Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM


[Guia Completo] Ad Carrys, Ou carregadores de dano a distancia

Comment below rating threshold, click here to show it.

Elfomal

Senior Member

05-28-2013

Boa tarde gente, Meu nome é Raphael, e eu decidi fazer um guia sobre Carregadores de dano a distancia (Attack damage Carry > Adc)

Neste guia,eu espero retirar todas as suas duvidas sobre esta build, incluindo alguns tabus que foram impostos sobre ela.

Eu espero que até o final do guia, vocês sejam capazes de ver ad carrys de uma maneira diferente, e ainda assim mais divertida!

Função de um ADC no time

A principal função, de um ad carry(irei me referir como ADC de agora em diante) é causar dano.

Seu trabalho, é ser uma ameaça pro time adversário, aproveitando qualquer erro deles para causar sérios problemas a eles.

Primeiramente, eu preciso lembrar,que um ADC forte, é um ADC vivo, então jamais pule no meio dos 5 adversários, tentando caçar akele carry com hp baixo, ou algo similar, seu trabalho é causar o maximo de dano possivel,sem sacrificar sua sobrevivencia.

Segundo,mas não menos importante, eu irei explicar os principais status de um Adc.

Dano de ataque > Obviamente, aumenta o dano causado por seus ataques basicos, assim como de certas skills. Um Adc sempre deve focar isto em todos seus items para maior efetividade.

Penetração de armadura > Reduz a armadura dos alvos de seus ataques basicos e skills fisicas em X(tanto numero bruto quanto %).
Este é um status realmente necessário para final de jogo, ou quando seus inimigos começam a fazer armadura, para evitar que a mitigação deles seja alta o bastante,para eles lhe ignorarem.

Velocidade de ataque > Aumenta a quantia de ataques basicos desferidos com o tempo, quanto maior sua velocidade de ataque, mais ataques você pode dar. Aumentar a velocidade de ataque tem um efeito exponencial com dano de ataque, então é interessante equilibrar ambos.

Roubo de vida > faz com que uma % de dano de seus ataques basicos sejam curados para seu hp. Roubo de vida pode ser considerado um status tanto ofensivo quanto defensivo,
Por exemplo, um ad carry que cause 100 por hit,com 10% de roubo de hp, tera um hp equivalente total de +10 por hit.
Exemplificando> Ezreal tem 200 de ad, e 20% de roubo de hp, se os ataques dele sempre causassem isto, faria com que kd hit curasse ele por 40, logo, em 10 hits, o hp total dele seria +400, ou seja, em questao de danos continuos(não explosivo) ele teria a que receber a mesma quantidade de dano, do que um outro jogador com 400 de hp a mais.

Chance de critico > Chance de critico, lhe da uma chance de seus acertos causarem dobro de dano. O talento letalidade aumenta em 5% este dano(indo de 200% para 210%). O item gume do infinito,aumenta o dano de seus ataques criticos em 25%( indo de 200% para 250%) se usar ambos os talentos, você irá para 261% de dano de critico, por exemplo,ao causar 100 de dano,seu critico seria de 261. É um grande status, ja que ele sinergiza com roubo de hp( criticos lhe fazem recuperar mais hp) e velocidade de ataque( quanto mais ataques,maior a chance de seus ataques em um curto espaço de tempo serem criticos).

Mas o status mais forte,de um carregador a distancia, não é nenhum destes citados acima, é geralmente um status que maioria dos players simplesmente esquecem.

Distancia de ataque > é a distancia com que você é capaz de atacar. Quanto maior ela for, mais seguro você irá estar ao atacar os inimigos, em compensação,quanto menor,mais arriscado é para você entrar, é realmente importante que você sempre se lembre disto, para evitar ter sérios problemas.
Outro ponto que eu gostaria de citar, são os ALVOS.

O trabalho do Ad carry, é sempre atacar os alvos mais proximos,sempre priorizando os com menor defesa ~ hp equivalente (um player com 1k de hp,e 100 de armadura, tem o mesmo hp equivalente de um player com 2k de hp, e 0 de armadura). Um ad carry jamais deve pular no meio de uma luta, ele sempre deve estar longe,atacando sem chance de ser atacado. Geralmente, os heros que você irá matar primeiro, são os bruisers (vulgos TANK) seu trabalho,é remover os heros com maior ameaça o mais rapido possivel, para tornar possível outros focos. Obviamente, se um tank e um carregador estão na mesma distancia, voce deveria focar o carregador, devido a ameaça que ele representa seu time.
Caso você veja,que não é possivel matar algum dos carregadores inimigos,ataque quem estiver mais proximo,sempre lembrando de manter uma distancia segura contra eventuais danos explosivos, Como eu sempre gosto de lembrar, Um Carry morto, é um carry que não causa dano(Não citem kogmaw ~ karthus!!)

