Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

9 passos para o diamante

Comment below rating threshold, click here to show it.

1 Ju

Senior Member

01-05-2015

A seguir vai uma fórmula teórica de como se chegar no diamante, seguindo alguns passos:

Essa "fórmula mágica" foi feita por mim e por alguns amigos high elo que já chegaram lá, após algumas conversas sobre isso decidimos conversar mais sobre e então resolvi criar esse tópico.

Sim ele é grande, só leia se quiser aprender algo e todos os comentários são bem vindos!

PASSO 1 - Farmar, farm é a principal forma de conseguir ouro no jogo. A parte básica do farm é saber dar o last hit, mas vamos um pouco mais além, só dar o last hit já é um grande caminho, agora vamos tentar dar o last hit e se movimentar enquanto faz isso, não ficando parado. Fazendo isso vc já estará fazendo cerca de 30% de como se comportar durante o farm como um diamante.

Depois disso chegamos a parte mais difícil do farm, dar poke no inimigo durante o farm, assim colocando pressão na lane. Para poder fazer isso da forma correta vc precisa primeiro saber o range de cada champion, vamos ter como base os adc's.
A vayne tem 550 de range no ataque básico e a caitlyn tem 650, ou seja numa lane tendo em pensamento somente os adcs a caitlyn tem uma vantagem mt grande para farmar, pois ela pode pokear a vayne sem levar dano, levando em consideração a distância(range).

Tendo isso em consideração a caitlyn tendo um early game mais forte tem que punir a vayne quando for farmar, a melhor farma de fazer isso é quando a caitlyn ativa sua passiva, nesse momento é a melhor hora da caitlyn tentar punir a vayne. Com isso feito vc já tem 80% da noção de como farmar numa lane, depois disso os outros 20% são bem fáceis de se resolver mas muita gente tem grande problema com isso, que é farmar durante o jogo inteiro!
PS.: Não se esqueça de durante o farm na lane ficar sempre entre os minions aliados, pois é uma boa maneira de se escapar de skills shots de campeões como blitz ou thresh.

Muitos jogadores perdem um grande tempo só andando pelo mapa e ficam muitas vezes 5 jogadores contra 5 jogadores apenas se olhando e ngm inicia uma teamfight e nisso vc ja perdeu 1 minuto de farm, por isso é necessário farmar sempre que puder, depois do lvl 8/9 qualquer champion consegue ficar fácilmente vivo matando monstros da jungle, então quando vc puxar sua lane ou a teamfight não estar rolando, da uma passeada pela sua jungle e tente farmar o máximo possível, se vc fizer isso vai conseguir voltar naquele jogo onde ficou atrás ou compensar o farm maior que o champion inimigo teve e realmente pouca gente faz isso! Tendo isso feito vc já tem 100% de noção de como farmar no jogo.

Qualquer jogo que vc está atrás vc pode vira-lo com farm, não desista da partida pq o adversário tem 4 kills a mais que vc, foque no farm que as suas chances de virar o jogo serão grandes!
-----------------------------------------------------------------

PASSO 2 - Mini Mapa, se vc ja jogou age of empires, age of mithologic, starcraft ou qualquer jogo do gênero, acredito que você não tenha tanto problema com isso, mas, pode acontecer que durante uma troca de dano ou aqueles momentos tensos do jogo vc esqueça de olhar o minimapa e então quando vc ve tem um lee sin do seu lado te chutando já e vc nem sabe de onde ele vem... Pra vc corrigir isso apenas com treino, se acostuma a cada wave ao menos dar uma olhada no minimapa, para ver além da bot lane se todo mundo está em sua lane, se ngm ta fora... Outra coisa boa é sempre apertar tab(scoreboard) e olhar o nível que o jungle inimigo está, geralmente se ele está atrás em level do que a botlane do seu time é pq ele está a algum tempo sem gankar, pois seu level só atualiza quando ele é visto por alguém, dessa forma vc consegue ter uma noção que o jg está prestes a gankar alguma lane.

Existem alguns sites que vc pode configurar para soar um apito a cada 30 segundos, isso já é um tempo ótimo para ficar de olho no mini mapa. Mas o certo é ter um olho na lane e outro olho no mini mapa(rs).

Ter o costume e vício de olhar para o minimapa é algo que somente com o tempo vc vai conseguir, não tem como fazer isso de um dia pro outro!

Se vc morre por gank n culpe o seu jungle, culpe a vc mesmo por ter sido gankado, vc que erroU!

