Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

Alguem que manje dos paranaue dos suportes pode me dar umas dicas?

12
Comment below rating threshold, click here to show it.

PenguimZ

Member

01-04-2015

Bom galera, esse e eu primeiro post aqui no forum, eu sou um jogador iniciante que foca mais na Top lane (normalmente de Garen, Maokay ou Master Yi)e queria umas dicas/sugestoes para suporte, pois eu gostaria de aprender um pouco a jogar de supp, mas eu nao tenho conhecimento de build ou de como agir com um champ suporte... Podem me ajudar?

Jim Macken

Senior Member

01-06-2015

Se realmente quer ser suporte, acho melhor se acostumar com os outros só lembrando do que você não fez, e nunca do quanto você ajudou. Sempre irão te crucificar por até mesmo 1 kill que você roubou sem querer. Se apesar disso, você, como eu, não desistiu dessa role, vamos lá.

Nunca farme(mate os minions). O farm é extremamente importante para o adc que te acompanha na sua lane, no momento em que a partida começar, compre o item moeda antiga para não perder tanto gold por não farmar, o farm dá mais gold? Sim, mas o adc precisa muito mais do gold do que você.

Sempre dê visão. Não é obrigatório comprar a sentinela gratis, mas itens como Rubi da visão e Sentinela detectora são essenciais na build de um suporte, mas priorize sempre a sua sobrevivência, cuja meta é manter seu adc vivo. E se você estiver com um campeão que tiver um bom scape(habilidade de fugir), você pode ficar de vez em quando indo nos matinhos do rio, atento para um gank inimigo.

Use campeões apropriados. Não é obrigatório usar algum campeão que cure, ele apenas precisa manter seu adc vivo(coisa que a Janna e a Sona fazem muito bem), ou ser um suporte agressivo, que tire muita vida, prenda, e atrapalhe o inimigo, deixando que o seu adc finalize-o(Alguns desses sups são Morgana e Zyra).

Isso tratando apenas do inicio da partida, quando todos os aliados e inimigos se juntarem, formando uma TF(Team Fight), a utilidade de um suporte não se limitará apenas ao adc, ajudando o máximo de aliados possível.

Eu posso não ser level 30 ou ser o melhor suporte do mundo, mas já tenho conhecimento nessa role. E alguns suportes fáceis de jogar, que eu posso indicar são:
Janna: Suporte equilibrada, podendo ser tanto agressiva quanto defensiva.
Sona: Possui muitos buffs(melhorias) capazes de ajudar o adc, cura, e tem um bom stun em área.
Soraka: essa é a preferida dos iniciantes, por ser barata e muito útil.
Lulu: Uma das mais irritantes, pode deixar o inimigo incapaz de atacar, curar, defender, e tem ótimo poder de ataque.
Morgana: Outra que costuma irritar muito, se souber usá-la, seu adc leva a lane lisinho, ela costuma ser muito banida nas ranqueadas de level baixo.(foi o que me disseram.)
Blitzcrank: Finalizando a lista com um homem(robô, tanto faz). Ele não tem nada para oferecer ao adc, além de oponentes com pouca vida, costuma aterrorizar geral com seus puxões, mas é fácil counterá-lo.

Esses foram apenas os campeões que eu considero mais fáceis de jogar, levando em conta a dificuldade e o preço. Existem muitos outros suportes que não estão na lista, e se você quiser, pode até inovar com alguns campeões que não foram feitos para isso(como Malphite), mas aí um pouco mais de treino é necessário.

Nockyz

Junior Member

01-06-2015

Jim Macken, sempre que assisto partidas de elos altos percebo que normalmente o suporte farma as catapultas, e deixa os demais minions pro seu ad carry. Assim o suporte acumula gold pra sua build e o adc não fica muito sem farm, embora a catapulta seja o minion que dá mais gold. Foi algo interessante que percebi..