Como ser efetivo com um ADc?

Primeiramente, o ponto mais efetivo de se jogar com um Adc, é saber farmar.
Para isso, existem muitas formas diferentes,de se conseguir farmar efetivamente, Vou tentar explicar elas no geral.

http://www.youtube.com/watch?v=qkXnTsBQNg8&list=PLN6Db19Hi6paZsIeX9Onpo7DICFclEq5v&index=1

Este é o jeito mais simples de se dar last hit, Você aperta S,para parar a movimentação do seu personagem, e em seguida, aperta com o botão esquerdo encima do minion que está recebendo maior dano, ao vez que o hp dele é inferior ao seu poder de ataque,aperta A e clika nele.

Xegará um ponto,aonde você estará tão acostumado com o dano do seu heroi, a animação de ataque, que voce simplesmente saberá mesmo sem clikar,ou enquanto anda, quando seu last hit será certo.

http://www.youtube.com/watch?v=ZKMtWUWWAmY&list=PLN6Db19Hi6paZsIeX9Onpo7DICFclEq5v

Eu aconselho,aos interessados em treinar de Ad carry, criar uma partida no modo personalizado,sem inimigos algum, e ficar treinando last hit com um herói,até estar confiante o bastante de suas habilidades, em seguida, ir para o bot intermediario(aonde eles ja causam uma pressão considerável) e treinar neles até estarem realmente a vontade com o heroi, para logo em seguida começar normal, e após isto o modo rankeado.


A segunda coisa,que faz um Ad carry ser completamente efetivo na lane, são as trocas de dano (isto vale para todas as lanes, na verdade)

O que é a troca de dano?

Troca de dano é o termo usado ao se causar dano em um inimigo, e possivelmente receber algum.
Troca de dano é uma maneira efetiva de vencer a sua lane, pois irá fazer o seu oponente jogar recuado, e mais na defensiva, lhe permitindo farmar com maior segurança.

Mas cuidado,a troca de dano pode ser perigosa tambem, uma troca de dano mal feita,e você será obrigado a voltar para a base, assim permitindo o ADC inimigo de farm livremente.

Herois Ad casters (Sivir, Graves, Cait, tristana)tem maior facilidade de troca de dano sem serem retribuidas, pelo fato de não serem dependentes de ataques basicos para causarem dano, ou tambem por sua distancia de acerto(como falei encima, Range é o status mais forte para um Adc).

Outros heros, com range menor, podem ser anulados na lane, caso não sejam jogados cuidadosamente (Vayne, Quinn) devido a sua range baixa.

Como saber se uma troca foi bem sucedida?

Primeiramente,e mais simples de todas, se voce conseguiu fazer o Adc inimigo voltar para a base,e sofreu poucos danos,parabéns, aproveite o tempo livre de farm para respirar e ganhar ainda mais vantagem sobre a lane. Mas tome cuidado, pois é bem provavel que o adc inimigo irá voltar mais equipado!

Os heros inimigos usaram magias de summoner para evitar a luta, ou morrer,e você continuou em lane com sobrevivencia o bastante para estar seguro (flash, sustento, ou similar)

Você tem um suporte com sustento, ou seu auto-sustento é maior doq o adversário, e consegue ficar na lane por longos espaços de tempo,enquanto o ad carry inimigo é obrigado a voltar sempre.

Estas são as formas mais comuns de se dar trocas de dano, Certos suportes como lulu,conseguem remover o ad carry inimigo sozinho da lane, caso ele nao possua sustento, enquanto outros suportes,como soraka, permitem que seu Ad carry permaneça na lane por longos periodos de tempo sem se preocupar em ficar com vida baixa.

Smartcast

Aqui está um dos grandes segredos da maioria dos 'pró-players'.
O smartcast permite que voce use suas magias com apenas um clicar de botão,

Para a maioria dos herois, isto causa um aumento significativo na sua velocidade de magias, heróis como ezreal 'blue build' é impossivel de se jogar sem smartcast, enquanto outros, como vayne, não causam TANTA diferença.