------------------------------------------------------------------

PASSO 3 - Build, Esqueça aquele guia de inúmeros sites que vc faz toda partida, a build dificilmente se repete em 2, 3 partidas seguidas, pois mesmo que os mesmos champs joguem 2 vezes seguidas a chance de ser necessário a mesma build é muito pequena.

Existem várias coisas que vc precisa levar em consideração na hora de buildar, cada item, a ordem do item tem que existir um "PORQUE". Se um campeão ap começa a ficar forte no jogo, vc precisa urgentemente buildar um pouco de MR, pois vc precisa couterar a vantagem dele, isso é um exemplo.

Vc é um mago e o mid do outro time é um zed, vc precisa o mais rápido possível buildar zhonyas pois ele te fornecerá dano mágico, defesa e ainda uma forma de "anular" a ult dele.

Existe muitas forma de conseguir virar um jogo e fazer a build certa é uma delas, além disso vc precisa aprender a ver a build inimiga e fazer itens que combatam esses itens.

Se o time inimigo tem muito MR(magic resist) e vc for um ap vai precisar de penetração mágica entre outras coisas, por isso vc precisa saber que as vezes alguns itens são melhores que outros não apenas dependendo da sua lane e sim de quem vai ficando forte durante o jogo. Claro que vc deve ter como base uma build padrão para ter noção do que buildar, n quero que vc vá e faça um cálice para o wukong no top(a lá carllosgamer).

Uma coisa que eu vi vários jogadores pros fazendo em soloQ é sempre que eles consegue vantagem no jogo começam com itens que dão algum dano, mesmo que esteja com um champion tank. POr exemplo o renekton, muita gente estando 0/3 ou 3/0 na lane builda sempre tank ou sempre dano. Eu particulamente acho importante fazer 1 ou 2 itens de dano com ele e o resto de tank, mas se eu tiver vantagem no jogo vou começar pelo dano e depois farei tank, e se tiver atrás farei o contrário.

PASSO 4 - Ward, como já diria o filósofo grego "buy a ward, save a life".Um item que pode custar de 75 a 100 de gold e poderá te salvar de uma morte é tão pouco usado que chega a dar a vontade chorar. Não importa se vc é adc/jungle/mid/top/suporte, todos precisam comprar wards, sejam pinks, ou as invisíveis. A ward te garante visão de mapa (PASSO 2). Com ela além de vc conseguir escapar de uma trap, evitar um gank, vc pode conseguir pegar aquele inimigo desprevinido na jungle inimiga.

A ward é um item OP no jogo, mas pouca gente usa ela, durante o mid game/late game, vale mais a pena vc ter ward no seu inventário doque uma lamina/anél de doran. Pois esse item salvara sua vida e esse outro(doran) provavelmente não a essa altura do jogo, onde 10 ou 20 de dano não fazem tanta diferença.

Em algumas partidas ja cheguei a comprar 20/30 wards jogando de jungle, simplesmente pelo fato de que o meu time não ajudava a wardar por mais que eu pedisse e ao invés de falar "gg o time não warda" eu gastei a minha vantagem de gold e eu mesmo dei visão para o meu time, onde várias partidas foram ganhas com lutas NA JUNGLE, pois sabiamos da posição inimiga e eles não sabiam da nossa!

Existem alguns confrontos em que ter uma pink desde o começo do jogo é essencial, quando vc enfrenta um rengar, akali, twitch, kha'zix entre outros, ter uma pink pode mudar o rumo da luta, aquele rengar que chega ultado pode ser visto atráves de uma warda no rio, a akali que se esconde enquanto suas habilidades estão em CD, podem ser totalmente destruída se vc colocar uma pink no meio da habilidade dela, aquele twitch que fugiu e até mesmo aquele kha'zix que ulta para desviar de skills. Vayne tbm pode ser couterada com esse item. Por isso nunca se esqueça de compraremm wards e virarem/ganharem partidas dessa forma.

DICA: quando alguém vier te gankar e vc ver por ter uma ward, não avise no /all que vc ta vendo ele, deixe-o achar que está totalmente escondido pois assim ele perderá um tempo tentando te gankar, dando vantagem para seu jungle tentar um counter gank ou até farmar a jungle inimiga!

PASSO 5 - Objetivos, um olho no peixe e outro no gato. Não é atoa que algumas partidas em que seu time está 20/6 em comparação ao adversário resulta em derrota em que vc se sente totalmente irritado pois o jogo estava ganho. Bom, isso tem um motivo, vc e seu time não sabem fazer objetivos.

