Bem-vindos ao arquivo do Fórum!

Nosso fórum pode ter mudado, mas isto não significa que vamos esquecer de tudo o que veio antes. Neste arquivo, vocês encontram a história da comunidade do League desde a chegada do servidor ao Brasil. Tem de tudo um pouco: discussões, piadas, desenhos, tentativas de identificar as camadas do fórum e muito mais.

Então, navegue pelas lembranças e, depois, participe das discussões que estão rolando neste momento no novo Fórum do League of Legends e divirta-se com os outros membros da nossa Comunidade. Nos vemos lá!

Um abraço,
Ysanne

IR PARA O NOVO FÓRUM

LoL e a Psicologia.

Comment below rating threshold, click here to show it.

Dolly Citrus

Junior Member

07-27-2013

Olá invocadores, depois de assistir o vídeo do Molusqueti me interessei por divulgar algumas coisas úteis e interessantes. Para não começar errado já vou dizendo que eu NÃO sou o autor do texto (que realmente é grande) abaixo, mas concordo e me identifico com o texto, o que me fez ter vontade de traduzi-lo e disponibilizar a todos.

O texto abaixo foi traduzido por mim JPMoreno (Dolly Citrus) e foi escrito por tapobu no fórum lolpro.

LoL e a Psicologia.

Não existe guia fácil.

Se você alguma vez já assistiu uma aula de psicologia sabe que a frase acima é a mais pura verdade. Não existe guia fácil.

Bem vindos ao meu primeiro guia LoL e a Psicologia. Entenda que este não é um guia mágico que fará você subir da prata à platina em uma semana. Este guia é na verdade para dar a vocês uma nova visão do jogo, mostrar um novo horizonte ao League of Legends. O guia pode ser realmente grande, mas recomendo que o leia por inteiro já que muitas coisas contidas aqui podem ajuda-lo não somente no jogo como na vida.

Pelo conteúdo imenso estarei atualizando o post com novos tópicos diariamente para não ficar maçante para você e para mim. Vamos começar?

Quem sou eu?

Sinceramente, eu sou o que vocês considerariam um noob. É só pensar em qualquer esporte: enquanto no basquete, futebol e etc, tem seus profissionais que se preocupam em treinar e criar táticas, no LoL temos alguns caras que aprendem a teoria do jogo sem nem ao menos tentar algum campeonato. Eu sou um deles.

Eu jogo LoL já tem algum tempo, e não sou o jogador mais devotado, mas assisto muitas streams e campeonatos. Dito isso, posso falar que eu tenho reflexos ridículos, não consigo montar uma build que presta com a pressão de um jogo, que é uma coisa extremamente necessária para jogar profissionalmente.

Eu decidi então focar meu tempo em aprender como as pessoas perdem e ganham em seus jogos premade ou solo. Agora vocês devem se perguntar por que ler o guia de alguém que nem ao menos está no platina. Guias de profissionais são baseados no sucesso, enquanto este é baseado no fracasso. Para deixar mais específico, no meu fracasso durante a minha jogatina.

O guia falará sobre como é ter todo aquele stress sendo amontoado o que leva a perder uma ranked solo, premade ou até normal game, afinal, eu também sofri isso.
Se você gosta de jogar LoL mas quando tudo da errado você é o primeiro a dar surrender, tenha mais paciência. Isso fará com que sua mente sempre desista no primeiro obstáculo. E isso não é somente no LoL. Tirou uma nota ruim? Desiste. Não consegue achar emprego? Desiste.

No jogo e na vida real sempre existem pessoas que vão desistir, o que fará você sobressair é ser mais positivo.
Então vamos lá, não desista de ler este guia. Vai valer a pena.
Prontos então para ler um guia feito por um noob?

Se preparando para a fila Solo.

Ainda estão lendo? Espero que sim. Vamos falar então de fila Solo. Primeiramente vamos falar de quando e porque jogar ranked.

Enquanto você estava indo para o nível 30 deve ter jogado com diversos tipos de pessoas, podem até ter falado para você desinstalar o jogo ou até pior.

Infelizmente quando você decide jogar ranked você vai ver a mesma situação ocorrer jogo após jogo. Uma vez fui bot e tive a infelicidade de farmar metade dos cs’s do meu inimigo. O Rammus jungle do meu time disse que preferia feedar a me carregar no jogo e logo começou a jogar o jogo fora. Pode parecer difícil, mas isso acontece bastante em rankeds low elo.

Com isso dito algumas coisas são interessantes de falar para mostrar o que é necessário para entrar em uma fila Solo.

1. Eu me sinto confortável em ir todas as posições? Entenda que nem sempre irá jogar na sua posição principal, e isso pode causar problemas logo no começo do jogo. (Top, Bot, Jungle, Mid, SUPPORT).

2. Eu vou aguentar a pressão? Se você acabar fazendo alguma beseira, pessoas irão te xingar de todas as maneiras possíveis e é sua responsabilidade não levar isso a sério, dependendo da situação o MUTE pode ser usado.

3. Eu posso evitar jogar mal? Se está se sentindo nervoso, irritado, bravo, com raiva ou qualquer sinônimo a melhor coisa a fazer é não jogar solo.

4. Posso suportar? Se você não pode ir de Support NÃO JOGUE RANKED. NUNCA. Você tem 20% de chances de ser o support o que é uma chance bem grande. Se você não quer jogar de support nem ao menos tente jogar ranked solo.

