Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

O 07thJunkie pode ter se equivocado, mas entendi o que ele quis dizer

1
Comment below rating threshold, click here to show it.

Voidborn Boy

Senior Member

02-22-2015

Ele está reclamando do pessoal que pega campeões como Annie, Nidalee, e por vezes até Morgana, diz que vai sup, mas no fim das contas, começa com Anel de Doran, faz full AP e não faz nenhum item de utilidade, incluindo o mais importante de todos, que é a Pedra da Visão.

E vamos ser sinceros, isso acontece DIRETO em SoloQ. Mesmo eu tendo saído do prata, ainda pego um monte de Annie sup que começa com Anel de Doran e não faz o básico de visão. O pior é que muitas vezes eles fazem AP mesmo estando 0/8 (por exemplo); de que adianta você fazer AP se você não está matando ninguém? A única situação em que justificaria vc fazer AP mesmo estando "atrás" é se vc for a única fonte de dano mágico da equipe. E mesmo assim, outros itens como Pedra da Visão devem ser rushados primeiro.

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/t31.0-8/p600x600/10959963_505540872917883_5951694394708995664_o.jpg

Olha um pro player jogando de Veigar sup, só que ele faz pedra da visão, começa com os itens certos pra sup, e aliás faz full utility. Não cheguei a ver as partidas pra ver se ele estava feedado o suficiente pra poder fazer AP, mas na verdade o ideal é fazer assim mesmo, é assim que um bom suporte deve ser; se preocupando com utilidade em vez de dano, em primeiro lugar.

O 07thJunkie tem razão em uma coisa: Suporte não está aí pra dar dano, pra isso tem o ADC e o mid laner (não digo APC porque muitas vezes o pessoal usa assassinos na mid lane). Por vezes o top e o jungler também dão muito dano, mas nem sempre (às vezes são usados full tanks com foco em utilidade no lugar de dano).

Então galerinha, não pega campeões com função secundária de suporte, faz full AP e diz que tá sendo sup, porque isso fica feio. Pega mal, porque você não tá sendo sup de verdade, você tá querendo bancar o mid laner, e muitas vezes você está falhando muito. Suporte está aí para providenciar curas, CC, peeling, e outros tipos de utilidade pra equipe. E é nisso que o suporte deve focar.

1) Não é só o suporte que tem que wardar

Correto, mas o suporte ainda é o principal responsável por wardar o mapa. Ele é o principal responsável justamente por conta do fato de ele rushar a Pedra da Visão, já que ele é o que mais pode dispor de um slot nos itens para isso. Outras lanes devem estar comprando wards, mas só com o gold que sobra depois de comprar os itens; não tem como um mid laner ou top laner, por exemplo, comprarem Pedra da Visão, porque eles não possuem espaço pra isso nas builds.

A única situação em que eu vejo que seria justificável o suporte não fazer Pedra da Visão, é se ele for comprar o upgrade do trinket verde, que agora dá 2 wards que recarregam com o tempo, e é bem baratinho. Mas esse upgrade só pode ser comprado no level 9. Além disso, você não vai poder depois comprar uma lente detectora para tirar as wards inimigas. Por último, se você for fazer isso, comunique à sua equipe, para eles entenderem qual é a sua intenção, e evitar rage por você não estar comprando a Pedra.

2) Começar com Anel de Doran me dá HP e AP pra ganhar a lane

Já expliquei várias vezes, no passado, em tópicos, porque Gume do Ladrão Arcano é um start infinitamente superior quando comparado ao Anel de Doran. Leia um deles: http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?t=322245

3) Eu tô feedado, por isso tô fazendo AP

Se você como suporte, está ganhando o jogo e stompando, não há absolutamente nada de errado em comprar itens de AP no lugar de utilidade. Com exceção do fato de que você ainda deve rushar uma Pedra da Visão, pois wards são uma espécie de utilidade sem igual, que é indispensável independente da situação. Não há nenhuma situação em que wardar seja ruim, e wardar ajuda sua equipe a controlar o mapa, evitar ganks, e contestar objetivos. Como dito no ponto 1, você pode comprar o upgrade do trinket verde; e assim você terá mais ouro pra fazer AP. Mas você só pode fazer isso no level 9. Mesmo estando feedado, você é um suporte em primeiro lugar.

4) Meu ADC está feedando/está sem kills, por isso estou fazendo AP pra poder carregar eu mesmo

Não, isso é errado. Se o seu ADC está feedando propositavelmente, isso aí já é outro assunto. Mas se ele está atrás e está perdendo a lane porque foi counterado ou sofreu muita pressão do jungler inimigo, é aí que você deve mesmo prestar seu trabalho como suporte, o ajudando; fazendo utilidade para seu ADC vir a se recuperar durante a partida. Não pense que fazendo AP você vai carregar, porque você não vai. Você pode até pegar algumas kills, mas o mais provável de acontecer é você não pegar, e morrer muito, anulando o propósito inicial de você fazer AP. Além disso é provável que você dê menos dano em geral, comparado a um APC de verdade, pois você estará provavelmente usando talentos de suporte e runas de suporte. E vale lembrar que kill não ganha jogo.

blackdeather

Senior Member

02-22-2015

é, você ta certo.

mas quer saber de uma coisa?

annies supp full ap ja me carregaram varias vezes.

eu gosto delas

Ironwill

Senior Member

02-22-2015

Citação:
blackdeather:
é, você ta certo.

mas quer saber de uma coisa?

annies supp full ap ja me carregaram varias vezes.

eu gosto delas

O caso é . . .

