Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

Minha breve e última viagem ao mundo do online gaming

1
Comment below rating threshold, click here to show it.

DHeartBreaker

Junior Member

02-04-2015

Sofro de depressão desde os 12 anos, hoje tenho 19. Nunca tinha jogado um jogo coletivo online até que dois meses atrás uma conhecida me perguntou se eu jogava lol. Perguntei: -"O que, uol?". -"Não, lol". Então procurei e baixei o lol uns dias depois. Comecei a jogar e gostei do jogo, era simples e divertido e rapidamente entendi porque faz sucesso. Mas logo pela minha quarta ou quinta partida (contra bot) encontrei meu primeiro "parceiro" tóxico. Após sofrer com o abuso verbal me surpreendi achando que esse comportamento era anormal e como nem sabia como abrir o chat in-game (é enter pros nubão que começaram agora kk) só pude continuar a partida já estressado.
Já tinha visto o botão de reportar, mas achei que era desnecessário por enquanto. É claro que nas próximas partidas o mesmo aconteceu e como sou uma pessoa que não consegue ver ou sentir injustiças por muito tempo resolvi começar a reportar jogadores tóxicos. Mas aos poucos comecei a entender que isso faz parte da cultura do jogo, que esse comportamento é "aceitável" no sentido de que é pra se se tolerar e que é epidêmico, algo que muitos, muitos mesmo fazem ou aprovam. E como o jogo tem tantos usuários fiz o que muita gente faz, simplesmente desisti de reportar já que não acredito em uma solução e não ache que os jogadores sejam punidos.
Então continuei a jogar fazendo boas partidas e partidas ruins. Quando fazia partidas ruins era xingado e em vez de reportar comecei a responder, tentei várias táticas, raríssimas vezes perdi o controle e xinguei de volta. Mas não tinha jeito, não tem como dialogar com esses jogadores.
Então continuei a jogar, às vezes reportando, às vezes respondendo, às vezes não fazendo nada. Hoje faz quase dois meses que jogo lol. Uns dias atrás cheguei ao lvl 30, joguei 3 partidas ranked, uma vitória e duas derrotas. Fiz duas partidas boas. A que não foi boa, bom, vcs já sabem... Parei de jogar ranked e voltei a jogar contra bot e pvp normal. Alternando entre partidas boas e ruins resolvi jogar pvp normal com o primeiro campeão que joguei, Ashe. Ah, coitada da Ashe, talvez o campeão mais discriminado e consequentemente xingado do lol, até mais que teemo kk. Meu sup veio de alistar que acredito ser o pior suporte pra Ashe. No fim do jogo as estatísticas do nosso time eram Ashe 1/9, alistar 0/5, yasuo 0/7, akali 2/6, malphite 3/7, e claro, apesar de todo mundo ter perdido sua lane desastrosamente a culpa e do adc e da Ashe (coitada da Ashe).
Pela segunda vez no dia me disseram que eu tinha retardo mental e que era lixo, algo que todos no jogo concordaram o que é ainda mais triste e que me deixa mais deprimido do que eu já sou. Após levantar da cadeira estressado com o rosto vermelho e as pernas trêmulas fui ao banheiro. No caminho tive uma interação nada agradável com meu irmão, provavelmente porque já estava estressado e entrei no banheiro. Lá comecei a chorar perdendo mais uma vez a fé na humanidade já que reconheci que sou sensível demais para lidar com pessoas ou que as pessoas são muito insensíveis para lidar comigo. A palavra suicídio me subiu a consciência pela terceira vez na minha vida. Entendam, não foram exatamente os toxic huehuebr que me fizeram ponderar suicídio pela terceira vez embora tenham sido agentes ativos na situação, mas sim o meu entendimento que essa comunidade online é só um microcosmo do que acontece em todo lugar. Pessoas tóxicas e insensíveis estão em todo lugar, seja no mundo real ou no mundo virtual. Seja no lol ou no twitter, no futebol ou na academia.
Após me acalmar me sinto melhor, mas não voltarei ao League of Legends ou qualquer outro jogo competitivo online, não vale a pena. Não culpo a Riot, acredito que estejam tentando solucionar o problema assim como muitos nessa sociedade global em que vivemos. Escrevi isto como um desabafo e tambem porque talvez esse depoimento traga algo positivo. Mas mais uma vez vou abandonar a partida e ficar afk porque assim não me machuco.

ODesigner

Member

02-05-2015

Cara, isso não é do lol, é do brasileiro. Brasileiro em geral não sabe jogar jogos online, sendo considerado altamente toxicos em qualquer jogo. Eu hoje em dia, só muto quem fala ***** e continuo meu joguinho.

Kronnuz FontLess

Senior Member

02-05-2015

Crítica construtiva: Textos longos, formate melhor, de "enter" para separar os parágrafos, isso motiva mais a leitura (eu li inteiro pois sou fascinado por leitura, leio em média 1 livro por semana rsrsrs, mas muitos não compartilharão sua experiência, apenas pelo fato do texto ser longo, o que é uma pena).

Sobre a sua experiência em si, é legal você compartilhar, isso mostra para a comunidade, que além da ashe noob do nosso time, quem está controlando ela é um ser humano, seres humanos tem dias bons e ruins, tem sentimentos, tem vida própria que independe da nossa, por tanto, merece respeito.

O grande problema no LoL pode ser resumido justamente nessa palavra, respeito. Eu não respeito que outro jogador possa ser pior que eu, eu não respeito que o outro jogador pode não está tão preparado quanto eu, eu não respeito as opções de champion de outro jogador, eu não respeito a forma como esse jogador faz seus itens. Ou seja, eu sou bom, sou o melhor do mundo no jogo, por isso sou bronze, prata, gold, enfim... e tenho o direito de ofender a todos do meu time que não fizerem aquilo que "eu acho" que ele deveria fazer.