?
Fila Duo

A fila duo tem um pequeno problema: você provavelmente não vai pegar a posição que deseja. Alguns times ao ver uma composição duo vão deixar as posições pedidas, porém a maioria irá alegar a ordem de pick e deixar você na mão.

É importante estar preparado para jogar em todas as posições, ao menos ter os champions básicos de cada posição. É também importante a comunicação entre jogadores, tente sempre ajudar quando um duo estiver em seu time, pois provavelmente terá um duo no time inimigo contando com o matchmaker. Utilize da comunicação forte que o duo traz uma vantagem, pois se não fizer isso o time inimigo o fará.

Algumas posições para a fila duo.

1. Mid/Jungle: Minha preferida. Ela abre um leque de possibilidades pegando as duas posições com força no gank, o que fará ganks efetivos trazendo até mesmo ganks duplos, triplos ou quem sabe um gank quadruplo.

2. Top/Jungle: Não tão boa quanto a Mid/Jungle, porém tem uma força parecida. Diferente do mid não haverá ganks extremamente incríveis em outras lanes, mas esta combinação faz com que o top esteja praticamente ganho, além de criar uma grande comunicação entre os tankers do time para que haja uma facilidade em proteger os carrys.

3. ADC/Supp: A combinação padrão. A única utilidade de verdade dela é durante a lane phase onde a comunicação e principalmente a interação entre os jogadores pode fazer uma lane bot ser ganha com facilidade.

4. Os randômicos: Lembra quando falei que você teve estar disposto a ir qualquer posição? Sim, você deve se adaptar a posição que estiver ao seu dispor. Mas isso não significa que você deve entrar uma fila duo só por querer jogar ranked com um amigo. Você deve ter um plano antes de cada jogo para que haja uma interação entre suas roles.

Fatos observados da Fila Duo:

• Em jogos com fila duo existem muito mais jogadores invadindo do que na fila solo.

• Se alguém misteriosamente tomar o controle da partida e quiser se transformar em capitão ou é smurf ou está com um parceiro de ranked. Deixe-o controlar ou ao menos o faça achar que controla o jogo. Se ele não tiver o que quer ele pode acabar trollando.

• Verdadeiros jogadores de fila duo sempre tem um elemento surpresa que pode resultar em elo de graça. Se você não tiver um elemento surpresa prepare-se, pois seu inimigo o tem.
• O matchmaking não irá se importar muito com o seu elo, mas sim se importar em procurar alguém jogando em fila duo que esteja disponível o mais próximo do seu elo. Muitas vezes isso vai resultar em times de alto elo como vai resultar em times de baixo elo. Isso pode variar e fazer o jogo ser um jogo ganho, ou um jogo totalmente perdido.

• Quando companheiros de ranked estão perdendo eles tendem a por culpa em outras pessoas que não eles. NÃO entre no rage do chat e se possível, caso isso aconteça a melhor opção é o MUTE. Um rage estimula a mais rage o que causa uma flamewar imensa no chat. O time que estiver fazendo isso vai com toda certeza perder. (Sempre lembre. Não jogue se estiver irritado. Isso vale para ficar irritado no meio da partida. Caso algo de errado, volte ao seu estado normal e continue o jogo como se tivesse acabado de começar).

Elemento surpresa em fila Solo.

Lembra-se de quando falei que o duo precisa de um efeito surpresa? Pois é... Muitas vezes isso não funciona em fila Solo. Um dia estava jogando e então vi um Pantheon Support. Seria um elemento surpresa interessante e poderia deixar o time inimigo confuso. Porém isso pode destruir o seu jogo de maneira totalmente desagradável. Na fila solo, diferente da fila duo, a melhor coisa a fazer é seguir o meta comum.

Por que isso seria ruim para o time? Bem, aqui vão algumas situações:

• Seu time irá achar que está trollando. “WTF? Jarvan support? Troll no meu jogo denovo! Que ****!”
Caso o seu time acredite que você está trollando, a moral do time é seriamente abalada causando uma aceitação pelo time inteiro de que o jogo já está perdido.

• Se seu elemento surpresa falhar no jogo você perde mais do que somente a lane. Imagine um Thresh e então um Pantheon supp. No fim do jogo caso o Pantheon tenha perdido a lane totalmente ele não terá dano, só terá um cc e uma utilidade. Enquanto isso o Thresh terá toda a sua utilidade cc’s e itens de wards por todo o mapa.

OP.

Se você joga LoL, sabe o que a sigla significa. Existem champions que sempre estarão OP. Esses champions mudam com os nerfs e os buffs. Mas sempre existem champions que se sobressaem desde a última atualização. Devo jogar com champions OP? Bem... Depende. Se souber jogar com champions OP faça-o, se não souber então aprenda. Pegar champions OP não é falta de fair play ou algo do tipo, está no jogo para ser usado.
Algumas coisas interessantes que afetam seus oponentes e aliados quando um champion OP é pickado.

1. Quando você pega um Champion OP entenda que seu time terá um grande boost na moral. Você sabe que ele é OP e eles também sabem disso. Além disso, pode também causar um efeito negativo nos inimigos. Lembre-se que muitas vezes o que acontece nos picks e bans pode determinar a partida. As emoções que cada jogador sente neste momento é o que pode mudar o jogo. Diminuir a moral do inimigo é com toda a certeza uma passagem para a vitória.

