Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

@Riot Sistema Elo e por quê ele precisa ser resetado

Comment below rating threshold, click here to show it.

Godot

Member

08-10-2012

E aí, pessoal da Riot. Apesar do nick novo, aqui é o DSG. Também me conhecem como Necrosed.

Vou apresentar aqui neste tópico o caso pelo qual vocês precisam resetar o Elo dos jogadores ranqueados.
Spoiler - Jargões matemáticos e estatísticos no tópico.

1. A sua rating em Elo é baseada em um certo espaço amostral, que não é o BR.
No caso de todos os jogadores que transferiram a conta do NA para o BR (ou NA - Miami, como dizem alguns), esse espaço amostral era o servidor Norte Americano. Ao retirar um pedaço desse espaço amostral e manter a classificação Elo de cada jogador a mesma, você está gerando imprecisões no sistema - por simplesmente mudar o espaço amostral como um todo.
Isso é muito bem mostrado neste post do Matt Marcou: http://na.leagueoflegends.com/board/showthread.php?t=1143351

Como podem ver, as medalhinhas são dadas da seguinte maneira:
Os top 0.2% dos jogadores ranqueados são Platinum
Os top 3% dos jogadores ranqueados são Gold
Os top 10% dos jogadores ranqueados são Silver
Os top 25% dos jogadores ranqueados são Bronze.

Ao manter a mesma classificação Elo com um espaço amostral inferior, esses números ficam completamente sem sentido. Não temos acesso à ladder BR, mas eu conheço a grande maioria dos jogadores de Elo alto no Brasil e não temos mais que duas dezenas de jogadores Brasileiros acima de 2000 de Elo (Classificação necessária para ser Platinum). No Servidor Norte Americano, o último jogador com 2000 de Elo tem a posição de 1804. (Fonte: http://competitive.na.leagueoflegends.com/ladders/na/current/rankedsolo5x5?summoner_name=&page=72)
1804 é o top 0.2% do Servidor Norte Americano. 20 NÃO É o top 0.2% do servidor brasileiro. Nós temos bem mais do que dez mil jogadores ranqueados.

2. O Sistema Elo precisa de jogos para que a verdadeira classificação seja atingida e o matchmaking da forma como está impede isso
Ele é baseado em estatística, e segue a Lei dos Grandes Números (em inglês: law of Large Numbers). Basicamente, quanto maior o número de jogos que acontecerem, melhor representado pela sua rating Elo você estará.
O que ocorre aqui, é exatamente o contrário. Por estar se baseando em cálculos de um outro espaço amostral, o algoritmo de matchmaking precisa ampliar os BURACOS das ratings que o pessoal do Brasil tem. O que acontece? Queues longas e jogadores de 1500+ de elo sendo pareados com o pessoal unranked.
E aí, o pior de tudo? Para balancear os unraked com o de 1500+, os oponentes do time do jogador 1500+ são mais bem colocados que os jogadores unranked, resultando em um jogo não divertido pra nenhum dos lados.
Não só isso, o Elo que é dado em uma partida é calculado baseado na diferença de Elo entre os times - quanto maior a disparidade, menor é o Elo ganhado por quem tem a rating alta e maior é o Elo perdido por quem tem a Rating alta. É aí que acontecem jogos onde tem gente que perde 20 e poucos de Elo por partida e ganha 6 - até 0, como aconteceu com o Kami.

Sugestões para consertar o problema:

1 - Soft-Reset, como aconteceu no início da Season 2.
Isso vai garantir que os melhores jogadores fiquem pareados entre si, apesar de estar numa rating mais baixa. No início da ladder, todos têm o elo acelerado (ganhando de 20 a 50 por partida). Em pouco tempo, todos já têm um Elo que descreve melhor a sua habilidade.

2 - Hard-Reset. Todo mundo começando no 1200.
Por ser um novo servidor, ele garante que os resultados fiquem mais consistentes e mais rápido. A desvantagem? A variância é maior que o soft-reset, portanto vai demorar mais jogos pra que o nível de habilidade da maioria descreva bem sua habilidade. Vão ocorrer muitos casos de jogadores "presos" em Elos que não descrevem suas habilidades, também.

Tá, mas DSG, e os Season Rewards? A Season já tá acabando, se resetar os Elos um monte de gente vai perder os rewards!
Negativo. Justamente pelo pessoal da Riot estar se prendendo na noção de que o prêmio vai para uma determinada rating (2k, 1520, 1400, 1250), a noção de que os prêmios devem ir para esta rating vão se perder perdura.
Na realidade, os prêmios devem ser distribuídos como o MattMarcou falou naquele tópico: para os 0.2%, 3%, 10% e 25% do servidor, não para uma determinada rating.