Mesmo fazendo Pedra da Visão e Cadinho antes, a Annie ainda pode se tornar uma fonte de dano fazendo items AP dps, principalmente pq mesmo sem build nenhuma a Annie ainda tem um dano de respeito nas habilidades (deixa de ser tão forte no mid pra late game e no late game se não tiver nada de AP, porém até os 20 minutos já da pra ter pedra da visão e fechar ou estar fechando cadinho, mesmo sem pegar 1 kill, principalmente se estiver com gume do ladrão arcano e sendo akele chato pokeando sempre que possível).
Fora que, uma Annie com saia de vento SEMPRE tem respeito do time adversário XD

07thJunkie

Senior Member

02-22-2015

Exato, quando tô indo de support sempre faço o máximo pra dar utilidade pro time, principalmente com visão, pink wards e tricket vermelho, poupando o adc de ter que gastar dinheiro pra comprar ward no early game.

Sério, odeio quando o time tá ganhando a ganhando a lane phase e quando menos eu espero o time inimigo ja tem feito 2 drag, aperto TAB e vejo que aos 25 minutos do jogo o support ainda nao fechou pedra da visão e esta fazendo ap, isso dá muita raiva.

Seará Mecânicas

Senior Member

02-22-2015

Eu em pleno Platina (não que seja algo) ja peguei um Darius que fez AP achando que iria dar mais dano na passiva...

É o que enfrentamos na SoloQ...

lendarioozaru

Senior Member

02-22-2015

Cara cada um tem sua função no jogo.A função o suporte(não só no league) é dar utilidade no time.O que vejo é que os jogadores em elos mais baixos(incluindo até o platina),se preocupam muito mais com kill do que objetivo ou estrategia,e dano é maneira de obter kills,mesmo se a intenção for ajudar o time a matar,ainda é um estrategia equivocada.Reparem que em campeonato o número de kills é bem menor,isso porque eles lutam apenas por objetivos,se o time inimigo deixa-se eles levarem o jogo sem luta,eles fariam,fora isso tem o fato de que ninguém fica se solando nas lanes.

Enfim isso é o maior motivo pra que suportes optem por trocar visão e proteção por dano.É a ideia de kills serem mais importantes de que objetivos.Eu particularmente acho que cabe sim fazer dano para sups.Mas fazer dano é uma coisa.Agora ir rushando rabadon pra min prejuica sim o time.Até porque o mid e o adc jás vão rushar full dano,vamos ter dois campeões com danos diferentes.Não tem porque mais dano no time,no caso precisa-se de utilidade e resistencia.Obvio que isso não é regra,há campeões do top ou jg também fazem dano.

Mas enfim se você não sabe jogar de suporte,aprenda.Até porque o impacto de um sup que faz dano pra min é lane phase,porque você não vai dar mais dano que o mid laner e nem conseguir proteger o seu adc.No fim acaba sendo muito menos viavel fazer dano por uma questão logica,você vai fazer a mesma função do mid laner,mas com menos dano e impacto no jogo,além de não cumprir sua função.

darkslash01

Senior Member

02-22-2015

Olha....

Isso acontece porque a propria riot incentiva para suport muitos campeôes que simplesmente tem cc e só.

Se a riot fizesse mais campeões suporte(e até os que uns que não são) e com ultilidade ALTA como janna,soraka,tresh,braum,kalista,ashe e diminuisse o CC desse ps devidos nerfs nesse bando de porcaria que só é usado como suporte porque deleta o adc inimigo e na realidade não é suporte nem aqui nem na china.

As pessoas aprenderiam a jogar de suporte como consequência de um bom balanceamento entre os suportes.

Enfim, a riot incentiva esse tipo de gameplay e a ignorancia dos jogadores a cada vez que permite campeões com burst e stun considerável ao mesmo tempo mas parece que nunca aprendem pq o remake do zilean é isso também.

DarthMagus

Senior Member

02-23-2015

Eu entendo a questão da utilidade, mas vocês falam de uma forma que fica dando a impressão que o suporte é uma espécie de "empregadinha" do ADC, ou mesmo do time inteiro.

Embora eu ainda acredite que kill sozinha não ganhe jogo, eu até posso compreender quem reclama, pois sei que sempre tem um "suporte espírito de porco" que em uma TF pega kill propositalmente, alega que o adversário iria escapar, quando na realidade isso é mentira, eu sei, dá uma frustração do caramba, mas há casos que nem sempre você vai salvar um ADC.

Ganks, dive precipitado do próprio ADC que caga pro seu ping no minimapa ( isso quando ele tem a boa vontade de olhar o minimapa).Sabe, são coisas que fazem parecer que o ADC está sumariamente ordenando que você enfie a pedra da visão no C/U, ele simplesmente ignora o minimapa e não adianta chorar pro meu lado não que eu já vi isso em vários elos onde as pessoas "se acham".E ai, o que você, pobre suporte vai fazer, sentar em posição fetal embaixo da torre e jogar 40 minutos de jogo fora? suporte não é Jesus Cristo e nem Amélia. Não posos falar port doso, mas se eu tomo uma postura agressiva como suporte, é porque a coisa não está nada bem e estou sem alternativas.

1