2. Conheça a psicologia dos bans. Muitas vezes já utilizei bans de isca para que banissem exatamente o que eu desejava. É bem simples. É só banir champions bons e fortes, mas que não sejam permaban. Isso forçará o outro time a banir outros champions permaban o que então ira trazer um leque de champions OP para ser escolhido por você. É claro que isso tem algumas necessidades como ser o first pick e seu champion não seja banido nos 3 bans do adversário. É um risco interessante de se correr.

3. Esteja pronto para suportar. Devo dizer mais? Realmente preciso? Se você não quer suportar, acha que alguém também está louco para isso?
“Nem f****ndo que eu vou support.” Sabia que isso dá mais dano no seu time do qualquer coisa no jogo inteiro? Isso é provavelmente o que traz a maioria das derrotas.

Um champion para chamar de seu.

Isso é algo para se tentar. Ter um champion que seja seu main é muito bom. O primeiro champion não support que tornei meu main foi o Cho’Gath. Ele é simples, é um champion que tem diversas utilidades. Pode ir top como tanker. Pode ir mid como AP. Pode ir até support no bot. E pode ir jungle como... como jungle. A ideia principal é que tendo um champion main todo o stress que a equipe inimiga por em cima de você vai ser liberado por você saber jogar com ele. Saber farmar com ele. Saber dar problemas para o inimigo com ele. Você confia que com esse champion você não irá mal.
Você confia que com este champion você pode se garantir. Isso da uma grande liberada no stress e um ótimo boost na moral, fazendo o jogo ser além de tranquilo uma diversão total.

Quando estiver escolhendo um Champion para considera-lo seu main faça algumas perguntas:
1. Posso usá-lo em mais de uma posição? Se você não pode, então será mais difícil de praticar com ele. Como já foi dito, é importante estar disposto a ir qualquer posição nas ranqueadas, e se o seu main for baseado em somente uma posição você não terá muitas escolhas.

2. Outros jogadores querem jogar com ele? Não pegue um champion extremamente OP para ser seu main, afinal muitas outras pessoas irão desejar jogar com ele e talvez o outro time acabe pickando ou banindo. Pegue champions bons mas não permabans.

3. Pode sobreviver a nerfs? Cho’Gath consegue pois tem um ótico CC, um burst maravilhoso e consegue ser tank sem problema algum. Ele já foi MUITO mais forte, mas continua extremamente viável para ser um champion main. Outros champions que se mostraram imunes aos seus nerfs foram Irelia, Lee Sin e Twisted Fate.

4. O champion muda o estado mental do inimigo? Exatamente como o guia inteiro está dizendo, mais da metade do jogo é baseado no estado mental de cada jogador. Ter um champion que consegue afetar o estado mental do inimigo é extremamente importante.

Alguns champions que afetam o estado mental do inimigo que posso citar aqui são:

• Twisted Fate: Qualquer inimigo fica extremamente irritado quando um TF ulta e torna um 2x2 vencido em um 3x2 totalmente acabado. Sinceramente, ter um TF em um jogo pode trazer até mesmo a vitória. É muito comum as pessoas culparem o mid pelo fato do TF ter gankado o bot com sua ult.
Isso causará discórdia e muito stress pros integrantes da equipe inimiga, e como sabemos, o maior snowball do jogo é o snowball de stress.

• Pantheon: Uma versão AD do TF. Porém ele é um pouco complicado, pode causar problemas caso build muito AD e pode acabar morrendo antes mesmo de fazer algum estrago.

• Singed: Como se mata um Singed? Ignore-o? Como ignorar um Singed? Simplesmente não tem como... Singed é o único champion que tem o poder de vencer jogos fugindo. Não importa quantas vezes já tenha jogado contra um, você várias vezes se encontra focando o Singed e perdendo por causa disso.

Estes champions não são os únicos que são problemas. Existem champions que os inimigos não levam a sério, acham que irão vencer fácil. Estes champions normalmente não são grande problema no early game, mas no mid/late game se bem farmados ou bem fedados podem dar sérios problemas.

Champions game-changers:
• Tristana: Dependendo do patch ou ela é um monstro ou uma formiga no early game. No começo ela tem um burst realmente grande pelo seu pulo. Logo no mid game ela cai tristemente. Mas isso é engraçado. O inimigo irá considerar ela como uma ameaça inexistente, e é aí que mora o problema. Quando Tristana começa a focar no seu Q ela volta ao jogo e pode transformar um jogo inteiro virando o monstro com uma range gigantesca.

• Janna: Sim Janna. Estou falando de um support aqui. Janna tem skills extremamente úteis, e não importa o que aconteça no bot ela sempre vai ser útil em qualquer team fight. Quando o bot perde o inimigo vai logo acreditar que os bot laners provavelmente estão fracos e não precisam de atenção. Um perigo. Janna nunca perde sua utilidade e pode virar um jogo se bem jogada.

• Gangplank: Uma ult global que pode virar situações. Um Q que o faz ter mais gold do que o oponente facilmente. Um E que é um grande steroid para qualquer champion que se aproveite dele. Um W que pode baitar situações levando toneladas de CC e dano e sair rindo com metade do hp enquanto o resto do time faz o ace.

É claro, estas são dicas. A ideia principal é pegar champions que você se adeque facilmente em várias posições e não tenha problemas. Outra coisa importante é treinar com ele, afinal a ideia de ter um champion que seja seu main é você se sentir bem com ele, e para isso é necessário jogar bem com ele.

Conseguiu seu main? Ótimo. Logo iremos ver algumas dicas de como utilizar bem o seu champion na lane e brincar com o estado mental de seu inimigo nela.