O Lol é um jogo coletivo, nosso individualismo é o que nos faz perder partidas... ontem mesmo, perdi uma partida por culpa do adc, que se recusou a se comunicar com o time.
Enquanto quebramos a torre mid da base, quebramos uma das torres do nexus e faltava uma torre para vencer a partida... ele ficou no top matando minion enquanto rolava a tf... vencemos parcialmente a tf, depois eles renasceram e fomos massacrados.. ainda tinhamos a maioria das torres, dava pra recuperar, e ja tinhamos 3 dragões contra 0 do time inimigo... fomos fazer barão... e o adc foi pro bot fazer sabe lá deus o que... faltava nada pra matar o barão... rolou tf, perdemos a tf pois tinhamos pouca vida e eles roubaram o barão... perdemos as 3 torres centrais e um inibidor... mais a torre do bot e o inibidor... moral da história, perdemos o jogo por que o adc simplesmente ignorava tudo que a gente pedia, garanto a você, pedi com educação, falei "por favor joga com a gente" umas 10x ... infelizmente tem gente que tem o rei na barriga e vive no seu próprio mundo que é incapaz de ajudar seus companheiros, mesmo que em um ambiente virtual. Minha sorte é que a partida bugou, era ranqueada e apareceu como partida normal no final, mas mesmo assim, ficou a frustração de ter perdido um jogo ganho.

Ao final dessa partida, o suporte ficou me chamando de troll, que a culpa da derrota era do adc e minha... veja bem, eu era o jg, fiz todos os dragões fiz ganks, ajudei em todas as lanes, e estavamos ganhando em todas, estava positivo até late game, depois fiquei negativo, como praticamente todos do time e mesmo assim, fui chamado de lixo e por ai vai... sendo que a derrota aconteceu por um erro do top... que eu avisei pra voltar, pra não ir sozinho pra tf, mas ele foi mesmo assim e tive que ir pra socorrer ele e morri junto... moral da história, sou lixo, inutil, minha mãe trabalha com serviços a homens desconhecidos, e por ai vai. Reportei, tanto o adc que entregou realmente a partida, quanto o suporte pela ofensa, e parei de jogar por uns minutos e fui assistir ao futebol.
Link da partida: http://matchhistory.br.leagueoflegends.com/pt/#match-details/BR1/465941474/208445214?tab=overview

Moral da história, o jogo é divertido, tem uma mecânica muito bacana e uma diversidade de jogabilidade, seja com champions ou lanes muito ampla. Porém a comunidade é realmente o grande defeito do jogo.

Mas isso pode ser resolvido, e vc não necessariamente tem que parar de se divertir porque uma criança que ficou sem toddynho... Ou porque seus pais foram ausentes em sua educação.

Mute todos... conversar por chat nunca fez ninguém ganhar jogo mesmo. O Alt/Ctrl serve para avisar onde alguém desapareceu, onde vc precisa de ajuda e para onde você está indo... é tudo o que você precisa para se comunicar com a equipe, e que eles precisam para se comunicar com você também. Ache alguém pra jogar junto com você, eu mesmo me disponho quando não tiver jogando com um amigo meu... também jogo a 2 meses, ou seja, ainda to aprendendo também =).

Divirta-se, jogue com seus amigos, bloqueie desconhecidos e você não mais se estressará com o jogo, garanto que será muito melhor.

EUEWarrior

Senior Member

02-05-2015

/mute all

Moonies

Member

02-05-2015

A partir do momento em q vc da "Bola" pra um jogo, e pra pessoas q n conhece, o errado é vc.

DHeartBreaker

Junior Member

02-06-2015

Obrigado por lerem e responderem.

ODesigner
Não acredito que esse problema seja só do brasileiro. O servidor americano parece ser bastante hostil tambem e esse problema do insulto verbal é algo que ocorre em muitos jogos, e por toda a Internet. Uma teoria comum é de que é a anonimidade que faz as pessoas se comportarem desse jeito.

EUEWarrior
Pensei nisso, mas eu achei que iria perder muito do jogo fazendo isso. Talvez deveria ter feito isso mesmo e talvez faça no futuro se eu voltar.

Moonies
Como eu falei não é o lol ou seus jogadores que me deixaram tristes, mas é por ser algo que eu vejo toda hora em vários lugares. E eu não consigo escolher como me sentir, algumas pessoas são mais sensíveis que outras, concordo que deveria ser menos sensível e tento mas é a vida.

Kronnuz FontLess
Haha, você está certo sobre a separação de parágrafos. Pensei em mutar, mas por alguma razão não mutei e acabei passando por isso, se eu voltar farei isso. Obrigado pela resposta, às vezes minha percepção se estreita e me esqueço que tem muitas pessoas que tem empatia e são gente boa.

ChantiLyka

Senior Member

02-08-2015

Ha... faz um certo tempo que eu tenho mutado ao menos 1 jogador e reportado toda partida, você está lá pelo jogo não pelos jogadores, essas pessoas (se é que podemos chama-las de pessoas) não receberam a educação adequada e explodem isso em todas as oportunidades que podem.

Não desista do jogo estude mais, jogue mais partidas normais. Não adianta ir ranked agora, vc tem que aprender a jogar antes, afinal vc não gostaria de perder uma partida ranqueada por que algum jogador não sabe fazer as coisas corretamente.

Ainda existe muita gente legal jogando e lembre-se vc sempre pode mutar não é necessário passar por momentos ruins, vc ainda está aprendendo e nenhum deles nasceu sabendo como jogar.

MacLeod95

Junior Member

02-11-2015

Cara, se voce fica assim por causa do jogo, realmente é melhor você não jogar mais.

1