Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

Wukong for Dummies

1
Comment below rating threshold, click here to show it.

PedroFTW

Junior Member

01-21-2015

Bom Galera,

Meu nick é PedroFTW, finalizei a S4 como prata II. Não sou o melhor player do mundo, mas me puxei do Prata V ao prata II praticamente de Wukong na top lane.

Ainda não escrevi sobre as Runas nem sobre as masteries dele, mas disponibilizarei o guide e assim que possível irei editar o post.

A primeira coisa que gosto de citar é: Wukong não é um tank.
Ele é um campeão com uma capacidade muito grande de iniciação e com um burst bem alto. Eu diria que ele fica entre um bruiser e um assassino.

Vou começar citando as habilidades dele e ir fazendo alguns comentários.
Dica: Os comentários estarão em itálico.

Primeiro, a passiva do wukong:
Pele de Pedra
Aumenta a Armadura e Resistência Mágica de Wukong para cada campeão inimigo próximo.

Eu culpo esta passiva por muita gente acreditar que o wukong é um tank. Na realidade, vejo esta passiva como algo muito positivo por poder iniciar um combo em um carry no meio do time adversário e com um follow up bom dos meus aliados, sair quase ileso.
Não é a melhor passiva do jogo, mas não é algo a se ignorar.

Q - Golpe Destruidor
Custo: 40 de Mana
Alcance: Si mesmo

O próximo ataque de Wukong causa Dano Físico adicional, aumenta o alcance e reduz a Armadura do inimigo por um curto período.

O próximo ataque de Wukong ganhará 125 de Alcance de Ataque, causará 30/60/90/120/150 (+110% de Dano de Ataque) de Dano Físico e reduzirá a Armadura do inimigo em 10/15/20/25/30% por 3 segundos.

Deixei grifado as duas partes mais importantes desta skill. Ela aumenta o alcance do seu AA e ao atingir o inimigo, reduz sua armadura.
É junto com o E, uma das principais habilidades de dano do wukong na lane.
Esta habilidade pode ser usada em muitas matchups para pokear o adversário na lane. O que eu geralmente faço é usar o Q para acertar meu oponente quando ele estiver próximo dos creeps para farmar.
Você consegue acertar o inimigo e caminhar para longe sem que o mesmo consiga lhe alcançar com os ataques básicos.(No caso de um oponente melee, é claro.)

Outro ponto importante desta skill é o fato de que os efeitos do AA também se aplicam a torres, dando um potencial de push muito grande ao wukong.

Sempre que possível, sabendo-se que não irá correr muito risco fazendo isso. Use o Q na torre adversária.

W - Chamariz
Custo: 50/55/60/65/70 de Mana
Alcance: Si mesmo

Wukong fica invisível por 1,5 segundo. Um chamariz incontrolável é deixado para trás e causará Dano Mágico a inimigos próximos após 1,5 segundo.

Wukong fica invisível por 1,5 segundo. Um chamariz incontrolável é deixado para trás e causará 70/115/160/205/250 (+60% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico a inimigos próximos após 1,5 segundo.

Na minha humilde opinião, a habilidade mais divertida do league of legends.

Ela pode ser usada para dar jukes e fugir de situações desagradáveis.
A questão mais importante do W do wukong, é saber se seu oponente sabe como ela funciona.
O que eu costumo fazer é, no nível 3, quando tenho todas as habilidades disponíveis com exceção da ult, eu pulo no inimigo, uso o Q para ataca-lo uso o W e corro para uma bush.
No geral o oponente irá reagir de duas maneiras:
1 - Ele fica atacando o clone. Ou ele não sabe como o clone funciona ou ele esta desatento.
2 - Assim que o clone é usado, ele começa a correr em direção a sua torre, tentando te pegar quando você sair da invisibilidade.

Independente da situação, isto é uma grande arma para o wukong.
No primeiro caso, você sabe que quando largar o clone, pode sair livremente de seu oponente sem que o mesmo desconfie. (Não é tão legal quanto a segunda).

No segundo caso, você pode utilizar da tecla S (que para completamente todas as ações do campeão) para que o oponente acredite que o clone foi usado, te seguindo para o local onde ele acredita que você estará.

Após uma ou duas vezes, esta técnica pode ficar manjada, então mescle um pouco! As vezes use o clone para dar um juke ou as vezes apenas finja usar o clone.

