posso ter com um post, por isso quis reservar esse espaço, desculpe se não for permitido, mas esse espaço poderá me ajudar bastante.

---Acredito que aqui será o lugar se a build de Ryze Bot lane dê certo---

TKowl13

Junior Member

08-08-2012

Discordo em alguns pontos.
A main build é Sorcerer Boots, Catalyst, Tear of the Goddess, Glacial Shroud e Hextech Revolver.
Sim, Hextech Revolver. O spell vamp lhe garantirá muita sustentação e lhe deixará muito difícil de matar.
Nesse ponto do game, já se possui o essencial para levar seu time a vitória.
Daí pra frente, é só upgrade nos itens. Não recomendo uma Archangel Staff antes de fechar todo o resto da build, uma vez feitos a Banshee's Veil e Frozen Heart, Will of the Ancients lhe oferecerá mais que uma Archangel Staff.
Recomendo ainda fechar o sexto item antes do Archangel Staff, que é situacional. Como nesse ponto do game seu damage output já é altíssimo, a durabilidade lhe ajudará a vencer as team fights, nesse caso, uma Guardian Angel é uma ótima opção. Se o CC do inimigo for muito relevante, considere fazer uma Quicksilver Sash, afinal, 2 segundos stunado está te impedindo de lançar um combo inteiro nos oponentes. Se sobreviver não é problema, uma Void Staff fará mais estrago que um Rabadon ou Archangel Staff em suas mãos.

Discordo, também, da ordem do combo.
Sempre abra o combo com Q, pois possui o maior range e qualquer outra skill lançada depois reduz o CD.
O combo ideal seria Q>R (antes do Q atingir o inimigo)>W>Q>E>>Q
Com 40% CDR (e 0 ping), teoricamente, você poderia lançar dois Q instantaneamente. ">>" indica que você terá que esperar 1 segundo.

Discordo também em relação a pegar Q primeiro. O primeiro ponto de skill é sempre situacional. Observe se não haverá tentativa de invasão ou lutas no lv 1.
Eu recomendo pegar W primeiro em quase todas as partidas. O harrass do Q no lv 1 não te ajudará muito e consome muita mana. Farmar com Q nos primeiros lvls não será necessário. Assim, pegar o W primeiro lhe ajuda a se proteger de early ganks e conserva sua mana. Depois, maximize Q normalmente.

Fora isso, está bom. Não que fuja muito do senso comum dos players com pouco mais que 1 mês de jogo, mas está bom.

xMegaMaNx

Junior Member

08-08-2012

Certo que existe uma build main, mas você tem que aprender a variar sua build de acordo o inimigo, vai ter horas que você vai ter que rushar Véu da Banshee primeiro contra um inimigo como Morgana ou Veigar ou não ~ ,e vai ter horas sim que você vai ter que rushar Bastão das Eras (Rod of Ages) um exemplo agora foi o Ryze do time da Azubu que fez o primeiro item Rod contra a Ahri do Reginald e ownou, o importante é você desfavorecer o inimigo em qualquer situação e não fixar uma build na cabeça x), é aquela idéia de dar o counter na lane, no champion, nos itens e até no modo de jogar.

Growntt

Member

08-08-2012

TKos13 descordo de vocÊ quanto o Hextech Revolver, o Ryze já possui 35% de Spell Vamp se não me engano na ult, que com o amigo do tutorial falou você consegue usa-la muitas vezes rapidamente, oq ja da um otimo sustain, e a Banshee só recomendo se tiver algum mage assasin no outro time ou mais de um char AP.

PizzaioIoMagico

Senior Member

08-08-2012

Acha mesmo TKos13?
A minha build é voltada pra quem vai comecar a jogar, ja que o jogador com mais experiencia saberá mudar a build de acordo com os problemas encontrados(como eu disse la atras), mas nossa eu não uso o Ryze só a 1 mês não, eu ainda não terminei a build, mas já da pra perceber que com o Q no começo o jogador poderá farmar e o dano é alto sim, bem, relativamente alto pro começo de jogo, o problema é o consumo exagerado, por isso eu disse pra farmar o máximo com auto attack (O tempo e o dano da prisão do W é ridiculamente baixo, a não ser que o time venha gankar junto não vale a pena pegar, o Q é certeza de farm, o W não)

Você está certo em uma coisa, com a própria passiva do Q o Ryze recuperará o Q enquanto estiver burstando (testei várias vezes pra ter certeza), então eu vou arrumar a ordem do burst.

Ah, por último, o Ryze acaba aguentando bastante dano quando terminar a banshee e a glacial shroud, por isso falei pra terminar a Archangel, para garantir o dano alto, já que até esse ponto ele não terá nenhum AP, com a Archangel + os itens anteriores o dano dele sairá voando!

Mas vlw pela crítica, eu fui testar o Ryze com Hextech pra falar isso, eu gostei, vou colocar aqui, mas sendo alternativo, acho que o ryze não precisa de tanto Spell Vamp assim.

Sir RodrigoKoto

Member

08-20-2012

Bom jogo de ryze a alguns anos

Sempre faço Gota bota de magic pen catalist Glacial shroud depois faço outro catalyst ai começo a fechar os itens
Iniciando na Frozen hearth so com o que eu postei a cima e com minhas runas de mana bato 5k de mana no level 18

E dou so de bonus mana 483 de DGM
Se Tiver muita force of nature simplesmente faço uma amana mune para stacar mana mais rapido e faço hextech gunblade para ter slown

Se tiver de boa faço ele true AP e mato demais offtankando com 3.5k de life e quase 6k de mana com tudo fechado e estacado

Afogueado

Member

08-22-2012

Ótimo guia, diz até a ordem das skills no combo, coisa que não costumo ver nem no mobafire, e em uma mirror lane ou um jogo "high elo" pode medir a diferença entre uma vitória e uma derrota. Tanky Ryze já foi mais forte pelo que a Riot falou, mas tua build é ótima pra um time em que não tem ou não se pode confiar no tank, já que banshee e rylai dão uma "sustain" que muitas vezes engana, ainda mais com a ult do ryze que é mais ou menos spammável e dá spellvamp. Como ele se beneficia de mana, segurar a Frozen Heart pra não dar pinta no debuff caso o outro time seja esperto é legal fazer uma Glacial cedo mesmo e deixar lá, o mesmo pra Catalyst, se não for fazer Rod, assim a passiva na hora de upar te deixa praticamente eterno na lane.

GuiLhoTiNa

Senior Member

08-22-2012

Muito bom este guia!

PizzaioIoMagico

Senior Member

08-22-2012

vlw gente!

123