O jogo League of Legends se trata de matemática pura e estratégia, matematicamente se vc tem 3 lanes sendo puxadas pressionando 3 torres e se os 5 do time pressionarem uma delas, enquanto os minions pressioarem as outras duas, as chances de vc conseguir derrubar uma torre são MUITO GRANDES e caso vc morra tentando fazer isso, vc ainda terá o tempo que demora a wave de minions inimiga chegar na sua torre para tentarem derrubar a sua.

A forma mais fácil de conseguir conquistar um objetivo nesse jogo é fazer o inimigo ter que escolher qual objetivo defender e isso em soloQ é muito fácil de se fazer por falta de comunicação.

A melhor forma de derrubar uma torre é puxar as 3 lanes e focar 4 ou 5 jogadores em uma. É fácil simples e efetivo.

Vc quer fazer um dragon? Puxe o bot e o mid e va para o dragon, se o inimigo vier conquistar, eles poderam perder uma torre no caminho, a mesma coisa vale para o baron, geralmente quando vc vai fazer o baron já é capaz de derrubar um inibidor, tente o máximo possível levar o inibidor do bot inimigo, pois dessa forma eles terão que deslocar a atenção e dano para o bot, evitando de perder torres do nexus e vc terá um espaço de tempo enorme para fazer o baron, caso o inimigo tente contestar esse objetivo, resultará até em um jogo perdido, dependendo do tempo que eles vão perder tentando contestar o objetivo.

Isso é uma coisa simples, mais durante a partida fica complicado de vc pensar nisso tudo e tentar fazer, mais tente usar os pings no mapa para tentar levar seu time para tal direção fazer tal coisa, pois já que não temos voip essa é a melhor forma de se comunicar com a equipe!!!

PASSO 6 - Mechanic, cada champion no lol é diferente, cada skill é diferente, cada maneira de jogar é diferente.
Existem duas maneiras que vc pode melhorar com um champion, jogando(spamando) e olhando vídeos e stream de jogadores de um nível maior. Jogando vc deve testar skills, jogadas, builds e tudo o mais. Quer jogar bem com um champion jogue várias vezes seguidas com ele, pois essa é a melhor maneira de aprender. Isso já foi provado cientificamente que por exemplo, vc tem 3 champions. Se vc jogar 10 vezes com cada champion em sequência é muito melhor do que jogar uma vez com cada champion 10 vezes. Pois nosso cérebro aprende melhor quando repitimos exaustivamente alguma coisa.

Isso não é uma palavra de um qualquer, é ciência. Quer aprender jogar de orianna? Jogue com ela no mid/top/sup caso vc não consiga jogar sempre com ela na mesma lane(um exemplo). Vc vai aprender que existem várias formas diferentes de jogar com esse champions e situações diferentes, no exemplo da oriana, jogar com ela de suporte me ajudou muito ao o que fazer quando eu estou atrás no jogo jogando de mid/top e só forneço utilidade pro time e não dano. Cada champion existem 3 maneiras de jogar, quando vc está feedado, quando vc está muito fraco e quando vc está no mesmo nível do adversário. Tenha isso sempre em mente!!!

PASSO 7 - Teamplay, lol é um jogo de time e não cinco indivíduos enfrentando 5 indivíduos.

Por mais que a soloQ seja totalmente individualizada onde jogadores ficam base pois o suporte pegou uma kill ou o assassino só conseguiu assist, o lol precisa ser jogado em equipe, quantas partidas ganhas já foram perdidas pois meu time estava ganhando e começaram a andar sozinho, então todos iam morrendo um por um.

A partir do mid game, não importa o quão forte vc esteja, não existe nenhum motivo para ficar sozinho e avançado enquanto os jogadores do time enimigos estão "MIA".

Por mais que vc saiba que vá morrer, sempre proteja a fonte de dano do seu time, quantas partidas ja joguei como adc, onde meu time ia totalmente pra cima do inimigo e deixavam o tank inimigo chegar perto de mim sem nenhuma tentativa para que isso não ocorresse. Sempre jogue em equipe, proteja seu time. Por mais que vc odeie aquele jogador pq ele fala RX ou tem soloQ no nick, vc precisa dele para vencer(95% das vezes) e ele precisa de vc para vencer. Deixe de lado o fato que vc precisa brilhar e foque nos objetivos e no jogo. Jogue em equipe e ganhe o jogo, jogue sozinho e morra tentando...

Mesmo a equipe mais desorganizada pode ter sucesso se ao menos 1 jogador do time tentar ditar o ritmo de jogo e tentar mandar nos objetivos!!! Tente até o fim...