No video abaixo, eu ensino como configurar o seu smartcast, e tambem lhes mostro a diferença que causa usar ele.

http://www.youtube.com/watch?v=_cS1StwX84w

Como vocês podem ver no video,a diferença é ridiculamente alta e aparente.

Todos os heróis se beneficiam de smartcast, alguns são obrigatorios (ryze,cassiopeia, ez Bb, herois com burst damage em geral) enquanto outros mal se nota diferença (udyr seria o exemplo perfeito de um hero que não necessita de smartcast)

Sentinelas

Ahhh,as sentinelas.o que pode virar uma derrota em uma vitoria, e vice-versa.

Primeiramente, como eu cito em todos meus guias, Usar sentinela não é trabalho apenas do suporte. Todos os players do time devem ajudar a manter o mapa com visão, seja mid, top, ou até mesmo o adc!

http://www.youtube.com/watch?v=aJors7grUlI

Esta são as localizações de wards mais comum para se colocar, elas dão a visão na maioria dos locais. Outros lugares a se considerar,seria proximo ao red,atrás do dragão, ja que muitas vezes caso o mid não esteja wardado, o jungler inimigo irá vir por dentro da sua jungle para tentar lhe matar.

Se voce ver que seu suporte está pecando em wardar, não o xingue, comece você mesmo a wardar, uma hora ele irá perceber que não está fazendo o trabalho, e que depende de sorte para vencer, enquanto você estara sempre seguro para a vitoria! *-*

Adc tier list

Eu irei postar aqui o meu tier list de ad carrys, seguidos de um pequeno comentário sobre o que tornam eles bons ou ruims.


God Tier > Vayne, Ezreal
Tier 1 > Caitlyn, Miss fortune, Twitch ,Varus,Tristana,Draven
Tier 2 > Quinn,Graves, Ashe,Sivir,kog maw,Lucian
Tier 3 > Corki,kenen, Teemo,Urgot
Tier 4> Twisted fate, Thresh
Tier 5> Nida, Lux, Veigar, Sona

Descrição dos tiers.
God tier
São os heróis mais fortes do quesito, Boa sorte caso jogue contra um deles.

Tier 1
São os heros mais efetivos para serem Ad carrys, logo abaixo dos god, conseguem fazer seu papel no jogo com grande exito, e o snowball deles é muito forte.

Tier 2
Logo após o tier 1, estão os heróis de tier 2. Eles necessitam de maior farm, e são um pouco mais complicados de jogar, mas caso farmados, eles conseguem fazer seu trabalho com um sucesso a nível de tier god.

Tier 3
Eles conseguem exercer o trabalho de um Adc, mas são realmente inferiores aos de tier 2 ou maior. Só jogue com algum deles se estiver MUITO familiar,e jogando com seus amigos,para evitar ser xingado em caso de falha.

Tier 4

São picks extremamente situacionais. Na maioria dos jogos, você não deve nem sequer pensar em escolher eles.

Tier 5

São simplesmente os picks mais fracos desta tier, Geralmente escolher um hero destes para ir na lane é considerado ofensivo, não recomendo usar eles a menos que esteja jogando com amigos.


Descrição dos Adc's + pontuação

Draven : Draven possui o maior dano do jogo, com seus machados ativos, bonus de movimentação,velocidade de ataque, Disable em area seguido de lentidão, e uma magia global que causa um dano elevado,e pode ser usado para pushar sua lane. Literalmente,a unica coisa que falta nele é uma magia de teleporte, para se tornar unanimemente o melhor Adc de league of legends.

Ezreal : Ele possui um otimo poke, pode jogar safe e continuar farmando livremente, Tem maneira de fugir das lutas, ou de se reposicionar rapidamente, ultimate global, dano base alto, custos de mana baixo, e cooldown baixos(ufa,acabei de digitar x.x). Ele é simplesmente o Ad carry mais quebrado do jogo,em termos de ofensa~defesa, você nao consegue xegar nele,não pode fugir dele, e geralmente, por ele estar com uma build de dano elevado, nem mesmo sequer trocar dano com ele.

Caitlyn: Possui a maior range do jogo base, sua passiva permite trocas de dano a uma distancia segura, com um dano bem elevado, além de seu Q ser uma maneira eficiente de pushar sua lane, ou até mesmo causar dano a um inimigo desavisado. Suas armadilhas se usadas certas, podem anular o movimento de um herói, além dela possuir uma magia muito forte de escape + slow, e possuir uma ultimate capaz de finalizar herois com hp baixo a distancia.