Aprendendo a jogar em lane.

Lembra-se de quando eu disse que não falaria muito sobre mecânicas do jogo? Bem, eu vou falar sim, mas é só um pouquinho. Afinal, a lane phase é muito importante não somente para ganhar força enquanto o late game não chega, a lane phase determina se o time está pronto ou não para ganhar. Esta parte do guia ensina como treinar calmamente sua mente para se adaptar as ações rápidas que devem ser feitas na lane-phase. Enquanto eu não sou bom na prática devido a minha baixa coordenação motora, sei muito bem na teoria como isso funciona.
Já deixo bem claro que esta seção não é muito útil para pessoas que já conhecem a mecânica da lane-phase. Para aqueles que já conhecem e já jogam por muito tempo, a melhor coisa que posso falar para fazerem é assistir streams para se adequar à jogabilidade profissional.

1. Aprendendo a dar o last-hit.

Inicialmente parece algo fácil, mas é importante lembrar que jogadores profissionais conseguem 100 cs em aproximadamente 10 minutos. Isso seria próximo de 10 minions por minuto. 1 minion a cada 6 segundos. Na estatística é algo realmente complicado, mas na prática é necessário obviamente a prática.

Vá um custom game com ninguém mais. Escolha uma lane e vá dando os last-hit nos minions. Tente pegar 100 minions em 20 minutos. Vá diminuindo. 15 minutos. 12 minutos. Vá jogos contra bots. Continue fazendo isso. Quando conseguir algo bom comece a praticar em normal game.

No começo irá parecer difícil, mas vá treinando. Com 5 jogos por dia você matará próximo de 500 á 1500 creeps. Em uma semana, próximo de 3500-10500 creeps. Em um mês estará próximo de 40.000 creeps. Isso somente com 5 jogos por dia. Logo a mecânica ficará gravada em sua mente e isso será mais fácil do que parece.

Quando o seu placar de cs está maior que o do oponente, a sua moral decola e faz sua lane ser mais tranquila. Porém cuidado, é importante não perder o controle da lane.

2. Aprenda a controlar a lane.

Agora que você está ótimo em dar last-hits, você precisa se ensinar a deixar os minions onde você deseja que eles estejam. Você alguma vez já esteve em um jogo onde você só estava dando last-hits e misteriosamente você se encontrou debaixo da torre do inimigo com um jungle nas suas costas te matando e indo embora rindo? Isso é porque o inimigo estava controlando a lane que você teria puxado sem desejar.

Basicamente a primeira regra para controlar a lane é compreender as limitações do seu campeão. Vamos usar meu Cho’Gath como exemplo: No level 1 eu consigo controlar a lane facilmente desde que não spamme muitas skills. Mas logo que consigo meu E, Espinhos Vorpais, começo a dar dano passivo nos minions em volta do que estou atacando. Meus Espinhos Vorpais me ajudam a farmar, porém se não tomar cuidado e o inimigo não estiver pushando igual eu estou vou acabar me dando deny e parando debaixo da torre dele aberto a ganks por todos os lados.

Logo se eu estiver desejando farmar contra champions que puxam de forma devagar eu devo desligar meus Espinhos Vorpais e farmar de forma ineficaz, porém mais segura.

Controlar a lane começa a divergir em diferentes pontos do jogo. Nos primeiros 5 minutos você quer que os minions estejam na sua safe zone. Ou seja, perto de sua torre, porém não debaixo dela, afinal se sua torre tiver range dos minions ela irá dificultar seu last-hit além de puxar loucamente sua lane.

Mais para frente, porém, você deseja puxar sua lane o mais rápido possível, afinal, você já tem o poder para derrubar torres. Isso é principalmente para os mid laners que gostam de gankar outras lanes. Eles devem levar suas lanes o mais rápido possível para gankar sem ter de se preocupar com sua torre caindo pois não puxou a lane forte o bastante.

É claro, existem exceções. Se vocês assistem alguns campeonatos já viram diversas inversões focando em derrubar a torre do top o mais rápido possível em uma combinação de 2v1.

Ao perceber que tem o controle da lane você ficará mais confiante quanto ao jogo e desde que tenha um jungler útil você não terá muitos problemas na top lane.

3. Como dar harass.

Isso veio em terceiro de propósito. Você deve aprender a dar last-hits e controlar a lane antes de aprender a dar harass, pois caso o harass venha com prioridade você acabará perdendo minions e o controle da lane por ter se preocupado demais com o harass que dava no inimigo. Então só trabalhe com harass se você for realmente BOM no controle da lane.

Harass varia de champion para champion. Teemo, por exemplo, é só Q+auto-attack. Com isso você conseguira vencer a maioria das trades á distância. Sivir, outro exemplo, é defender o ataque do inimigo com seu escudo e atacar com o seu Q. O harass do teemo é mais fácil, porém o harass da Sivir é mais eficaz.

Agora que entendeu, então QUANDO eu devo dar harass? O melhor momento é quando o inimigo vem para pegar um last-hit. Mas é importante ser cuidadoso para manter o controle da lane. É muito comum também se exaltar no momento do harass e acabar se tacando no inimigo procurando uma kill e acabar morto. Campeões que acabam se exaltando facilmente são Jax e Tryndamere por exemplo. Eles no momento de dar o harass podem se exaltar e ir direto para uma trade que não vão desistir até que resulte em uma kill. Isso pode causar uma morte na lane e causar um downshift (conceito de downshift será explicado nos próximos capítulos). É claro que caso o inimigo se exalte, você deve puni-lo por isso o que pode resultar em uma kill para você.

