Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

[Guia Completo] Suporte, a role MAIS importante de league of legends.

Comment below rating threshold, click here to show it.

Wolsfrik

Junior Member

05-31-2013

Se eu pudesse fazer com que todo mundo que eu conheço vissem esse guia, com certeza teria menos brigas pelo top!!
Comecei a jogar de suporte por falta de opção, mas realmente me apaixonei por essa role (que agora é minha role principal!).
Ótimo guia, agora posso testar outras boas opções pra suporte sem medo.

Mesarth

Senior Member

05-31-2013

Cara, muito boa, salvei e vou imprimir pra ler direitinho aqui.

Gosto pra caramba de jogar de suporte, mas tô começando em LoL e tô lendo e assistindo tudo que
posso. Seu guia vai ser muito bem aproveitado, pode ter certeza ^^

Galford Strife

Junior Member

06-03-2013

Suporte é minha main role tb, mas as vezes meio que desanima jogar de suporte no BR mesmo, vou dar alguns exemplos de coisas que acontecem bastante comigo:

- As vezes estou jogando bem, dando mtos assists (que é a função do suporte, ter bem mais assists do que kills) aí blz, vc vai dar uma dica pra alguém do seu time que está por exemplo 10/7/3, e o cara fala algo como: Cala a boca Noob, Olha o seu Frag!!! (que geralmente esta algo como 2/3/15), ou algo como: Não dou ouvidos a quem tem frag negativo. Ou seja, esquecem que o Assist pra quem joga de suporte é tão importante quanto um kill pra quem joga de ADC.

- As vezes o jogo está no late game, seu time está perdendo, eles estão qse chegando nos inibidores e o time começa a reclamar que o suporte tem que sair pra wardar o jogo, e esquecem que o suporte sozinho não consegue nem chegar no meio do mapa sem morrer, e o pior é que ngm se oferece pra ir com vc para que vc warde com segurança...

- Jogam a responsabilidade de wardar o mapa inteiro só pra vc, sendo que pelo menos mais 2 do time tem q ajudar, o suporte é o principal pra essa função, mas deve ter ajuda tb...

entre outras coisas...

Old King

Senior Member

06-04-2013

Eu acho o seguinte, o suporte tem que wardar a parte de baixo do mapa (até o river de bot) mid bot um na parte de cima do river e quem ta top warda lá!! Mas é impressionante a estupidez de grande parte dos jogadores brasileiros.O cara leva 5 ganks, ai você fala para ele colocar um ward e ele diz que não é função dele, pois não é suporte, sendo que ele deixa de farmar 200-300 de gold por causa de 75!! É difícil jogar em servidor brasileiro.

Elfomal

Senior Member

06-04-2013

@2 post acima.

Sim, é um fato isto,mas quando acontecem estes jogos,voce simplesmente PRECISA apagar eles da memoria,e seguir em frente.

Eu desanimei de continuar jogando, o nível de jogo atual está muito tenso, a riot deveria deixar estes guias mais destacados.

Shuntz

Junior Member

06-04-2013

Parabéns pelo post Elfomal. Comecei a jogar de suporte não por querer, mas por ser sempre a posição que sobra. Terminei passando a gostar da função e ter essa mesma visão que você. Atualmente, prefiro jogar na minha posição, desempenhando minha função certa do que jogar no mid, por exemplo, e pegar uma soraka no bot fazendo build full ap (observem alguns jogos por aí. Pedem a posição de suporte, mas fazem uma build full ap, preocupando-se mais em levar kills do que salvar ou avançar com o time), desvalorizando as auras e ativos dos itens.

Quanto aos itens iniciais, só pra galera que tá com dúvida, é relativo de suporte para suporte e a forma como você vai atuar. Jogar mais safe, pode te dar mais wards compradas e poucos pots. Jogar mais agressivo pode exigir menos wards e mais pots. Um exemplo: Janna, quando usada agressivamente, se torna uma mana-hungry: 3 wards, 1 amuleto, 2 pots hp e 1 mana são suficientes pra me sentir seguro na lane. Mas um Nunu, que dependendo da forma de jogo não vai exigir o amuleto, pode fazer seu gold render uma pink ward logo no começo do jogo.

Old King

Senior Member

06-05-2013

O importante é você ter a runas que dão mais gold e nos talentos fazer a build correta.Isso ajuda muito!!
Eu jogo de mid e quando não consigo, vou de suporte.

Elfomal

Senior Member

06-07-2013

@ posts acima

Meus items iniciais 90% das vezes,são 2 wards verdes,uma rosa, item de regen inicial(mana ou hp,dependendo do hero~lane) e 2 potes.

Eu ultimamente não tenho mais usado runas de Gp/5, acabei descobrindo que runas de Ap base(+15 ap) ou de movimentação(+4.5% de MS) acabam sendo mais uteis, tanto em questão de poke, quanto em questão de curas,engage etc.

Para sona,em especial, eu estou usando quintessencias de armadura, é a unica forma de poder aguentar os hits do adc ~ manter seu Adc seguro, sem perder metade da vida em 1 hit T.T

igorkiller402

Junior Member

06-08-2013

Gostei bastante de seu guia cara, porém me ficou uma duvida! Você nos ensina a wardar e como reagir perante o time inimigo, mas quando devemos healar um adc? Se gastamos muita mana não ficariamos fracos na lane? Quando seria a melhor hora para posicionar a ward rosa? É notavel que foi um tópico grande mas acho que voce poderia ampliar um pouco mais o 'modo de jogar'.

Abrçs!

Old King

Senior Member

06-09-2013

Igor é importante comprar itens que deem restauração de mana. Você de preferência pode deixar pra curar em um nível de segurança, não pode deixar morrer. Se você ver que o seu ADC está indo igual um doido e perdendo vida muito rápido, avisa ele para ir devagar porque está ficando sem mana.

Em relação a WARD rosa, eu raramente compro ele separado!! Eu pego primeiro os normais, depois pedra da visão e depois compro o rosa. Exemplo, se o teu time quiser matar um dragão, ou barão, ai sim você coloca ward rosa porque ele deixa invisível. O rosa também é utilizado para da counter na akali, pois ela tem a skill de ficar invisível... O ideal é você pegar um guia especializado do campeão que você gosta. Se souber inglês usa o lolking.com