Demora um pouco para pegar a manhã, mas depois que você estiver mais acostumado, poderá explorar as infinitas possibilidades desta habilidade. (Deixarei mais situações do clone no final do guia.)

E - Resplendor das Nuvens
Custo: 45/50/55/60/65 de Mana
Alcance: 650

Wukong avança em direção ao inimigo alvo e envia imagens para atacar até 2 inimigos adicionais próximos ao seu alvo, causando Dano Físico a cada inimigo atingido.

Wukong avança na direção do inimigo alvo e envia imagens para atacar até 2 inimigos adicionais próximos ao seu alvo, causando 60/105/150/195/240 (+80% de Dano de Ataque Bônus) de Dano Físico em cada inimigo atingido. Ao acertar seu alvo, Wukong ganha 30/35/40/45/50% de Velocidade de Ataque por 4 segundo(s).

Primeiro, esta habilidade oferece um dano maior do que o Q na lane, pois possui um dano base maior, embora uma escalabilidade menor baseado no AD.
Mais uma vez grifei as partes a se prestar atenção da habilidade, fora a escalabilidade dela com o AD.
Primeiramente, esta habilidade é um gap closer com um range de 650 unidades.
A segunda coisa importante a se notar, é que após chegar no inimigo selecionado, duas imagens do wukong serão projetadas nos inimigos mais próximos e causarão dano.
Isto pode ser usado no processo de harass na lane, onde você pode usar o E em um creep que está próximo a seu adversário para que uma das imagens adicionas o ataque sem que você fique no range de seus AA's. Para complementar o harass use o Q no oponente. Em caso de entrar em uma situação desconfortável, explore as possibilidades do W para sair de lá.

A terceira coisa a se notar é o buff de AS que esta habilidade lhe dá.
As trocas ficam muito interessantes para o wukong desta maneira.
Uma maneira de trocar com o wukong é: AA + Q + AA + E + AA + AA.
Este pequeno combo pode ser executado em um tempo muito rápido, dado que o Q reseta a animação de auto ataque e após utilizar o E o buff de AS torna fácil a execução de dois auto ataques seguidos.

Nas TF's esta é a habilidade que irá ser usada para iniciar. Tente sempre focar a inicialização em um carry, onde você poderá rapidamente aplicar todo seu dano matando ou retirando o oponente da luta.
(Note que carry pode se referir tanto ao adc quando ao apc. No caso de existir um alvo inimigo de maior valor que você possa neutralizar, inicie nele.)

O E do wukong também pode ser usado para fugas de algumas maneiras.
Você pode usa-lo para ir até um creep inimigo para se afastar do oponente.
Você pode conseguir visão de um campo da JG e pular por cima da parede com o E.

R - Ciclone
Custo: 100 de Mana
Alcance: 315

O cajado de Wukong cresce e ele o gira, causando dano e arremessando inimigos ao ar. Wukong recebe Velocidade de Movimento ao longo da duração da habilidade.

O cajado de Wukong cresce e ele o gira, causando 20/110/200 (+120% de Dano de Ataque) de Dano Físico por segundo e arremessando ao ar os inimigos que encontrar. Wukong recebe Velocidade de Movimento ao longo da duração da habilidade.
Duração: 4 segundos.

Uma das ultimates com o maior potencial de virar uma TF.
Grifados os pontos que quero tratar nesta habilidade.
Quero ressaltar muito uma coisa: No nv 16 você causa 200+ 120% de seu AD. Abra a calculadora do windows e faça as contas. É DANO PRA K**ETE!

Não sendo suficiente a habilidade escalar MUITO bem no seu AD, ela lança os inimigos para o ar, basicamente forçando-os a sofrer o dano massivo desta ultimate de graça por pelo menos 1 segundo.

Não bastando, você ganha um buff de velocidade de movimento, para garantir que quem quer que seja o infeliz que você quer eliminar vai sentir cada segundo deste dano grotesco.

O combo que eu mais utilizo nas partidas é: E para colar pertinho do ADC ou APC inimigo + Q para tirar a armadura e dar limpar um pouco da barra de vida e R.
Quando você ultar com o Wukong, lembre-se de focar totalmente no campeão que você quer eliminar.
Seu objetivo principal como um Wukong assassino não é jogar todo mundo para o ar, é literalmente apagar um ou dois squishes da TF.