4. Juntando tudo.

Fácil não? Na prática porém, é mais difícil do que parece. Vamos dizer que temos um Cho’Gath vs um Warwick. O harass e o lasthit será fácil. Você conseguirá dar um dano extra em todos os minions e no Warwick caso ele se aproxime. Mas e o controle da lane? Ele não irá conseguir puxar. WW não tem AoE e pode te dar um out-harass por sua cura sem fim. Como fazer então?

Resposta: E desligado. Use seu Q ou o seu W o mais longe possível dos minions. Mantenha o controle da lane e só se preocupe em atacar o Warwick quando perceber que a mana dele não existe mais. WW sem mana é morte certa.

E lembre-se. Você countera champions e champions te counteram. Aprenda a mecânica do seu champion. Saiba quem pode te pressionar e peça ajuda do seu jungle em momentos como estes.

Faça isso. Pegue seu champion que é seu main. Veja o champion que o countera e pergunte a si mesmo como vence-lo. Existe um jeito. Sempre existe um jeito. Para vencer um jogo é necessário estratégia, é necessário entender a mecânica do seu oponente e do seu time.

E aí? Está confiante. Vamos então para a fila. Vamos para a parte mais importante do jogo. Aos picks e bans. Onde não somente os picks e os bans podem influenciar no jogo, mas também o chat de conversa do time.

Entrando em Fila Solo

“Eu atravessei um tipo de linha invisível. Eu sinto como se tivesse vindo para um lugar que nunca pensei que iria vir. E eu não tenho ideia de como vim parar aqui. É um lugar estranho. Um lugar onde sonhos tranquilos e conversas sonolentas logo de manhã me levam a considerações de morte e aniquilação.” – Raymond Carver

Agora que passamos pelo pré-game podemos ir para a fila solo. Estão preparados para ver horrores inimagináveis?
Os quatro modos de interação e a seleção de campeões.
Isso é com toda certeza uma das coisas mais legais que já descobri. Eu aprendi sobre isso em 3 dias de aulas substitutas e mudou meu jeito de ver as pessoas.

Os quatro modos de interação.

A pesquisa a seguir deve ser feita pontuando os espaços brancos com números de 1 a 4. (1 menos parecido com você – 4 mais parecido com você). O resultado final deve ser somado e o número que for maior será a sua definição.

https://docs.google.com/file/d/0B3snhHw_0EmdTF8wYjFkdWdydWs/edit?usp=sharing

Se você chegou até aqui aprendeu bastante sobre si mesmo. Agora que completou a pesquisa e sabe qual seu estilo, vamos ver no que isso implica no LoL.

Harmony

Você geralmente é uma pessoa legal, realmente fácil de se lidar. Você se importa com o jogo, porém mais que isso, se importa em fazer amizades e jogar em grupo. Você pode até considerar LoL uma atividade social. Jogadores do tipo Harmony irão jogar qualquer posição que lhes sobrar. Eles tendem a não procurar brigas e ajudar seus parceiros. Um jogador com altos pontos em Harmony podem até mesmo conseguir amigos antes de o jogo iniciar.

Ter um jogador Harmony no seu jogo é importante, afinal ter alguém para cuidar dos problemas é sempre bom. Mas ter um time inteiro de Harmony é um problema, digo, vocês serão amigos e vão se divertir, mas vão perder.

Quando um jogador Harmony está perdendo tem mania de se desculpar para tranquilizar os jogadores. Ele poderá acabar jogando de algo que não sabe para deixar todos jogando tranquilamente, mas se feedar vai deixar tudo pra lá e ragear com força.

Elementz, da Team Coast é um Harmony. Lembro-me bem de quando ele ainda estava na CLG e Hotshot e Saint estavam brigando, enquanto Elementz tentava acalmar os dois ao máximo. Mas infelizmente a voz de um Harmony é bem fácil de se ignorar.

Production

Você é o tipo de pessoa que já entra na seleção de campeões com uma estratégia já formada. Você começa a pensar quem vai a cada posição e já se posiciona como o líder tendo os jogadores querendo isso ou não. É bem normal você tentar escolher o champion que mais acha útil para a estratégia, e dizer que irá carrega-los se tudo for de acordo com o seu plano e todos o seguirem. Alguns jogadores Production podem acabar levando os jogadores para o lado errado, pois é normal errar. Logo é importante que você ouça seus parceiros de vez em quando, em vez de só comandar. Às vezes quando estou em um premade e ninguém do meu time está dando as ordens eu lidero porque todo time NECESSITA de um líder. Se ninguém aparecer com uma ideia você PRECISA ter a iniciativa queira você ou não. Porém caso tenha muitos Productions em um time todos irão brigar para serem líderes e vocês vencendo ou perdendo vão provavelmente reportar uns aos outros.

Quando você está em um mal dia você é terrível de se estar perto. É todo preocupado, cego para seus próprios erros e extremamente perfeccionista. Se um jogador fizer algo errado você irá humilha-lo, rebaixá-lo e destruir ele completamente. Se você fizer um erro só fará você mais nervoso.