Complementando:
Ocorrendo o soft-reset, mais pessoas vão ser premiadas com rewards de plat, gold, silver e bronze, pois esses números vão se adequar aos números brasileiros. Atualmente nossos rewards serão dados, basicamente, por quem faz parte dessas porcentagens no server NA, que tem uma base de jogadores maior.
No caso, quem é platina vai muito provavelmente continuar platina, além de abrir a oportunidade para mais jogadores BR se tornarem dos outros Elo, correspondendo à realidade do servidor brasileiro. Atualmente, utilizando a rating atual, pessoas que merecem esses prêmios vão ficar sem.
Sem falar que o atual sistema elimina toda e qualquer possibilidade de alguém ascender pra Gold ou Platinum. Silver é alcançável, mas vai chegar uma hora onde você vai ganhar muito pouco elo por jogo e perder muito elo. Eu tinha o objetivo de alcançar Platinum até o final da season 2, mas isso meio que cai por água, afinal, eu vou ter dois meses de queue congelada pra não atingir meus objetivos.

Aguardo suas respostas, Riot.

paiN RC KamiKat

Member

08-10-2012

Bom texto e argumentos válidos. Também sou a favor do soft-reset. GO CAREQUINHA!

CNB HyperX Leko

Junior Member

08-10-2012

tá beleza, eai sou 2k de elo e dão hard reset, e não consigo ficar entre os 0,2% e se eu só manter meu elo até o finald a season 3 eu pego minha reward. eai? se fosse pra ter tomado alguma atitude teria que ser assim que o server lançou, não fizeram? então é melhor nem mexer mesmo... tá ****? sim tá muito ****, fila de 15 minutos e etc, mas isso vai melhorar com o tempo... eu acredito no servidor =)
e estou gostando muito dele.

MOSSAD bdanmf

Member

08-10-2012

Também sou a favor do soft reset, 15 minutos de queue +20/30 minutos de jogo pra ganhar +4 de elo porque não tem gente suficiente na faixa 1600~2000 é f***.

Mr Gentleman

Senior Member

08-10-2012

Ta acabando a season, dexa terminar >_>, a Riot BR tem que seguir o cronograma do pessoal do NA, acredito eu, mas ótimo tópico e bons argumentos

GH ChaPoLa Tte

Junior Member

08-10-2012

Bom,

Vou colocar aqui minhas palavrinhas.

Muita gente trabalhou duro pra pegar o elo platina, dourado e prata, e muitos estão caindo de elo por "trolls" e bla bla bla. OK, mas você já parou pra pensar que um reset de elo agora com o servidor aberto n faz o minimo sentido?

Meu caro jovem, o servidor é como uma pirâmide, a base está cheia de jogadores, entre prata e dourado há poucos jogadores, e platina então nem se fala rs

É como o Leko falou, resetar o elo agora é uma besteira... O Servidor está muito bom, a Riot está trabalhando DURO pra melhorar as coisas para nós players, e só cabe a nós esperar, eles não resetaram quando abriram o servidor por um motivo, então vamos ter fé que esse motivo tem a mesma intenção que moveu eles a montar esse servidor sensacional, a festa de ontem, que foi sem comentários...e por fim vamos aguardar o fim da Season 2, que diga-se de passagem pelo que o fórum do NA tem soltado já está chegando ao fim, coisa de 2~3 meses.

Enfim, essa é a minha opinião =] Não creio que um Soft ou um Reset total vá melhorar, pelo contrário vai ter muita gente reclamando, e muita gente apoiando rs deixa como tá e espera a Riot finalizar esta season =]

Godot

Member

08-10-2012

Você claramente não leu o post inteiro, Chapola.

Vou destacar a parte importante pra todo mundo que fala sobre alguém trabalhando duríssimo para pegar A Platina:
Tá, mas DSG, e os Season Rewards? A Season já tá acabando, se resetar os Elos um monte de gente vai perder os rewards!
Negativo. Justamente pelo pessoal da Riot estar se prendendo na noção de que o prêmio vai para uma determinada rating (2k, 1520, 1400, 1250), a noção de que os prêmios devem ir para esta rating vão se perder perdura.
Na realidade, os prêmios devem ser distribuídos como o MattMarcou falou naquele tópico: para os 0.2%, 3%, 10% e 25% do servidor, não para uma determinada rating.

---------

Além do que, o serviço de ranked está gerando uma péssima experiência de usuário para muitos, o que, desde que a Riot BR foi instaurada, é dita como prioridade #1 deles.

sX Drill

Junior Member

08-10-2012

Eu concordo com o soft reset e mantendo as proporções de 0,2% , 3% , 10% e 25%

Godot

Member

08-10-2012

Editado o tópico principal com um complemento sobre Rewards e Platina.

sX Drill

Junior Member

08-10-2012

Só 1 detalhe , plat no NA ta 1900 ainda não? '-'