Claro, isto não é a regra, em alguns momentos a ultimate pode e DEVE ser usada para disengages ou até para criar uma situação de kill para seus próprios carrys.

A questão é: Se você foi bem na lane, você pode solar quase qualquer um com a ultimate do wukong.

Dicas/Utilidades
Uma das maiores dicas que eu tenho para o wukong é a utilização do W para iniciar uma luta.
Um dos melhores métodos para fazer isto é usar o W de dentro da fog (onde os oponentes não podem te ver) ou até de uma bush, correr em direção ao oponente utilizar o E para chegar perto e continuar o combo de engage daí.

É uma técnica bastante forte, pois o engage do Wukong fica muito inesperado.

----------------------------------------------------------------------------
Outra coisa importante sobre o wukong. Tente criar a noção do dano que você pode causar a cada um de seus oponentes.
Você não precisa ter certeza ou fazer todo o calculo do dano na sua cabeça, mas deve saber se pro exemplo, consegue eliminar o adc adversário apenas com um E e um Q caso ele esteja apenas com metade de sua vida.

Digo isso pois muitas vezes consegui eliminar um oponente pelo simples fato de ele ter ficado no range do E.

Simplesmente fui até ele, utilizei o Q, alguns AA's, matei o inimigo e usei o W para me reposicionar.
Caso consiga fazer algo do gênero, automaticamente desbalanceou a TF a favor do seu time.
Não tenha medo de levar um ou dois hits da torre.

Sabe quando seus aliados deixam a torre com pouquíssima vida, ou os creeps quase destroem a torre e logo mais alguém aparece para salva-la.

Não sei, para mim acontece com uma frequência meio grande.

Quando possível, de um pequeno roam e vá até esta torre com pouca vida. De um AA + Q + AA. Existe uma grande chance de destruir a torre.

Wukong não é um tank, mas armor e MR não fazem muito mal.

Sempre lembre-se que um item defensivo pode ser bom.
As vezes você tem o dano potencial para erradicar um carry do mapa, mas ele também consegue te erradicar no mesmo tempo.

Caso você sinta que está morrendo muito rápido nas TF's, veja quem lhe causa o maior dano e tente reparar isto um pouco.

Obs: Se você esta morrendo sempre após um engage, talvez deva pensar antes de dar um. Existe uma grande diferença entre um bom enage e um engage ruim.

Archangel Chaos

Junior Member

01-21-2015

Ótimo guia!

PedroFTW

Junior Member

01-23-2015

Obrigado =)

Honestamente, eu acho que pra quem esta no bronze ou no fundo do prata, wukong é um campeão que vale muito apena escolher.

Ele quase nunca é banido e é um pick muito forte contra maioria dos top-laners.

Por mais que se perca a lane com ele, você pode buildar tank e ainda assim ser útil para seu time.

Qualquer dúvida, só postar.

Vlw

Genus Harfiram

Junior Member

01-23-2015

Adoro o wukong, mas é raro eu ganhar top com ele, suas trocas requerem muita mana e ele é papel early então fica dificil.Utilizo ele jg e da mais certo.

KKD2

Member

01-23-2015

Ótimo guia. Bom trabalho cara . Me baseei nesse guia pra criar um de Lee Sin

PedroFTW

Junior Member

01-24-2015

Citação:
Genus Harfiram:
Adoro o wukong, mas é raro eu ganhar top com ele, suas trocas requerem muita mana e ele é papel early então fica dificil.Utilizo ele jg e da mais certo.

É, eu também tinha problema com ele no top, especialmente na parte do early. Mas se você consegue farmar em segurança e fechar alguns itens, o dano dele fica muito mais alto, e é ai que o wukong começar a ficar mais interessante. Não é todo mundo que consegue trocar contra um wukong nv 6.

Eu não sei jogar jg muito bem, haha, então jogo bem de vez enquando com ele na Jg.

PedroFTW

Junior Member

01-24-2015

Citação:
KKD2:
Ótimo guia. Bom trabalho cara . Me baseei nesse guia pra criar um de Lee Sin

Baah, que legal cara.
Posta o link ai pra eu dar uma olhada.

Eu comprei o lee sin mas não to sabendo jogar mt bem haha.

Vlw!

1