Connection

Você é inovador e gênio. O senhor lâmpada. Você pode não ter um plano, mas está cheio de ideias pulando em sua cabeça que podem ser coisas incríveis. Você quer sempre tentar coisas novas, conhecer pessoas diferentes, inovar o seu jogo. O fato é: Você não tem ambição o bastante igual um Production tem. Você pode ter ideias incríveis, mas elas podem nem ao menos ser frutíferas. No LoL você pode tentar builds estranhas e talvez trolls. Em um jogo um jogador meio esquisito que seja Connection misteriosamente aparece e diz: “MEU DEUS! Imagina um Trynda AP. Deve ser MUITO OP.” O seu time pode te chamar de troll e dizer que vai reporta-lo. Algumas semanas depois vemos Tryndas AP em campeonatos e diversos no jogo devido aos que assistem muitas streams. Sua maior fraqueza é que nem sempre segue com suas ideias.

Se o seu time inteiro for composto de Connections vai ser o jogo mais divertido possível. Uma festa de trolls por todo lado. Obviamente, resultará num jogo perdido, porém trará uma diversão gigantesca.

Em um mal dia você pode ser um tremendo babaca. Vai estragar o jogo de todos e provavelmente ser o tipo de jogador que entra na seleção de champion e já grita “MID OU FEED”.

HotShotGG é o maior Connection do servidor NA. Ele tem ideias ridículas e num dia ruim ele tem o costume de trollar forte. Mas, meu deus, é muito divertido assisti-lo quando ele está em um dia ruim. lololololcawcawcawcaw

Status Quo

Você é quieto. Muito quieto. Você pode ter alguns poucos amigos, mas você se importa profundamente com eles. Você aceita fazer qualquer coisa, mas se alguém começa a te importunar você pode acabar bem irritado. Você só quer jogar seu jogo e não se importa muito como os outros jogam o deles. Se você falar na seleção de campeões será somente para pedir sua lane, e caso peguem ela você ficará um tanto quanto chateado porém não se preocupará muito com isso. Ter um time cheio de Status Quo vai trazer um jogo extremamente sozinho. Ganhando ou perdendo ninguém se lembrará desse jogo alguns minutos depois. Mas não é porque você é um Status Quo que você vai ser uma múmia. Alguns SQ quando falam podem falar coisas perspicazes ou totalmente hilárias. Às vezes, você foi feito para falar na internet. Mas às vezes, falar na vida real pode ser um tanto quanto difícil.

Em um dia ruim, você se sente deprimido, desistente e extremamente quieto. E muito, muito instável. É possível que caso algo saia totalmente do controle, você acabe soltando uma loucura de xingamentos no chat. Ou é possível que você simplesmente se desligue do jogo, algo do tipo como se jogasse no “auto-piloto”, o que faz você cometer diversos erros.

Dyrus da TSM é um Status Quo. Ele quando está perdendo costuma cada vez mais se distanciar do time, ficando totalmente longe de tudo e todos. Mas ultimamente ele tem melhorado. Mesmo que ele perca no top (o que acontece bastante) ele logo volta no jogo no mid/late game com stats insanos vencendo Team Fights quase sozinho.

Devido ao limite de caracteres continua nos posts abaixo.
-> CONTINUAÇÃO (http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?t=92704#post751922)

TygratinoSoarez

Senior Member

07-27-2013

Mt interessante realmente li tudo e fiquei espantado o quanto 2 coisas que para mim nao poderiam ter nada a ver (psicologia e LoL) sao estritamente relacionadas.

PS:Vc poderia me passar o link do forúm aonde vc pegou esse post?

Brutto

Junior Member

07-28-2013

Seria interessante você postar a sua fundamentação teórica. Não consigo ver muito de "Psicologia" nesse texto.

Sikera

Junior Member

07-28-2013

Mia continuação? ;c

Dolly Citrus

Junior Member

07-28-2013

Citação:
Brutto:
Seria interessante você postar a sua fundamentação teórica. Não consigo ver muito de "Psicologia" nesse texto.

Gosto de lembrar que só sou o tradutor. Fiz modificações no texto mas nenhuma que retirasse seu princípio.
A ideia principal do texto é mostrar que boa parte do jogo se baseia no psicológico de cada jogador. Quanto mais você manipular a mente do seu adversário mais fácil será do jogo ser ganho, assim como é necessário você controlar sua mente para que não seja manipulado facilmente.
Moral, stress e etc. são extremamente decisivos em uma partida de LoL. Quanto mais moral e menos stress para todo o time, mais fácil será a vitoria. É interessante ver que muitos jogos podem ser mudados por simples comentários no chat, que dificultam jogadas e estressam jogadores.
A ideia que tenho para o título do texto é essa. Obviamente não sei se é exatamente isso que o autor quis dizer com o texto League and Psychology.

Kortesia

Senior Member

07-29-2013

Eu adicionaria o Zilean na lista de subestimados. Serião, jogadores de Zilean sabem do que falo (e os que já tiveram a chance de jogar comigo de Zilean vão saber também xD)

Dolly Citrus

Junior Member

07-29-2013

CONTINUAÇÃO

E então?

É bem simples. Você não pode ter 5 Harmonies em um jogo. Você não pode ter 5 Productions em um jogo, etc. etc. Para ter um bom jogo você precisa misturar personalidades. Chaox é um jogador Production realmente bom. Mas se tivesse um time com 5 Chaoxes provavelmente não iria ganhar quase nada. Chaox precisa de um Connection como o Reginald, um Harmony como o Xpecial e Status Quos como o Dyrus e o TheOddOne. Digo, precisava. Afinal Chaox tinha MUITOS dias ruins e como já foi dito Productions são extremamente irritantes nos dias ruins, tanto que a TSM não aguentou mais.