Miss fortune : Possui um dano muito alto em trocas de level baixo, tambem como uma redução na cura causada, lentidão, e uma ultimate em area com dano bastante elevado, é um dos melhores carregadores a distancia para lutas em time, mas no 1 vs 1 late game ela cai um pouco em força,comparada com outros heróis de ataque a distancia.

Tristana: Ela possui um inicio de jogo muito forte, é capaz de atrapalhar o carregador adversário com suas magias, e tanto fugir quanto lutar com seu pulo, conforme o jogo progride,ela se torna ainda mais forte, mas no meio de jogo ela fica um pouco fraca,se comparada aos outros carregadores. Em compensação, no final de jogo, ela volta com força total, com a maior range de ataques basicos do jogo,uma skill que retira de perto de você qualquer assassino~tanker, além de um respeitável esteróide de velocidade de ataque em seu Q.

Corki : Está aqui um Adc esquecido, com um potencial incrível. Corki possue dano real, maneiras de escape, poke a distancia, visão do mapa, e redução de armadura do alvo em que voce atacar. Ele realmente possue um kit de magias muito fortes, mas infelizmente está esquecido atualmente, mas eu sinto que logo logo iremos ver muitos corkis voltando ao jogo.

Graves : Ele ja teve a passiva que foi considerada a mais forte de todos os Adc's, mas desde a mudança de penetração de armadura, ela se tornou muito mais fraca do que costumava ser. Ainda é um Adc otimo, mas ao mesmo tempo é mais um pick inferior comparado a outros picks comuns atuais.

Twitch : Possui um controle de lane ridiculamente forte, custos de mana baixo, e invisibilidade que torna possível de escapar ganks que outros ad carrys não teriam como. De brinde, sua invisibilidade lhe permite se posicionar facilmente, e sua ultimate lhe deixa com a maior range do jogo, EM AREA!

Vayne: Vayne é um ad carry imensamente forte, ela possui potencial de destruir o time inimigo, caso se posicione de forma correta. Em contrapartida, sua distancia de ataque é realmente baixa, que pode significar que dependendo do time adversário,assim que voce aparecer na luta,será focada e morta. Seu inicio de jogo tambem é bastante fraco, então eu considero ela um pick complicado de se usar, até se acostumar.

Varus: Varus possui um controle de inicio de jogo muito forte, que apenas aumenta com o passar do tempo. os seus danos bases são muito altos, mas seus custos de mana podem lhe deixar na mão,se usados de forma errada. Após o level 6, ele obtém um disable em area que é realmente forte se usado da forma certa, jamais subestime um varus, mesmo fraco,ele ainda é uma ameaça pro time adversário apenas por sua utilidade.

Sivir : Sivir é um hero bastante forte, mas eu axo o fim de jogo dela fraco comparado com os outros heróis. Ela possui uma ultimate que sinergiza muito forte com heróis de ataques basicos (jungle jax, mid zed,entre outros) além de oferecer uma mini shurelia pro seu time, tanto ao perseguir,quanto fugir. Boa em muitas coisas, mestre em nenhuma.

Kog maw : Kog maw possui um final de jogo MUITO forte, mas pode ser anulado em lane, com a ajuda de seu jungler. Suas trocas de dano geralmente são bem sucedidas, Geralmente kog maw,se não tiver a intervenção de outras lanes, irá ganhar. Em compensação,caso você fique atrás do carry adversário, se torna dificil de reverter, por isto eu coloquei ele em uma posição mais baixa do que a que eu considero 'certa' dele.


Quinn : Quinn possui uma otima troca de danos, e controle de mapa usando Valor,mas eu sinceramente acho que a ult dela não é para o estilo 'adc', e sim mais viável em um ottank,ou algo do genero.

kenen : Seu W aumenta o dano, conforme seu dano ficar maior, e ele possui uma forma de escape, além de possuir atordoamento em area. Sua range de ataque é bem alta tambem, mas não possui nenhum esteroide ou bonus de dano para o tornar viável.

Teemo : Teemo possui uma otima troca de dano contra heróis de auto ataque, anulando o ataque deles por um curto espaço de tempo,além de após o level 6 ficar com a sua lane 'wardada' sempre!

Urgot : Urgot é um ótimo anti-Carry, um bom urgot acerta mais doq erra suas bombas acidas, e ao fazer isso,você força o Ad carry inimigo a recuar,ou receber sérios danos. O unico problema,é que o dano dele decai muito conforme o jogo segue, por isto urgot não é considerado top pick atual em league of legends.