PenguimZ

Member

01-06-2015

Ola Jim Macken, muito obrigado caro colega, eu estou me focando bem mais no Top Lane nas minhas ultimas partidas eu cai em um time, dia desses que tinham 2 ADCs e nenhum suporte, eu estava de Maokai (campeão que eu me acostumei bastante) e uma Ashe me chamou no bot "penguim vem suport aki , so nao farma e nao pega as kill" eu respondi " nao sei se é uma boa ideia" mas eu fui, a melhor parte e que eu e aquela Ashe carregamos o bot e levamos as 2 torres ( e eu terminei a partida 6/0/27), isso de Maokai, que não é um suporte, mas enfim suas dicas vão me ajudar quando não sobrar mais nenhuma lane para mim aceto suporte, OBG pelas suas dicas!

Neoca0s

Junior Member

01-06-2015

PenguimZ, Sou main ADC e por sempre jogar junto manjo bem o que um suporte deve fazer, como se comportar ou como dar inicio as trocas enfim jogo LOL a alguns meses já, Consegui pegar prata I na md10 se quiser um dicas pode add pra a gente jogar junto, vai ser até bom que eu estou querendo me arriscar mais jogando como suporte !

PenguimZ

Member

01-06-2015

Então Neoca0s eu ainda sou nivel 10, creio que você por já ter disputado uma MD10 já deve ser nivel 30 então infelizmente para mim jogar com você por enquanto não vai rolar, pois para mim cara já fica um pouco ruim... Mas assim que eu subir de nivel mais um pouco com certeza a gente pode dar uma jogada junto!

Mr MoonScar

Junior Member

01-07-2015

Main Supp falando.

Itens iniciais: Se seu suporte for tank (leona, blitz, etc) comece com escudo relicário. Ele dará o gold do seu farm para o adc, e ira curar vc e ele. Se for AP (morgana, lux, sona) comece com gume do ladrão arcano... Ele te dará gold por segundo e 5 de gold por ataque a campeões ou estruturas. Não esqueça de evoluir esses itens para melhorar os mesmos.

No decorrer do game, faça itens utilitários, como rubi da visão e caidinho do vazio. Depois desses itens prontos, faça itens normais, como rabadon ou zonia

Deixe os kills para o adc sempre. Quanto mais forte ele estiver, melhor foi o seu trabalho. Isso também diz que vc pode morrer para mante-lo vivo. Se vc morre e seu adc consegue um doble kill, vc jogou muito.

WardeSempre em lugares estratégicos. Um bom suporte sempre warda lugares bons para evitar ganks e consequentemente kills. Um lugar bom para wardar com 3 min de jogo aproximadamente é o matinho perto do rio. Depois disso warde baron, drag, red, etc

Escolha um champ com que vc se identifique: Eu sou main morgana, pelo menos enquanto não compro o thresh, pois gosto do estilo de jogo dela. Uso ela desde quando eu era lvl 8, portanto tenho muita experiência com a mesma. Se vc gosta de ser forte, etc. Compre o alistar, ele é um ótimo suporte tank. Se vc preferi algo mais elaborado, lux é uma boa.

Nos podemos jogar juntos se vc quiser, adoro ajudar iniciantes para nosso server sempre melhorar! E meu nvl nem é tão alto assim, então não precisa se preocupar muito com jogadores mais experientes!

Abração e boa sorte!

Ankalagon

Member

01-08-2015

Citação:
Jim Macken:
Se realmente quer ser suporte, acho melhor se acostumar com os outros só lembrando do que você não fez, e nunca do quanto você ajudou. Sempre irão te crucificar por até mesmo 1 kill que você roubou sem querer. Se apesar disso, você, como eu, não desistiu dessa role, vamos lá.

Concordo plenamente.

Smatter

Senior Member

01-08-2015

Minhas dicas:
1 - Quando der, jogue de ADC!
Sim! Jogue um pouco de ADC, assim vc vai aprender mais sobre a função e a mecânica de um ADC, lhe dando uma visão melhor do jogo que seu adc esta formando, as oportunidades boas de engage, pontos vulneráveis do ADC e etc...