Só pensar na CLG do ano passado. Os jogadores todos eram tão Production/Connection tendo somente o Elementz para segurar a barra. Logo deveria existir um rage imenso para cada jogo perdido. Eu sei, eles jogam bem, mas não conseguem jogar juntos.

Só gostaria de lembrar. NÃO JOGUE EM UM DIA RUIM. Se estiver em um dia desses e deseja jogar LoL vá em um ARAM, o modo foi feito para ser besta e sem compromisso.

Etiquetas da Seleção de Campeões

Agora que sabe um pouco dos diferentes tipos de personalidade, vamos lembrar que o jogo pode ter muitos fatores decisivos somente no chat da fase de seleção de campeões.

Alguns pontos:

• Não queira confrontos. Se você demandar muita coisa provavelmente será trolado. Quão mais baixo em elo você estiver mais verdade isto será.

• Quando alguém que esteja em uma posição abaixo de você queira jogar com o que você tem questione-o e se questione. Não vá falar “Ordem de pick, que pena.” Existem pessoas que não conseguem jogar em outras lanes (estas não deveriam nem joinar SoloQ) mas caso elas peguem algo que não sabem vão jogar mal ou até mesmo trolar.

• Aprenda a jogar de Support. Se você é o last pick 80% das vezes vai ter de ir algo que não gosta. Ao expressar instantaneamente confiança ao escolher suporte quando last pick, o seu time irá confiar em você e terá um alto boost na moral.

• Quando uma briga começar tente pará-la. Você provavelmente vai pegar um “xxxx ou feed” por partida, mas com uma boa persuasão e conversa pode fazer alguém dar a role para outro para que cada jogador seja eficiente.

• Prepare-se para jogar em uma role que não deseja. Já falei suporte, mas gosto de deixar este aviso em dobro. Minhas roles principais são Supp e Jungle. Mas tem momentos que preciso ir a outras lanes, logo é sempre bom ter um trunfo. O meu é o Cho’Gath.

• Se um jogo troll parece que vai começar, não trole junto para que alguém de dodge. Na realidade nunca de dodge. Caso ache que realmente é necessário, faça-o, mas sempre se lembre de nunca achar que o jogo está perdido. Quando você diz ‘gg’ no chat o jogo já está perdido. Às vezes o seu time de trolls pode ser melhor que o time de trolls do adversário.

Primeiros três minutos.

Lembram-se da parte na introdução quando disse que as pessoas tendem a ser pessimistas? Isso acontece principalmente na fila solo. Sim, muitas pessoas começam o jogo desejando vencer, mas sempre vai existir pelo menos uma pessoa pronta para dar rage e desistir antes mesmo do jogo começar. É interessante utilizar estes fatores contra o time inimigo, já que eles também podem ter alguém pessimista. É interessante, mas se você conseguir ter uma alta vantagem nos primeiros 3 minutos, os pessimistas do outro time vão leva-los para a derrota.

Isso funciona principalmente no Bronze e na Prata.

Como acabar com o jogo do inimigo:

• Invasão. O mais comum. Pode ser feito de várias maneiras, a melhor opção é ir direto para o buff que você acredita que o jungle inimigo está se dirigindo e mata-lo. Se tiver um Blitz pode até puxar o buff do inimigo onde ele ficará sem nada para fazer.
Existe também a tática da grama. Ela consiste em esperar com seu time em uma grama que o jungle inimigo vai passar e mata-lo rapidamente. Isso pode ser bom, mas possivelmente vai perder bastante CS.

• Invasão Tardia. Isso costumava ser comum, hoje em dia é um pouco mais raro. Consiste wardar campos da jungle que sabe que o jungler inimigo vai passar. Quando ele estiver por lá, aparecer e mata-lo. É claro que se você for jungler e for sozinho pode se dar mal caso não mate rapidamente.

• O Gank de Teleporte. Esse é definitivamente o melhor. Tenha seu support pondo uma ward rosa nas gramas da lane, retire as wards inimigas, alguém com teleporte já utiliza-o na rosa logo quando a sua bot lane pega level 2, e recolhe as duas kills. Funciona bem melhor quando um dos 3 tem um CC forte.

• WTF. Este anda sendo bem raro, mas realmente já o fiz. Ele é o maior destruidor da moral do time. Simplesmente pegue o time e escolha suas skills baseadas em CC. Quando alguém descuidado entrar na grama simplesmente de seu insta-kill. Realmente você vai perder um pouco de cs, mas vale a pena contando que pode até mesmo levar uma torre nos três primeiros minutos. Se tiver campeão como Taric ou Ryze pode até mesmo utilizar somente 3 pessoas, o CC alto vai dar conta e deixar o Top e o Jungle ir tranquilos.

Se recuperando de um mau começo.

É ótimo quando seu time pega uma vantagem no início, mas e se for o seu time que vai e da o first blood?

• Fique calmo. Sim, é obvio, mas às vezes é fácil esquecer. Absolutamente NÃO aponte o dedo para os outros. Na verdade, nem ao menos mencione que seu time tenha feito algo errado. Eles sabem que erraram. Se vai dizer algo, que seja um plano para sair do problema que entraram.

• Analise a situação. Quem deu o FB e quem pegou? Foi um erro burro do feeder ou foi uma estratégia bem feita do adversário? SE for um erro burro, simplesmente peça para ele tomar cuidado, de forma tranquila e sem raiva. Se foi uma jogada bem orquestrada peça os companheiros darem atenção para a lane que ocorreu o problema, pode até ser que tenha um smurf na lane.