Ashe : Ashe é um dos unicos heros capazes de dar snowball em lane,apenas creepando. Uma ashe, com 100 creeps (e seu E maximizado) tem gold equivalente a um Ad carry com 5 kills! Ela tambem possui um slow ridiculamente forte 'passivo', visão de mapa, e um stun global, E sua passiva é ridiculamente forte, tanto para questão de causar dano em lane, quanto para ajudar no dano em objetivos (como dragão, barão).
Twisted fate 5: Ele possui um bonus de velocidade de ataque no seu E, possui atordoamento no seu W, e uma ultimate que poderia ser usada para matar os players que fugiram, talvez ele esteja muito baixo na tier list devido ao seu kit,

Thresh: Thresh é um otimo suporte, mas ele realmente não tem nada para Ad carry além de seu E passivo. O motivo de Thresh Adc ser tão fraco, é o fato dele não ganhar velocidade de ataque por nível! Mesmo que você faça items de velocidade de ataque, ele é muito inferior no geral.

Nidalee : Ela realmente não presta como Adc. Ela seria muito melhor usada Top como Ad bruiser, ou mid como ap.

Lux : Ela tem velocidade de ataque baixa, dano base baixo, e a sua passiva não muda nada,sendo Ad ou ap. A unica coisa que tornaria ela 'boa' é seu Q, e ainda assim existem bilhoes de picks melhores.

Veigar : Possui um atordoamento em area, e ganha Ap por unidade morta, além disto, nada que torne ele um Adc viável.

Sona : Ela possui um bom poke em lane, mas é MUITO frágil, além de seu Ad e velocidade de ataques serem relativamente baixas. Possui um atordoamento em area, e auras fortes,mas é melhor usada como suporte ou ap.


Comment below rating threshold, click here to show it.

Ygm Alesc

Junior Member

05-28-2013

Muito massa cara :3


Comment below rating threshold, click here to show it.

iSkiller

Member

05-29-2013

Parabéns, belo tutorial.
Foi tu mesmo quem fez?

Se não, coloque os créditos


Comment below rating threshold, click here to show it.

Old King

Senior Member

05-29-2013

Muito bom seu tópico!! Vou testar esse smartcast.
Ele serve para champions mid também? (Zyra e Ahri)


Comment below rating threshold, click here to show it.

Elfomal

Senior Member

05-29-2013

Citação:
Old King:
Muito bom seu tópico!! Vou testar esse smartcast.
Ele serve para champions mid também? (Zyra e Ahri)


Sim, é para todos os campeoes, eu mesmo nao consigo mais jogar sem smartcast x.x


Comment below rating threshold, click here to show it.

Elfomal

Senior Member

05-29-2013

Citação:
iSkiller:
Parabéns, belo tutorial.
Foi tu mesmo quem fez?

Se não, coloque os créditos


Sim,eu que fiz.


Comment below rating threshold, click here to show it.

LordRyuuku

Member

05-30-2013

Muito boa a ideia do post, e bem organizado, parabéns
Só achei estranho mencionar Sona, Lux, Thresh, Nidalee e Veigar na sua Tier List.


Comment below rating threshold, click here to show it.

iEddy

Junior Member

05-30-2013

Primeiramente parabéns..como eu estou começando em LoL este guia como tantos outros que encontrei me ajudaram/ajudam muito.

Outra, eu realmente li da primeira palavra até a última palavra e percebi que você não possui erros ortográficos pelo menos visíveis, mas na parte sobre "Como ser efetivo com um ADc?" nos parágrafos que se seguem há um erro atenuante no começo de um deles. Creio eu que tenha sido sem querer, ou falta de atenção, já que uma boa grámatica facilita a compreensão de um com os outros. Espero que não se incomede com a minha atenuação.

Mais uma vez, parabéns e também obrigado por querer dividir com todos e principalmente que esta começando sua jornada.
See ya around
"


Comment below rating threshold, click here to show it.

Folkem

Junior Member

06-04-2013

Como aumenta o ataque a distancia?


Comment below rating threshold, click here to show it.

Elfomal

Senior Member

06-04-2013

Citação:
Folkem:
Como aumenta o ataque a distancia?



Não aumenta, isto é pré-definido de cada herói.

Herois como caitlyn tem uma distancia de ataque imensa basica, enquanto tristana ganha distancia de ataque por level(devido a sua passiva), e outros heróis como vayne, tem a distancia de ataque minuscula, comparado com os outros.