2 - Pokear
Especialmente estando de Nami, Sona, Morgana e Karma, use seus ataques básicos e skills para reduzir a vida do ADC inimigo e ainda garantir ouro extra com a passiva do ladrão arcano. Mas não se arisque! Utilize os brushs e trickets para faze-lo em segurança, e tente balancear o uso skils pois seu mana pode ser necessário em outras ocasiões, mas é claro que, no caso de Morgana e Nami, e ótimo dar uns sustinhos com aquele CC bem mirado kkk' Isso mantém o ADC inimigo recuado, atrapalhando seu farm e fazendo-o voltar a base o mais cedo possível. Com Braum, adoro acertar aquelas "mordidinhas" com dano considerável e o susto da marca do Braum kkk' Sona também é otima quando você consegue acertar os "dois acordes" do Q + passiva, ela causa muito dano! (mas tome cuidado especial, pois Sona é muito frágil, ser pego fora de posição certamente significa kill pro adc inimigo). Se você for bem sucedido pode garantir até um kill mais cedo ou que o inimigo use seus recursos, o que significa vantagem!

3 - Suportes tankers
Suportes tankers podem dar um sustain enorme para seu ADC junto do Escudo Relicario! Fique sempre de olho nas cargas, e use nos momentos certos, curando seu ADC sempre que possível. Sempre reserve uma carga pros minions grandes (catapultas), assim além de curar, você e seu ADC estarão ganhando uma boa quantidade de ouro.

4 - Visão
Isso é básico para todo suporte, sempre comece com a tricked amarela e 1 ward. Use a tricked nos arbustos da line, pois é mais fácil warda ali, considerando o tempo de spaw dela. A ward sempre ponha no rio, e espere o momento certo para coloca-la, pois avançar ate o rio para por um ward pode significar 1 kill pro adc inimigo. Fique de olho no mapa e esteja pronto para parar o jg inimigo para seu ADC fugir. Assim que fizer 800gold compre pedra e pegue tricked vermelha para acabar com a visão do inimigo do mapa, ajude seu jg a ajudar seu ADC. E SEMPRE tenha muito cuidado ao wardar, você pode estar se arriscando demais ou indo direto pra um armadilha, fique atento no mapa e no posicionamento do time inimigo.

5 - Protegendo/Premio de consolação
E papel do suporte garantir que o ADC fique vivo, mas lembre-se que você também pode ser 1 kill pro ADC inimigo! Então nunca fique muito pra trás, lembre-se que você rapidamente pode virar o foco, e se vc estiver com um sup ap, isso será problema maior ainda! (pois no geral eles são bem frágeis) O mesmo vale pra quando a situação se inverter, lembre-se que caso o ADC inimigo ja esteja fora de alcance e o suporte estiver vacilando, não se atenha e leve o suporte dele! Isso fará o ADC se manter recuado por causa da desvantagem.

6 - Comunicação
Se comunicar com seu ADC é hiper importante, você deve amenizar as preocupações dele, mas não tira-las completamente. Peça para ele posicionar sua própria trincked em locais indicados ou quando a sua acabar. Combinem um estilo de jogo perante a dupla inimiga. Sinalize! Vocês são duas partes de 1 só, então a sincronia é extremamente necessária.

7 - Feitiços
Pra mim só existem 2 feitiços viáveis para suporte: Exaustão e Flash. Exaustão sendo essencial! Para suportes tankers (Braum, Nunu, Leona, Tresh) você pode tentar usar curar no lugar de flash. Mas eu ainda recomendo Flash, pq as vezes vc vai precisar de um scape pra não dar 1 kill pro inimigo, mesmo sendo tanker.
Por um tempo surgiu no meta game os suportes usarem teleporte para ter uma presença global e ajudar o time todo, pode ser um opção viável também.

8 - Garanta tempo em line
Basicamente juntando tudo o que citei anteriormente, você pode conseguir uma grande vantagem garantindo tempo em line, evite voltar desnecessariamente, especialmente se isso significa deixar seu ADC sozinho, pois ele estará vulnerável a ganks e investidas 2x1. Tenha sempre pots e uma forma de sustain consigo e combine com seu jg e ADC as voltas a base.