• Castigue o First Blood. Foi o Graves que pegou? Legal, mate-o duas vezes. Logo sua lane além de recuperar o gold perdido vai passar na frente. Tenha um jungle acampando ou um foque total no champion que pegou o FB, se ele não for parado vai levar a lane tranquilamente.

• Encontre o jogador forte e destrua-o. Pode ser que tenha um smurf levando o jogo e chamando as jogadas. Mas um homem não pode carregar quatro idiotas. Se você encontrar o jogador que está jogando realmente bem, simplesmente neutralize-o e é isso. A ideia é que quando alguém é smurf está esperando ganhar no low-elo. Se você vence-lo ele começará a ragear no chat e destruir toda a moral do time.

• Encontre a fraqueza e se aproveite. Se tem uma lane que está indo razoavelmente bem, ajude-o a ganhar a lane de vez.

Laning Phase e o Status

“Status” é um termo que atores usam frequentemente. Status é bem no começo quando atuamos, seja no palco ou na vida real.

Vamos dizer que, por exemplo, nos encontramos em uma cafeteria qualquer. Você vem até mim de uma forma extravagante e barulhenta, enquanto eu fico quieto e não chamo muito atenção já que sou um pouco introvertido. Eu fico agindo um pouco igual a você para começarmos a conversar. Agora você tem o Status. Você me conhece, mas eu não te conheço. MAS você acaba trazendo para a conversa meus guias psicológicos. De repente eu sou o expert e você quer aprender comigo. Eu estou no controle, eu tenho o Status. Você quer algo de mim. Então vamos dizer que você começa a notar que estou falando algumas besteiras. Você começa a me corrigir e de repente VOCÊ tem o Status sobre mim.
Eu me sinto envergonhado. Você se sente decepcionado. Eu quero seu reconhecimento, você só quer um café.

Notou que durante a vinheta um de nós sempre tinha Status sobre o outro? Esta pessoa é chamada de ator de “Alto Status”. A pessoa que está abaixo é a de “Baixo Status”. Como isso se aplica a LoL? De muitas formas.

Para iniciantes, em todas as lanes solo sempre haverá um ganhador e um perdedor. Sempre alguém que terá um Alto Status e um Baixo Status. Nestas lanes solo você deve lutar pelo seu Status, mas você também deve reconhecer quando for o jogador com Baixo Status. Vamos dizer que seu oponente conseguiu o First Blood, isso é intimidador, é assustador, e agora ele é mais forte que você. Ele tem Status. Então você deveria jogar safe, passivamente, tentando pegar o máximo de creeps que conseguir e deixá-lo dominar a lane? Absolutamente não! Você precisa achar algo para salvar sua lane, seja sozinho ou com ajuda. Se não conseguir sozinho então é aí que vem o jungler.

Então você pede para o jungler dar um gank. Quem tem Status? Você ou ele? Você precisa dele e ele não precisam de você ainda. Então como você vai pedir um gank? O jungler sabe que você morreu, que você é o jogador mais fraco e que você precisa dele. Ele tem status sobre você de toda maneira possível. Se você ficar pedindo demais ele vai te ignorar e ajudar as lanes que realmente valham alguma coisa. Se você precisa de um gank, pois está perdendo seja amigável: “Por favor, estou com problemas, pode me dar uma ajuda?”. Logo o jungler ganka e te da uma kill. Não se esqueça de agradecer.

A coisa com os Junglers é que eles sempre têm o maior status na laning phase. Ele não precisa de você; você precisa dele. Se ficar claro que ele não é um bom jungler, então o alto status vai para você, mas isso só enquanto você tentar ajudar ele a jogar melhor. Ele ainda tem o poder para virar um jogo perdido, mesmo necessitando de ajuda das lanes. Se você fica em rage com o jungler você já perdeu o jogo.

Status também aparece na bot-lane. É notável que AD-Carrys em filas Solo são bem egocêntricos. Eles querem as kills, os farms e proteção do time. É bem simples dizer que pelo fato deles necessitarem de tantas coisas eles são a posição com menor Status do time.
O problema é que você também precisa dele. Sem ele você NÃO TEM DANO. Com isso é a posição onde tem o maior número de imbecis. Não me levem a mal, existem MUITOS ADCs realmente bons por aí, que sabem o que fazem e são jogadores realmente sociáveis. Mas também existem muitos que acham que são eles que irão carregar o jogo e acham que vão chegar nisso sozinhos, eles não vão aceitar ajuda.

Próximo capítulo - Fila Solo - Mid game/Pós-laning phase.

Kyrioh

Junior Member

07-31-2013

Gostei muito desse tópico, li tudo e espero ansioso para o próximo capítulo, mesmo sabendo basicamente tudo, se aprofundar em cada detalhe é algo interessante e, podemos dizer, te faz pensar, como um jogo, pode envolver tantas coisas, enfim, espero o próximo capitulo em breve.

Dolly Citrus

Junior Member

08-01-2013

Devido ao limite de caracteres tive de fragmentar o post o que é algo que não gosto, deveria ter reservado dois posts abaixo do principal e não o fiz. Sinto muito.

Capitulo adicionado: Entrando na fila solo - Os quatro modos de interação e a seleção de campeões.
Próximo capítulo: Entrando na fila solo - Primeiros três minutos.

BuguLoL

Senior Member

08-02-2013

To esperando a continuação ^^