------------------------------------------------------------------

PASSO 8 - Conhecimento, já dizias os sábios que o conhecimento é uma das coisas mais importantes nessa vida e ainda mais no LoL.

É indispensável ter conhecimendo sobre itens, tempo dos CD, tempo que um inibidor demora para voltar, saber as skills que o inimigo possui e a vantagem/desvantagem de cada enfrentamento, para isso só existe uma solução, jogar, jogar jogar jogar jogar jooooooogar e jogar? Já falei jogar?

Vai fazer um ano que jogo esse jogo e por mais que ja botei uma conta no d5, eu não joguei com todos os champions desse jogo e tenho dificuldade em matchups contra champions pouco usados, como URGOT, cho gath entre outros.

Para melhorar isso aproveite a free week e jogue com aqueles champions que vc não conhece, nem que seja contra bot, pois só assim vc vai conseguir aprender, a melhor forma de aprender como counterar um campeão é saber jogar com ele!]

Assista streams, leia as informações sobre os champions, leia a descrição exata de cada item, e treine, treine muito com cada champion!!!

Sabe pq os coreanos são referência no LoL? Pq eles treinam mais que todo mundo, isso é FATO!

------------------------------------------------------

PASSO 9 - Picks e Bans, "bane draven, é op". "Não baniu fizz? GG"

Quem nunca ouviu isso? Quem nunca chorou pra um champion desse, mas vcs ja pensaram que os champions mais fortes são os champions mais fácilmente counteráveis?

FIZZ, KATARIA, DRAVEN, todos esses champions possuem uma técnica orienta, desconhecida atualmente mais usada a milhares de séculos que fazem esses champions serem anulados, que se chama: STUN!!!

Isso mesmo, vc pode counterar esses champions com um simples stun!

Todo champion no lol que foi feito até hoje é counterável. Por isso durante o jogo não bana ou picke algo por ser OP. Pense num champion que vc vai jogar, bana um champion que tem desvantagem na lane, bane um champion que vc não goste de enfrentar, e bana um champion que alguém do seu time pediu!

Chegou sua hora de pickar? É first pick? Não pegue algo que é fácilmente counterado, como fizz/katarina. Tente pegar champions que vc se garanta e não sinta dificuldade de jogar, ou pegue algum champion para outro player se achar melhor. O importante é não inventar na hora da ranqueada. Jogueo com oq vc sabe! E não com oq é "OP" ou te mandaram jogar.

Outra coisa é na hora de pickar, não pick algo para ser totalmente counterado na lane. Isso tudo vc aprende estudando o jogo e jogando (conhecimento, passo 8).

Seguindo esses passos só vai precisar de tempo para chegar no diamante. Eu mesmo estou no meio deste processo e tenho muito que aprender.

Se quiser aprender junto comigo pode tentar ver minha stream ROAD TO DIAMOND, onde sigo todos esses passos para tentar jogar como um verdadeiro challanger, jogando normal game(treinando champions) e rankeados na season 5.

Stream de segunda a quinta as 19:00 as 3:00 com algumas pausas para descanso!

HTTP://www.twitch.tv/jujungler

Fique ligado!

garrafademolotov

Junior Member

01-05-2015

que cara otario '-' baba ovo do brtt

Sojs

Senior Member

01-05-2015

Nice tuto!
http://www.twitch.tv/vansoriano (http://www.twitch.tv/vansoriano)

Preguiça

Senior Member

01-05-2015

Aprovado

raramente ta aparecendo um topico pra ajudar os outros aqui

+1

Akama is god , Ak.

1 Ju

Senior Member

01-05-2015

Citação:
garrafademolotov:
que cara otario '-' baba ovo do brtt

magina ^^

PPik4lolo

Senior Member

01-05-2015

Resumindo td q ta escrito ai:
Saiba farmar, compre wards (SIM VC TBM TEM Q COMPRAR), olhe o minimapa, controle objetivos.
E pros cotocos q banem fizz, kat e draven um jeito de counterar eles é usando stun.

Hybr1d Theory

Senior Member

01-05-2015

Um ótimo tópico, parabéns!

BEST SPARTAN BR

Member

01-05-2015

Não sei onde que banem Draven.. só se for no bronze.

Roguis

Senior Member

01-05-2015

não vejo um ban em draven a tanto tempo, me lembra quando eu era bronze

Besouro 5uco

Senior Member

01-05-2015

só dica lixo.

q pegar diamond? sole o outro cara e ****-se, cata as kill lelek