9 – Coordenando o recall
A principal diferença da bot line para as outras lines é o fato da experiência ser dividida entre 2 campeões, o que torna o processo de subir de nível um pouco mais demorado. Quando você usa recall, essa divisão de XP some, ficando toda para o campeão presente na rota, então use isso para favorecer seu ADC. Mas é claro, tenha alguns cuidados antes, como:
> Verifique se o seu JG está atento à situação da sua line (ADC desacompanhado)
> Certifique-se que o ADC ou o suporte inimigo também esteja base ou morto (não deixe seu ADC em um 2x1)
> Deixe a line mais clara o possível! Caso o jungler queira tentar tirar proveito do seu ADC desprotegido as wards irão salva ló!
> Não enrole! Não precisa deixar seu ADC 5 minutos no modo solo né ¬¬ seja rápido, 1 minuto que seja, já da bastante experiência extra pro seu ADC.
> Aconselhe seu ADC a freezar a line, nada de avançar ou tentar bater em torre. E um risco desnecessário.
Lembrando que o contrario também pode acontecer (ADC base e suporte pegando a XP da line, apesar do seu farm ser bem mais lento, resultando em bem menos XP). E importante também lembrar que caso essa situação ocorra, seu ADC ira pegar lvl 6 antes de você, o que dará certa confiança a ele e aquela vontadezinha de dar dive, sinalize para recuar imediatamente! Sem sua ult o resultado pode ser desastroso ou só resultar em CD’s desnecessários.•.

10 - Auxilie, mas mate se necessário!
O cara ta fugindo com 100 de vida...seu ADC esta extremamente longe...bem, eu não preciso falar mais nada kkkk' As vezes mostrar pro time adversário que vc não é um kill easy caso sozinho é bom, sem contar com o gold extra que ganhara e nada de desperdiçar 1 kill ne XD Se o seu ADC/time forem bons jogadores, eles vão entender o seu kill, caso contrario, mute e continue seu jogo. Mas lembrando, se o seu ADC estiver perto, nada de dar KS kkk' deixe o kill pra ele.

11 - Evite andar sozinho
Suportes acabam se tornando "frágeis" no late game pela falta de dano, então tome muito cuidado ao andar sozinho. Sempre acompanhe seu time. Claro que existem algumas exceções como Braum, Nami, Janna e Sona que tem um ótimo desengage, mas é melhor evitar né ;D

12 - Sinergia
Especialmente jogando random, isso é bem complicado, mas tente identificar o jogar que vai ser ADC e qual vai ser o pick dele. Existem combinações de sup/ADC que irão facilitar muito o jogo na bot line. Por exemplo, algumas das minhas combinações favoritas é Braum/Caitlyn Braum/Ashe Morgana/Miss Fortune Morgana/Twitch, são campeões que completam as necessidades um do outros, formando duplas quase que sem pontos fracos. O que ja não acontece com Braum/Tristanna por exemplo, vocês terão um early game muito fraco e tenso o tempo todo.
Então conheça os ADCs (dica 1) para saber quais são seus pontos fracos, e supri-los com o seu suporte. Assim vcs terão um early mais forte, tranquilo e tendo mais chances de vencer ^-^

13 - Garantindo a vantagem do seu time
A bot line esta indo bem? Seu ADC já pegou várias kills e vocês levaram a primeira torre? As outras lines estão pressionadas? Lembre-se de fazer roamming! Comece a andar pelas lines ajudando seu AP carry e seu top, garanta que a vantagem do seu time aumente cada vez mais, mas cuidado para não ser pego em uma emboscada ou pelo jungler inimigo.

14- Dragão
Vocês (dupla do bot) são os invocadores mais próximos do dragão, garanta visão da área e controle sobre seus respaws. Aproveite se você conseguir neutralizar o ADC e suporte inimigo para tentar pegar o dragão e não esqueça de wardar aos arredores enquanto vocês estiverem fazendo-o. Atualmente o controle do buff do dragão representa uma vantagem imensa.

Citação:
Os itens são totalmente situacionais, depende muito do suporte que você esta usando e do time que você vai enfrentar.

Não sou um jogador veterano, mas estou compartilhando o que aprendi até agora. Espero que tenha te ajudado. Tentei ser um pouco generalista, mas se precisar de dicas pro seus suporte favorito especifico (menos de Thresh, não sei jogar com aquele troço :X) e so mandar mp in game.

ThiagoLA92

Senior Member

01-08-2015

Não siga todas as regras ao pé da letras e veja bem de quem veio a dica.

12